quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Refletindo a Frase (#26)

Ela está de volta! Com novo nome! Sem data especifica! Mas de volta! Frase da Semana!!

Refletindo é a continuação da antiga Frase da Semana, onde pego uma frase e falo, de forma mais curta possível, o que ela me faz pensar.

A frase é do incrível livro O Temor do Sábio de Patrick Rothfuss.

As mentiras são mais simples e, na maioria das vezes, fazem mais sentido.


Eis algo que acho, simultaneamente, absurdamente triste e verdadeiro. E como explicar? Talvez contando uma mentira? rs

Todo mundo mente, e não ajuda que essa palavra ainda crie incertezas sobre o que abrange. Se eu sei de algo que te afeta e não lhe conto, menti? Se lhe conto algo com toda a certeza, e depois descubro que não é verdade, eu menti? E o oposto? Eu te contar algo que é verdade, mas eu acho que é mentira, eu menti?

E a mentira é algo que vem muito fácil para todos nós, eis uma comum: Alguém chega e te pergunta: "O que você tá fazendo?" e você responde: "Nada". É mentira, você deveria estar fazendo algo, mas talvez fosse algo que não te interessa tanto e pode parar, ou algo que você quer manter apenas para si, ou ainda algo que você sabe não ser do interesse da pessoa e de nada serviria falar. Por praticidade, você mentiu. É mais simples.

Não sou uma dessas pessoas (um tanto hipócritas, em maioria) que diz que sempre se deve dizer a verdade. Mentiras ajudam, protegem, são práticas. Entretanto, como tudo, há um limite. Só acho triste quando esse limite está em não dizer a verdade por ela ser tão inacreditável, ainda que verdadeira.

3 comentários:

  1. O que falar sobre?
    A frase em si diz tudo Bruna.Que escolha fabulosa de frase, mais uma vez fiquei morta de vontade de ler o livro.

    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Ótima frase, adoro refletir também!
    Curti muito o seu blog, abraço!
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna, tudo bom?
    Adorei a frase, e mais ainda porque é de um livro que eu tenho, ainda não li, mas está na lista.
    Sobre a mentira eu acho que todo mundo mente, e às vezes a mentira é importante para defender alguém que amamos ou para proteger a si mesmo.
    Existe uma frase muito famosa que diz? "A mentira é a verdade que esqueceu de acontecer"... O_o

    Abraços.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka