segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Alerta da Natureza - Nora Roberts

"Seriam todos capazes de esconder tanto ódio, tanta feiura, por trás de rostos chocados e olhos assustados? Mas, naturalmente, um deles era o assassino. "
O que dizer desse livro? Que eu fiquei feliz por, entre os três que eu tinha para ler, tê-lo deixado por último? Sim. Que parece que todo bom autor tem de escrever pelo menos um livro decepcionante? Também. Que esse livro foi uma monotonia pura? Definitivamente.


Autor(a): Nora Roberts
Editora: Harlequin Books
Sinopse (Skoob): Em Alerta da natureza (1984) também é um exemplo clássico do suspense romântico. A história se desenvolve em torno da morte de um dos hóspedes de uma pousada nas montanhas. O corpo é descoberto pela fotógrafa Autumn Gallagher, que logo se dá conta de que todos na casa são suspeitos, incluindo Lucas McLean, por quem é perdidamente apaixonada.

É uma pena esse livro ter ido como foi. Eu tenho ele na coleção Perigo e ele começa na página 253. Para a sinopse acontecer (no caso o assassinato) leva 84 páginas, ou seja, apenas na 337 que pode-se dizer que a história começa, começa.
Até lá temos os vários personagens hospedados no hotel jogados para cima de nós tentando fazer a gente gostar ou não deles. Mas é tudo feito tão em cima do outro que eu comecei a ligar nome a pessoa mais ou menos quando houve o assassinato.

Quanto aos personagens em si, eu só consegui me afeiçoar a dois, um era óbvio que ia ser o assassino (pois era um que mais fortemente o livro tentava mostrar que não era) o outro foi muito pouco trabalhado e a história deles que rapidamente é contada (todos têm sua história rapidamente explicada para terem um "motivo" de assassinar) daria uma história muito melhor do que a principal.

Falando em principal, Autumn é quase interessante, mas muito molenga e sinceramente tem partes eu senti nojo dela especialmente quando está com o Lucas. Existe uma parte que ela basicamente diz que quer ser estuprada por ele. O_O Pois é...

Lucas por outro lado é um dos personagens mais indefinidos que já li. Tentam colocar ele como o mocinho e o vilão ao mesmo tempo e o resultado é grotesco. Não consegui nem gostar nem odiar ele, apenas me enojava seus momentos.

"― Sempre achei que somente os idiotas pensam que são sábios"

Por fim nós temos o assassinato em si. Como eu disse, ficou meio óbvio quem seria o assassino.  Então você pensa que as coisas vão se agitar! E temos mais monotonia. Fica naquela lenga lenga e nada. Só lá pelo fim que é dito o assassino, até aí tudo bem, o problema é como é contado. O assassino simplesmente chega até a Autumn e conta tudo para ela, seus motivos, como fez, quando. Simples assim num dos diálogos mais chatos que já li. Aí nesse ponto você começa a ter esperança de que vai tudo se resolver e aí... o livro pula mais de um dia e quando começa a falar tudo se resolveu. Absolutamente tudo convenientemente resolvido. Conveniente é uma boa palavra para esse livro também, uma vez que muitas coisas não são bem explicadas apenas convenientemente estão ali (como todos os personagens com motivo para o assassinato, eles explicam o porque dos oito estarem ali de uma forma tão ridiculamente mal feita e de forma tão especulativa, que na verdade só da para saber porque 3 deles estão).

Foi um livro ridículo, essa é a verdade. E a única coisa que me impede de dar nota zero é que, apesar disso, ou talvez por causa disso, foi uma leitura rápida  Seja porque você quer que ele acaba logo ou porque você quer ver a história do assassinato  você tenta ler mais rápido e no fim tudo que tem são respostas fáceis e um final muito utilizado pela Nora Roberts, o que estaria quase tudo bem se ele ao menos fizesse sentido nesse livro.

Uma última coisa que tenho para falar é que, o livro foi óbvio e acho que foi proposital pois antes do assassinato, estão todos num salão e começam a "brincar" sobre o que poderia acontecer com eles naquele hotel isolado sem eletricidade, e um deles fala "assassinato" e  o outro responde "muito obvio, não?" e o primeiro vai e diz "As vezes a vida é óbvia" e acho que esse é o ponto que o livro quer mostrar, problema? Sim, eu não leio para ir a vida real, eu já tenho uma, eu leio para fugir dela. Claro que num livro como esse eu quero realismo, mas esse realismo pode se estender bastante.

"― Você recebeu tudo um dia: meu amor, minha inocência, meu orgulho, depois, jogou tudo de volta no meu rosto. Não pode tê-los de volta. O primeiro morreu, a segunda acabou e o terceiro pertence a mim." 
Infelizmente Alerta da Natureza não é um bom livro
Nota: 1/5

4 comentários:

  1. Oi.
    Já li um livro da Nora Roberts, mas foi a tanto tempo que nem me recordo mais da história rs.
    Gostei da resenha, mas pena que ele não te agradou. Tem alguns livros que não agradam mesmo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem ?
    Eu vi que você deixou um recadinho no meu skoob pra vim visitar seu cantinho e vim conferir. Gostei muito do seu blog, principalmente pela aparência Clean. Digo isso, porque já tive 3 blogs e gosto bastante de admirar blogs de outras pessoas. Tá de parabens...Quando tiver postagens novas vc me avisa que venho correndo conferir viu ? =] bjoss

    Silvana Sartori - Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do blog. Esse visual nao sei se é permanente, tenho umas ideias de mudança, mas apesar de conhecer nao sou muito paciente com webdesign hehe. Mas mesmo que mude ainda vai ser, como vc disse, Clean. Gosto de blogs assim, onde o foco maior ta no que ta escrito ^^

      Té mais...

      Excluir
  3. Poxa, adoro a Nora, que triste saber que esse livro dela não é tão bom. Realmente, a Nora tem uns livros ótimos e outros mais ou menos. Agora, cá entre nós, porque será que a autora sempre põe o sobrenome dos personagens com Mc alguma coisa? hahaha. Estava reparando, sei lá. Sou meio suspeita pra falar da Nora, até porque eu até gosto de livros clichês. Mas enfim, nunca li esse livro dela, mas talvez eu leia. Ah, adorei a sinceridade na resenha Bruna! hahaha.
    Beijos,
    Renata.

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka