quarta-feira, 12 de junho de 2013

Vítimas do Silêncio - Janethe Fontes

(...) com os olhos inchados e mergulhados num vazio profundo e sem fim. De longe, pareciam folhas secas de outono, que, quando caem da árvore, ficam pelo chão, sem vida, aguardando que o vento as leve para longe. 


Não foi o que eu esperava, mas isso não quer dizer que foi ruim.

Título Original: Vítimas do Silêncio
Título Nacional: --
Subtítulo: --
Saga:--
Autor(a): Janethe Fontes
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 187
Sinopse:



Conheci esse livro no blog Livros eu quero ler sempre onde, inclusive, o ganhei num sorteio (Valeu, Irinia!) e pela sinopse e até mesmo pela resenha tive a impressão de que era um livro cheio de ação com uma mulher fazendo tudo por justiça (Ou vingança. O quanto de justo realmente pode haver nesses casos?) achei que fosse um livro a lá Sidney Sheldon. Não é, mas de forma alguma isso torna o livro ruim.

O livro, apesar do seu tema obscuro, tem uma pegada leve e gostosa. Vai nos mostrando a evolução da vida de Margarida (personagem principal). Apesar de na sua sinopse nos dizer que ela está em busca de justiça, não senti isso (exceto em alguns momentos específicos). Guida se sente indignada com o que lhe aconteceu e o fato disso acontecer e poder vir a acontecer aos outros? Sim. Mas ela não é uma mulher batalhando para impedir isso, para conseguir justiça para si ou outros, ela é uma mulher apenas tentando toca a vida, sobreviver. Superar.

― Justiça. ― Ela respondeu a primeira palavra que veio à sua mente. Mas, de repente, compreendeu a força e a importância que aquela palavra tinha em sua vida. Sim, aquele era um ideal que vinha acalentando em seu coração há algum tempo e que subitamente compreendera.

Pessoalmente, sempre que ouvia noticias de pessoas que são estupradas ou mesmo que apanham em casa (geralmente mulheres nos dois casos) eu sempre meio que achava-as ridículas, não no sentido, como Guida diz que muitos pensam, de que a pessoa provocou isso a si, não nesse sentido. Mas... simplesmente no sentido de eu não conseguir entender porque não falaram nada antes ou até mesmo depois. É, ou melhor, era algo que eu simplesmente não conseguia conceber. Nesse livro, com a Margarida não pensei assim, entendi seu impulso de se silenciar e apesar de ter ficado com raiva dela por isso (assim como ela mesma fica), me pareceu mais compreensível. O que acaba tornando ainda mais gritante o apelo que o livro faz para que as pessoas falem.

― (...) Mas não pode segurar o mundo inteiro sozinha. Precisa desabar com alguém. 

Gostei bastante da narrativa de Fontes, é simples, é direta, mas também é fluída e faz com que realmente nos importemos com os personagens. Só que nem tudo são flores, existem certos momentos que esse fato dela ser direta atrapalha um pouco, dando a impressão de faltar algo e acaba deixando uma ou outra coisa meio vaga especialmente por causa dos saltos temporais (Afinal, Marcos chegou a conhecer Fred?).

Gostei muito de diversos personagens, principalmente do William e queria que tivesse tido ainda mais dele no livro, ou ao menos um foco maior (ele é muito importante e não acho que tenha ficado "desfocado", mas queria ainda mais, entendem?!).

Precisou de pelo menos um dia inteiro trancada no quarto sozinha para chorar toda a sua dor e sair da depressão. Mas, à noite, ao sair do quarto para jantar, apesar da cabeça ainda doer como uma ferida aberta, a pressão angustiante no peito havia diminuído bem; a raiva e o sentimento de vingança já haviam prevalecido sobre o sofrimento. 

De qualquer forma, Vítimas do Silêncio é um livro muito gostoso de se ler, e que até me mudou um pouquinho, ele é bem pequeno com menos de duzentas páginas e o li em duas tacadas. E sem dúvida o recomendo para quem está atrás de uma leitura simples, direta, e ainda assim gostosa.

Nota 3/5
  • No livro todo encontrei um erro de português, então, muito bom!
  • Eu tenho a primeira edição do livro que é capa preta e fico muito feliz pois achei-a muito bonita mesmo, além disso roxo é minha cor favorita e o meio dele (entre a parte da frente e de trás) é dessa cor em vez de ser apenas preto e acho que é um toque bem legal.

Minha Edição (autografada ^^) (clique para aumentar):

6 comentários:

  1. ooi ooi,
    Primeira vez aqui no seu blog... e não sei como não descobri essa maravilha antes.
    Lindo demais aqui! In love!
    Seguindo já !

    Beijos!
    http://edaisouassimeponto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei sua resenha impecável, mas acredito que não leria o livro!!

    Acredito que não faz muito o meu gênero!

    Adriano Gutemberg
    GeraçãoLeitura.com (http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  3. Que resenha boa, me ensina !! rsrs
    To precisando aprender a fazer resenhas melhores, embora você não tenha gostado muito do livro, devo dizer, que só em bater os olhos na capa eu não gostei. Me lembrou muito a capa de filmes nacionais, que sua maioria eu não curto muito, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna!!! Tudo bem?

    Adorei sua resenha, mas ainda não me decidi em ler o livro. Até gosto do gênero, mas acho que neste caso vou ficar com raiva, e isso me incomoda. Haha

    Beijos!

    Sucesso sempre!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!! Tudo bem?

    Olha adorei sua resenha, gostei mesmo! Eu já li esse livro e achei ele muito bom... Narração leve e gostosa, mas com um tema muito importante!

    Beijos

    Participa das promo nos blogs tem O Grito Vermelho e tem o Presságio.

    Livros... Quero ler sempre

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha como sempre...simplesmente instigante.
    Tá, já sei, bem clichê esse tipo de elogio, mas as palavras às vezes nos fogem quando precisamos elogiar de forma eloquente...Enfim, gostei muito do que falou do livro, sua opinião sincera, o que disse que pensava antes de ler e sobre pessoas violentadas e como a leitura mudou sua maneira de pensar, isso é importante.
    Quando um livro nos muda significa que ele cumpriu o seu papel, e quero muito ler essa obra agora.
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka