quarta-feira, 5 de junho de 2013

Rick Riordan

Rick Riordan é um autor que sou completamente fã. Na minha estante o nome dele é o que mais se repete, e sem dúvida é um dos favoritos (entra no TOP 5 fácil - com ou sem ordem, rs)

Sobre o autor:

Richard Russell "Rick" Riordan, Jr. nasceu no Texas em 5 de junho de 1964 (49 anos HOJE!) em San Antonio onde ele mora com a esposa e dois filhos. Por anos foi professor de inglês e história em escolas públicas, de fato ele já creditou esses anos ensinando por sua habilidade em escrever para jovens.

Sua obra de maior sucesso (Percy Jackson e os Olimpianos) foi criada inicialmente a pedido de seu filho que, como Percy e vários outros personagens do livro, tem TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e dislexia e lhe pedia para contar contos de mitologia grega na hora de dormir (sendo que Riordan antigamente ensinava a matéria em uma escola).


Sobre a escrita:

Uma das coisas que a escrita de Riordan mais me impressiona e nunca canso de repetir é o quanto ele faz com tão pouco e isso é no geral. Suas batalhas são rápidas e bem descritas. E geralmente seus livros nos trazem prazos que parecem impossíveis.  "Três dias para salvar o mundo", e tanta coisa acontece e ele faz isso sem nos fazer sentir enganados, sem pressa, quase como se os dias de seus livros durassem mais do que vinte e quatro horas. Eu o respeito muito pelo controle que ele tem sobre o próprio tempo de suas criações.

Seus livros, a maioria voltado para o público infanto-juvenil, também trazem jovens heróis. Dos 12 aos dezessete anos. Apesar de que eu já ter achado em alguns momentos isso ruim, alguns personagens não condizerem tanto com sua idade em um ou outro momento especifico, ainda assim se mantém bem na linha do gênero, então não há muito o que reclamar,

Quanto a mim:

Eu conheci Riordan através de Percy Jackson, quando o filme estava para ser lançado. Curiosamente eu nem sabia que era livro e tampouco tinha vontade de ver o filme (de fato até hoje nunca vi por inteiro, apenas partes e após ter lido os livros), mas minha prima comentou que queria ver, minha mãe ouviu e no dia seguinte, no trabalho, uma de suas colegas que vendia livros através de revistas, tinha um livro com tal nome, minha mãe me ligou e eu, não recusando livros nunca, disse:"Ué, compra". E assim começou meu amor. Li o livro rapidamente e me apaixonei. Quis mais e mais.

Rick Riordan me conquistou por sua escrita deliciosa, pelo tema que eu sempre adorei (Age of Mythology por muito tempo foi meu jogo favorito apenas pelas histórias de mitologia que contava - não que ele em si seja ruim, pelo contrário, de fato é um ótimo jogo). PJ foi gostoso de ler, me lembrava Harry Potter, não num plágio como já tentaram acusar Riordan, mas apenas no mesmo gênero e uma qualidade quase igual. De fato, quando li PJ estava órfã depois de tantas relidas de HP e PJ me adotou, me prendendo como nenhuma saga fizera, excetuando-se HP.

E podem ter certeza, seja o que for que o "Tio Rick" lance, hoje eu com certeza pretendo comprar.

Alguns de seus livros:

Em Percy Jackson e os Olimpianos, acompanhamos Percy, um garoto cujo coisas estranhas costumam acontecer. Tem TDAH e dislexia e já foi expulso de vários colégios. Contudo ele acaba por descobrir que existe uma razão para tudo isso. Os deuses gregos existem e ele é filho de um deles, porém não filho de qualquer um, mas de Poseidon um dos três grandes (juntamente de Zeus e Hades), sua existência é um crime sendo que os três grandes haviam feito um trato para não terem mais filhos semideuses. E agora que o raio de Zeus foi roubado e as suspeitas recaem em Percy, ele começa uma missão com dois amigos para recuperar o raio e provar sua inocência, porém ele vem a descobrir que existe um motivo muito maior para o roubo dessa poderosa arma. Durante a saga, se vê enfrentando várias missões, que levam cada vez mais perto de um enorme perigo para o mundo.

Acho que nem preciso falar muito dessa saga sendo do que já falei da minha experiência. É uma saga que amo, que quero reler. Ela é engraçada, divertida, cheia de adrenalina. Qualquer coisa que posso dizer aqui, talvez seja me repetir.

Essa saga contém 5 livros da história, e mais dois complementares - Guia Definitivo e Os Arquivos de Semideus - até hoje não comprei O Guia Definitivo, mas pretendo corrigir isso o quanto antes.

Os livros são:

  • O Ladrão de Raios
  • O Mar de Monstros
  • A Maldição do Titã
  • A Batalha do Labirinto
  • O Último Olimpiano
  • Os Arquivos do Semideus - livro complementar
  • Guia Definitivo - livro complementar



As Crônicas dos Kane conta a história dos irmãos Carter e Sadie Kane. Ao terem sua mãe morta na infância, ele se separaram. Carter cresceu viajando pelo mundo com seu pai, um famoso egiptólogo. Enquanto Sadie foi criada pelos avós em Londres. Contudo, numa das visitas de Carter e seu pai a Sadie, algo estranho acontece durante a visita a um museu, um personagem misterioso desaparece com o pai dos garotos. E para salvá-lo, os irmãos, que são estranhos entre si, partem numa jornada, onde descobrem que ambos são magos, os deuses do  Egito Antigo são reais e que tudo está relacionado com uma ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, ordem secreta que existe desde a época dos faraós. Durante a saga, eles vêm a descobrir que um grande mal está prestes a despertar, para muitos eles são os culpados, e eles que devem impedir enquanto dão um pause de implicar um com o outro

Amo essa trilogia. Adoro a forma como é narrada, em primeira pessoa, ora com Carter e ora com Sadie que contam sua história para um gravador. É extremamente hilária, e o fato do gravador é um dos principais motivos (já que muitas vezes os irmãos fazem comentários implicantes um para o outro). Ainda assim, tem bastante adrenalina, e chega ser emocionante. Além disso, é bem bonito ver a amizade que nasce entre os irmãos Kane, no inicio estranhos que se invejam  mas isso certamente muda pouco a pouco e mais e mais em cada livro.

Como disse, é uma trilogia, logo, tem três livros (nãããão?!) além de um complementar (que eu também ainda não comprei, esses livros extras acabam comigo) chamado Guia de Sobrevivência.


  • A Pirâmide Vermelha
  • O Trono de Fogo
  • A Sombra da Serpente
  • Guia de Sobrevivência - livro complementar


Após o fim de Percy Jackson e os Olimpianos, começa uma nova história envolvendo aqueles que se tornaram nossos semideuses favoritos, além de novos personagens. Um mal muito pior do que já foi enfrentado antes está prestes a despertar e a única forma de impedir é deixando os semideuses do Acampamento Meio-Sangue descobrir um segredo: Existe outro acampamento onde eles veneram os deuses romanos, onde Zeus é Júpiter, Poseidon é Netuno, Hades é Plutão e assim por diante. Esses romanos também não tem conhecimento dos semideuses gregos e nas poucas vezes que eles se encontraram rolaram algumas das maiores guerras da história. Contudo, agora que os deuses estão perdendo seus poderes e um mal cada vez mais poderoso está prestes a acordar, a única forma de impedir é se esses antigos "inimigos" se juntarem.

Como fã de PJ, é óbvio que me vi dando pulinhos de felicidades ao ouvir falar dessa nova saga trazendo de volta Percy, Annabeth e cia. Afinal, acho que todos ficamos órfãs ao terminar uma saga e nada melhor do que uma nova para mudar isso, certo? E se essa nova saga já trás os personagens que te abandonaram, melhor ainda! Nesses livros nós temos uma narrativa em terceira pessoa, porém, como nas Crônicas de Kane, é intercalado entre um determinado número de personagens.

Ela por enquanto está no seu terceiro livro, sendo que o quarto será lançado em  outubro nos Estados Unidos (E segundo a Intríseca, o livro chegará aqui no Brasil no mesmo mês, tomara *-*). Além disso, ele também tem um livro complementar (que eu também ainda não comprei, mas ei, esse lançou recentemente!) chamado Os Diários do Semideus


  • O Herói Perdido
  • O Filho de Netuno
  • A Marca de Atena
  • A Casa de Hades (The House of Hades) - ainda não lançado
  • Os Diários do Semideus livro complementar


Ainda, Riordan tem outros livros, alguns fora do gênero infanto-juvenil, não os adicionei pois ainda não tive a oportunidade de lê-los e prefiro colocar aqui apenas os que li.

Então esse é um autor que super recomendo. Para quem gosta de mitologia, de infanto-juvenil, de aventura. Qualquer um deles, ou talvez nenhum. Qualquer uma dessas sagas são boas para começar e você provavelmente irá se apaixonar por elas (mas é claro, é recomendável deixar Os Heróis do Olimpo para depois de PJ e os Olimpianos, dá para entender legal, mas você acaba pegando spoiler da outra saga).

6 comentários:

  1. Não curto os livros dele, mas meu primo ama.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!!! Tudo bem?

    Eu gosto muito de Riordan também, não digo que seja meu preferido, mas gosto bastante! (:

    Hoje faz niver? Eita, que bacana! Parabéns pela ideia de publicá-lo em seu dia. ;)

    Beijos! Boas leituras!

    http://escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu morro de vontade de ler algo do Rick mas nunca li? :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, que legal!
    Parabéns pro Tio Rick né? Só li o primeiro Percy, mas não li os outros por pura falta de tempo, porque amei!
    Não sabia que a história tinha sido feita pro filho dele, muito lindo isso!

    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna!
    Esse post ficou muito bom. Parabéns!
    Eu tenho a coleção PJ e comprei os dois primeiros livros de Kane. Ainda não os li, mas estão bem na frente da minha listinha. Adorei!
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna! Que legal o post, não tinha visto uma foto do Rick, acredita? Tenho 10 livros dele, mas nunca abri pra olhar haha #me #bate
    Acho muito interessante a forma como ele cria os enredos e o pano de fundo das histórias dele. O fato da Intrinseca tentar trazer o livro no mesmo mes é muito bom, ponto pra editora :)
    Quando eu ler PJ eu posto uma opinião lá no blog :D
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka