sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Natal de Poirot - Agatha Christie

― Famílias que estiveram afastadas durante o ano todo reúnem-se mais uma vez. (...) haverá muita tensão. Pessoas que não se sentem cordiais fazem um grande esforço para aparentar cordialidade! Existe, no Natal, muita hipocrisia, hipocrisia louvável, hipocrisia gerada  pour le bom motif (...) mas, ainda assim, hipocrisia! 

Me senti enganada... só que não.

Título Original: Hercule Poirot's Christmas
Título: O Natal de Poirot
Subtítulo: --
Saga: -- Hercule Poirot
Autor(a): Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 223
Sinopse:




Uma coisa que aprendi há muito tempo e, ao terminar O Natal de Poirot só tive mais uma prova disso, é que jamais devo resenhar o livro no instante que o termino, tenho de pelo menos esperar algumas horas ou de preferência dormir entre o momento que acabo o livro e o momento que vou falar sobre ele.

Quem leu minha resenha da primeira experiência com Christie sabe que me decepcionei com ela, ainda que tenha ficada impressionada com o caso em si, considerei que tenha havido dois grandes problemas.
Em O Natal de Poirot ao menos um desses problemas é resolvido o que já melhora em muito o livro.

Em vez de uma enxurrada de personagens jogados para cima de nós em um curto espaço de tempo, aqui, apesar de também haver um quantidade considerável, eles nos são apresentados calmamente, em momentos diversos, nos permite conhecê-los, gostar e desgostar, tentar entender sua personalidade. E, assim, até mesmo considerar se ele fez ou não o crime.

― Numa conversa, as coisas surgem! Se um ser humano fala muito, é impossível evitar a realidade! (...) todos mentem. Às vezes é necessário. É importante separar as mentiras inócuas das mentiras vitais. 

Apesar de lacar de elementos que considero clássicos nesse tipo de livro, a adrenalina ao menos no final - de fato é irritante que, seu fim, como no livro anterior, tenha sido bastante parecido com Poirot explicando calmamente o que aconteceu por páginas e páginas, de uma forma meio monótona até, para que o(a) assassino(a) simplesmente dizer "É, foi isso mesmo" - esse caso me interessou muito mais, afinal há dois crimes distintos envolvidos - um roubo e o assassinato - e você tem de se perguntar: "Foi mesmo distinto? Ou tem relação? Se sim, qual? O assassinato foi consequência do roubo? O roubo foi um disfarce para o assassinato?"

Uma coisa engraçada, e novamente apenas se comprar com o livro que li antes, é que lá se faz grande alarde que Poirot dá duas soluções para o caso - o que de verdade, ele não faz, já que uma delas é descartada quase imediatamente pois não faz sentido, mas enfim - e nesse caso ele dá três que poderiam funcionar sem deixar nenhum furo, e não comentam sobre isso. É meio estranho.

― (...) As pessoas mais calmas e meigas são, em geral, capazes das mais súbitas e inesperadas violências. Por uma simples razão: quando perdem o controle, perdem-no completamente! 

De qualquer forma, quando o crime, o verdadeiro crime, enfim é revelado e pude fechar o livro, o fiz me sentindo enganada. Como poderia ter sido aquilo? Então tudo que falaram durante o livro, todas as supostas pistas que eu recebi para tentar desvendar foram apenas uma mentira?! O que me deixa super feliz da minha regrinha de não escrever a resenha logos após o término do livro.

Afinal, eu tinha marcado de me lembrar, quando fosse escrever essa resenha, de algo que me irritou o livro todo, algo que para mim demonstrava pouca criatividade da autora e que me irritou com uma sensação de repeteco por muitas vezes. Mas eu não falei disso aqui. Não, porque em retrospecto percebi que a autora estava me falando o tempo todo quem era o assassino até através disso. Que Poirot falou disso o livro todo, que todos os personagens falavam disso o livro todo. O tempo todo está ali quem cometeu o assassinato, as pistas estão ali. Eu não fui enganada. Apenas não me liguei rápido o suficiente e, talvez por causa da minha experiência anterior, fui nesse livro sem tanta vontade de descobrir o assassino, talvez eu apenas não tenha sido brilhante o suficiente para ver, não sei. O fato é que não me enganou, na verdade, em retrospecto, me surpreendeu com algo que, ao menos agora, parece claríssimo. E acho que essa é uma marca dos melhores livros do gênero.

― (...), há no homem toda espécie de instintos profundos que ele mesmo desconhece. O desejo de sangue, a necessidade de sacrifício!

E, ainda de estar longe de ser um dos favoritos, ainda por eu ter desejado um final mais emocionante e com maior adrenalina, ainda assim já consigo começar entender um pouquinho melhor o título de Rainha do Crime que Agatha Christie carrega.

Nota 4/5


12 comentários:

  1. Omg, parece interessante..

    http://girlswithstyles.blogspot.com.br/
    Sigo todas de volta :3

    ResponderExcluir
  2. Eu sou totalmente fã de Agatha <3 ainda pretendo ter a coleção de livros dela.
    Acho que o que faz dela uma autora famosa nesse tipo de livro é o final, que sempre surpreende o leitor e na hora ele acha que é meio louco mas que se for analisado com calma, desde do começo ela dava pistas sobre o final fazendo até com que a pessoa fique com raiva por não ter percebido isto antes xD.
    Gostei bastante da resenha e fiquei triste por você não ter gostado do Assassinato no Expresso Oriente :C

    maisquelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou doida pra ler algo da Agatha. Nunca tive oportunidade!

    Um beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna!
    Entendo seus tantos pontos de vista em relação ao livro rs
    Eu acho que essa enxurrada de personagens é coisa da Agatha mesmo, é bem pessoal. Infelizmente você se decepcionou um pouco. Eu só li um livro dela, e me senti surpreso com o final, muito bem bolado.
    Que venham outras leituras dela e que você possa apreciar mais hehe
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna,

    Adorei a tua resenha. Me deixou curioso para ler esse livro!! rs
    Eu tenho e nunca dei uma chance a ele, acredita?!

    Enfim.. Tentarei anexar numa lista de leitura futura!

    Bom final de semana.. Abraço

    Adriano Gutemberg
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (visita lá ;D)

    ResponderExcluir
  6. Eu sinceramente nunca li um livro dessa autora, mas dizem que é bom alguns dela. Eu gostei da sua resenha, porque você explicou muito bem cada ponto do livro.
    Mais eu nào me interessei muito não, pois eu acho que não é meu estilo de leitura.
    Enfim...

    Olha Bruninha, passando aqui para pedir e se vc quiser, passar em meu blog e pegar o banner novo do I LOVE MY BOOKS para substituir o antigo. Se quiser fique a vontade para pegar tá ?

    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amo a Agatha Christie! Já li esse livro, muito bom!

    Beijos,
    Tai.

    http://bloglivrosecha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Christie é uma dos autores clássicos que desejo ler em breve. Não é lá meu gênero favorito, mas é sempre bom expandir, né?

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bruna! :)
    Li Agatha quando era menor e lembro que gostava, comprei um box dela no submarino que contém esse livro e ainda não li por falta de oportunidade, mas gostei muito da sinceridade da sua resenha e fiquei curiosa com esse livro.
    Beijos!

    PS: Tem sorteio acontecendo no blog! Participe!
    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/2013/06/promocao-de-ferias-o-nao-percam.html

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro da Agatha
    por diversas vezes tive oportunidade de comprar esse livro livro
    mas nunca tive muita vontade, mas confesso que fiquei super curiosa
    vou ver se ainda o encontro por aqui.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é um encanto, eu gosto bastante dele e 'Cai o Pano' que também faz parte do box, é tipo, a junção das melhores partes dos dois (O Natal de Poirot e o Assassinato no Expresso Oriente). Realmente esse não é aquele livro com um final SUPER EMOCIONANTE, mas ele é um livro ótimo.
    Beijinhos
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruna, sou louco pela Agatha Christie, mas é sempre horrível nunca conseguir desvendar os mistérios dos livros dela, tmb seria horrível se eu acertasse, kkk, estou me contradizendo, né, haha, é que é tão bom ser surpreendido pela Rainha do Crime.

    Gostei da sua resenha, sei que é bem difícil resenhar este tipo de livro porque os spoilers parecem inevitáveis, haha, mas você conseguiu.

    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka