sábado, 23 de fevereiro de 2013

Abandonei: Os Trabalhadores do Mar - Victor Hugo



"A solidão faz homens de talento ou idiotas. (...) no limite que separa o sonhador do pensador. O pensador impõe, o sonhador obedece. A solidão domina os ânimos símplices, complica-os, enche-os de horror (...) A sombra (...) compunha-se, em partes quase iguais, de dois elementos, obscuros ambos, mas diferentes; dentro dele, a ignorância, enfermidade; fora dele, o mistério, imensidade." 

Eu já comentei aqui algumas vezes que meu livro favorito é Os Miseráveis de Victor Hugo, e acho que já comentei também que eu não tenho esse livro. Eu perdi ele quando me mudei para essa casa que vivo agora (cerca de 4 anos atrás). Mas um ponto interessante é que eu nunca li  a versão completa, e sim uma espécie de resumo para atrair os jovens. Por que estou falando disso? Porque acho que é o motivo da minha desistência desse livro do mesmo autor.



Autor(a): Victor Hugo
Editora: Martin Claret
Nº de Páginas: 440
Lido até: 138
Sinopse:


Eu comprei Os Trabalhadores do Mar  cerda de um ou dois anos atrás, comprei ele pois a versão  integral d'Os Miseráveis estava em falta, então quis por um do mesmo autor. Tentei ler e falhei. Na época estava com vários livros para ler e, como esse não me prendeu, fui para outros com a promessa de voltar. E semana passada eu voltei.

Eu tenho uma regra que quebrei poucas vezes, ler um livro até a página 60 antes de abandonar nesse eu fui até a 138.

O livro mostrou pontos interessantes e que realmente me fizeram pensar. Ele critica, muitas vezes zombeteiro,  várias coisas. Coisas opostas. Ciência e religião, ambas criticadas logicamente no mesmo paragrafo.

Mas ele tende a divagar. Algumas divagações são realmente interessantes, contudo lhe tira do rumo da narrativa, tornando-a cansativa.
Em certas partes, porém, tal coisa nem faz sentido (existe uma parte, por exemplo, que quase por duas páginas ele fica explicando a diferença de pronuncia dos marinheiros. Detalhe que, por conta disso, a página é toda escrita em francês).
Esse tipo de coisa torna complicado lembrar dos pontos verdadeiramente importantes e não uma, mas muitas vezes o autor tem de nos lembrar coisas já ditas.

"A insolência no perigo reúne os retardados e impele-os para frente."

Outro ponto negativo e que atrapalha na narrativa é que muitas coisas estão em francês e em português. (Tipo uma casa escrita em francês e entre parenteses explicando em português que aquela palavra significa "casa". Na grande maioria é bastante desnecessário ter o original). Isso foi um problema feio da tradução (de Machado de Assis, provando que ter um bom nome não significa ser bom tradutor).

É um livro muito interessante, mas a história em si demora muito por causa das divagações. E eu só o recomendo para quem é muito paciente. Tentarei ler ele de novo em alguns anos porque, eu acho que meu maior problema, é que meu cérebro de dezesseis anos simplesmente não está pronto para uma literatura desse tipo e, por enquanto, nesse caso eu devo ficar com as versões resumidas =/

"O corpo humano é talvez uma simples aparência, escondendo nossa realidade, e condensando-se sobre nossa luz ou sobre a nossa sombra. A realidade é a alma. (...) o rosto é uma máscara. O verdadeiro homem é o que está debaixo do homem. (...) O erro comum é ver no ente exterior um ente real."

5 comentários:

  1. Olha minha Linda, tem livros que realmente são complicados de ler mesmo. Eu que tenho 28 anos e sou velha pra karamba (risos) as vezes me deparo com leituras que não consigo entender de jeito nenhum. Acontece mesmo.
    Mais eu simplesmente acho que não teria paciência de ler esse livro, porque eu sou super impaciente, principalmente depois que li o Livro O Mundo de Sofia, quero distância de livros com linguagens tão cansativas. Mais enfim...

    Olha, depois se vc puder, dá uma passadinha em meu blog que tem um POST que eu estou pedindo muito para os LEITORES opinarem e ficaria muito grata pela sua presença. Ficarei aguardando ok ? beijinhos e se cuida Linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ahhh esqueci de falar...depois não deixa de responder a tag minha Linda. bjos

    ResponderExcluir
  3. Bruna, queria te agradecer por ter passado aqui mais uma vez em meu blog para dar sua opinião, porque pra mim decidir qual irei ler é muito dificil. Amo todos os livros que tenho, mais as vezes preciso de uma ajudinha pra poder dar inicio as novas leituras e os leitores estão sendo maravilhosos comigo me ajudando como você. OBRIGADA por tudo amiga. Se cuida e tenha um Bom Final de Semana.

    ResponderExcluir
  4. É a minha primeira vez aqui no blog, parabéns seu cantinho é muito bom.
    apesar de ser um abandono você escreveu muito bem e ressaltou os pontos que te fizeram desistir da leitura. o blog está de parabéns! :)

    Beijos
    Rian Bicalho - euelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho bastante vontade de ler este livro mas sempre acabo adiando. Gosto muito da ilustração da capa e vou dar uma chance, quem sabe ao contrario de você eu não acabo gostando! Gostei da sua sinceridade, parabéns!

    Abraços,

    Alisson
    Contando Livros

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka