terça-feira, 18 de junho de 2013

Falando sobre Capas

Eis uma frase velhíssima. É uma frase global. "Nunca julgue um livro pela capa". Quem nunca ouviu isso? Seja de forma literal, seja posta numa metáfora. Mas eu não vou falar da metáfora que ela pode ser posta, vamos falar literalmente!

De uma forma geral, eu concordo com ela. Contudo, eu não vivo inteiramente sob ela. Aqui mesmo no blog eu não conto a capa ao dar a nota ao livro, mas também não fico sem falar dela, afinal uma boa capa num livro que enche os olhos, que faz com corramos para vê-lo melhor (seja online, seja numa livraria), é bem legal, né?!



Seja ela bonita e chamativa como as feitas pelo ilustrador John Rocco (sou meio que fã dele) que fez quase todos (senão todas) as capas dos livros das três sagas de Rick Riordan (Percy Jackson e os Olimpianos, Os Heróis do Olimpo e As Crônicas dos Kane), essas são algumas das capas mais belas para mim.
A saga Os Instrumentos Mortais também é daquelas que chama a atenção logo pelo seu brilho.



 Mas também tem aquelas capas que nem sempre chamam tanto o olho, mas são inteligentes. Nesse departamento tenho de bater palmas para as capas da saga Crepúsculo, qualquer problema que você possa ter com  a saga, você tem de admitir que as capas demostram muito bem a trama de cada livro, nas metáforas que elas representam.


É claro que há muito mais num livro que sua capa, mas não podemos mentir, beleza atraí e, é, o que importa é o conteúdo, mas isso não muda que o que vemos primeiro é o que está ali na cara. Sem dúvida há livros ruins por aí com uma bela capa, tem até uma frase que fala assim: "Não julgue um livro pela capa, o designer pode ser melhor que o escritor". Assim como há livros muito bons que mereciam uma capa melhor. Entretanto, é realmente excelente quando esses dois decidem trabalhar juntos.

Acho que é por isso que me irrita tanto livros com capas de filme (Ainda bem que Harry Potter não pegou essa fase), porque às vezes existem algumas artes muito boas que são substituídas por atores, por algo que já é capa - do filme. Numa jogada puramente comercial, o problema é que muitos fãs criam a imagem do seu herói, e com um ator na capa, cria uma estranheza. Admito que muitas vezes eu parabenizo a seleção de atores para certas adaptações (muitas vezes é até a única coisa que elogio) mas nem sempre é o caso e mesmo quando a seleção é boa, eu acho que não deviam misturar os dois. Mesmo um filme sendo baseado no livro, são duas coisas muito diferentes. É claro, que, nesse caso também há exceções - As Vantagens de Ser Invisível por exemplo, gosto de ambas as capas -, contudo já o  Eu Sou o Nº 4  eu não gosto daquele ator (acho ele meio velho para ser o Quatro) e infelizmente tenho com a capa do filme porque quando eu comprei ainda não haviam lançado com a capa original que, pessoalmente, acho muito bonita e não vou ter - não compro um livro que já tenho só por causa da capa exceto se for para algo muito especial. E além de ser uma capa que não gosto tanto, ainda fica diferente da do resto da saga.

Adoro um livro com uma bela capa. Gosto de ver suas versões - e apoio que as façam, mas não mexam nas de John  Rocco! rs - pelo mundo. Nesse quesito de um livro/filme, eu acho que, para ainda ter o apelo comercial que o filme gera, acho que todas as editoras deveriam imitar o que foi feito com Sangue Quente, onde em vez deles colocarem a capa do filme, eles colocaram um folheto em volta do livro, totalmente removível e ainda assim bem bonito. Apesar de eu crer que a editora Leya só fez isso por causa do nome ridículo que foi posto no filme aqui no Brasil, acho que é uma ideia que realmente deveriam aderir.



Então para quem diz "Nunca julgue um livro pela capa" eu digo "Bitch, please..."

Para mim, livros são mais do que um entretenimento, mais do que uma fonte de conhecimento e mudança. Livros também são ornamentos que embelezam um lugar. Algumas pessoas acham bonito pendurar pinturas nas paredes, eu prefiro ter estante cheias de livros. E para isso, nada melhor do que o livro ter uma boa capa - de preferência que tenha haver com ele e não num filme inspirado.

11 comentários:

  1. Oi Bruna!

    Passando aqui só para dizer que te indiquei para um selinho lá no blog.

    Beijos!

    http://escrev-arte.blogspot.com.br/2013/06/tag-7-selinho-viajando-na-leitura.html

    ResponderExcluir
  2. Realmente... Mas eu dou uma julgada às vezes. O livro tem que ter uma capa bonita para chamar atenção do leitor, claro que não vou me prender apenas a isso. É um conjunto.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  3. Concordo audhudhasudh
    To seguindo, se puder retribui?
    Beeijos
    http://girlswithstyles.blogspot.com.br/
    Sigo todas de volta <3

    ResponderExcluir
  4. hahaha kk percy jackson a capa e aescritas são boas

    estou seguindo se puder da uma passadinha la no meu cantinho
    dobatomaosaltoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna!
    Eu acabo julgando um livro pela capa, às vezes. E compro muito livro só pela capa também. Não tenho como resistir a uma bela capa.
    Você precisa conhecer, se ainda não conhece, as capas da trilogia "As Crônicas de Artur" do Bernard Cornwell, são lindas demais. :D
    Concordo com você em relação as capas que remetem aos filmes, geralmente não gosto de nenhuma. :/

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, palmas pra você! hehehehehe
    Ainda bem que Harry potter não pegou essa fase mesmo! Acho terrível. Eu preferia mais que as pessoas colocassem um marcador de páginas com a arte do filme dentro do livro... amo capas originais!

    Um beijo!
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  7. Capas... *-*
    A mais bonita das que citou é a de Cidade dos Ossos!
    Não costumo julgar livro pela capa, não muito, haha Meu livro favorito nem tem uma capa muito bonita. Mas é ótimo quando o livro, além de bem escrito, tem um boa arte externa.
    Bjs
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna, tudo bom?
    Confesso que julgo bastante pela capa, ele e a sinopse são as portas de entrada para meu interesse no livro e quando a capa é ruim eu sofro. Só se muita gente me jurar que a história é boa que eu vou lá e compro. Por isso tenho tido uns problemas em me interessar pelos novos livros da NC...
    Ainda bem que HP não pegou a fase de capas de filmes, porque uma das coisas mais lindas são as capas originais!
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE! Acho que essa promo você já está participando né?
    Tem uma lá com a Saga do Tigre e Heróis do Olimpo todinhos ( que também tem capas belíssimas)
    Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  9. Tá, capas atraem sim, mais no meu caso o que mais em atrai é o titulo.
    Não costumo julgar pela capa, pq hoje em dia a editoras fazem uma capa que não tem nada a ver com a história...E isso me irrita muito.
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  10. Pensamos igual sobre o assunto... \o/
    A alguns anos atrás eu até não me ligava muito na arte das capas, li o livro pela sinopse e indicações de amigos, mas hoje em dia as editoras estão nos "pegando" pelos olhos e caprichando nas capas, acho isso legal, muitas editoras estão arrasando, até porque isso também abre espaço para os desenhistas e artistas gráficos.
    Cada capa que é um show à parte, ficamos eufóricos e malucos com essas capas chamativas e cheias de detalhes e brilhos, eu sou bem perua qt a isso...rsrsrs
    Adorei o post.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de capas bonitas, claro que o conteúdo é o mais importante. Mas confesso que as capas chamam mais atenção, principalmente quando vou ler um livro e a capa começa a fazer sentido...Rsr
    Beijos
    http://curicultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka