sábado, 15 de fevereiro de 2014

Quem é você, Alasca? - John Green


“Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a afrente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.” 

Por que John Green é tão superestimado?! ( já vou me defender qualquer ataque dos fãs de Green e dizer: Gostei de A Culpa é das Estrelas, apesar de não ser nem metade do que dizem por aí, é um livro superestimado assim como Alasca)

Título Original: Looking for Alaska
Título Nacional: Quem é Você, Alasca?
Subtítulo: O primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras
Saga:--
Autor(a): John Green (para mais do autor clique aqui)
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 229
Lido até: Concluído
BookTrailer:

Sinopse 

Quem é você, Alasca? conta a história de Miles, vulgo Gordo, um adolescente obcecado por últimas palavras, que não tem amigos e que sente sozinho. A história começa quando ele decide ir para um colégio interno em busca de uma nova vida, a procura de algo que o mude. Nesse colégio ele conhece o Coronel, seu primeiro amigo e a garota mais fantástica que já viu: Alasca.
O livro é em primeira pessoa e é dividido em duas partes: Antes e Depois. (de um fato spoiler que não contarei).

(...) se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão.

Nada no livro conseguiu realmente me prendeu. Nada. Talvez por causa do maior fator que é: Eu não gostei do trio principal. Alasca, que garota chata! Pretensiosa! Arg. O Coronel, metido, nojentinho. E Miles, arg, Miles um mosca morta, garoto patético sem opinião. Como disse, o livro tem um Antes e Depois e essa capa preta além de vir escrito 'As Últimas Palavras', quando eu o peguei na mão, meu primeiro pensamento foi:"Alguém morre nessa bagaça", e conforme eu lia eu me vi torcendo para que fosse o trio completo. Pode parecer duro, mas, mesmo uma história ruim, se há personagens legais, fica divertido. Mas uma história boa, com personagens ruins, não se salva. Que dirá desse livro que teve tanto personagem quanto história ruins?

A história é tão boba, em ambas as partes. Ainda assim, ironicamente a parte Antes foi até melhorzinha que a Depois.  Porque em Depois os personagens continuam um saco, porém ainda mais. Antes ainda foi possível rir aqui e acolá.

Se pararmos de desejar que as coisas perdurem, não iremos sofrer quando elas desmoronarem. 

Não há muito mais a dizer, simplesmente não foi um livro que me conquistou em nada, e o simples fato de eu ter finalizado foi algo que me surpreendeu muito porque eu pensei várias vezes em desistir, apenas não o fiz por uma grande curiosidade do que seria o Depois e então o pequeno número de páginas, ainda assim, o fato de ter me feito persistir não melhora meus sentimentos quanto ao livro e realmente não sou capaz de ver o que falam por aí. O que é uma pena pois eu estava certa de que iria gostar muito.


Nota 1/5
  • Não achei muitos erros.
  • Gosto da capa, apesar de eu ter meus problemas com capas pretas, essa é bem legalzinha exceto a parte de trás, onde está a sinopse. Que fonte é essa? Mal dá pra ler, horrível.

4 comentários:

  1. Primeiro lugar na lista dos mais vendidos? Para tudo!
    Sério... Eu sempre tinha uma concepção diferente das pessoas quanto ao John Green. A culpa é das estrelas foi um livro morno, pra mim. Não foi aquela coca-cola que muitos dizem ser modinha.
    Sua resenha foi FANTÁSTICA. Super sincera e você disse tudo o que eu pensava sobre o livro (mesmo sem lê-lo, de verdade). Achei a sinopse morta, os personagens babacas e eu não perderia meu dinheiro comprando esse livro.
    A mesma coisa é daquele O Theorema de Katherine. Nunca li, mas tenho a mesma ideia desse livro.
    Só achei um errinho de digitação na resenha, tá escrito assim, ó: "Nada no livro conseguiu realmente me prendeu". Não é nada demais, é só pra avisar mesmo.
    Como tem gente que gosta que avisa, to avisando. Geralmente não faço isso. Porém, quando gosto do blog e confio no blogueiro, acho uma boa deixar avisado :D
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  2. Desse autor eu apenas li um livro, porém não curti muito e não pretendo dar segundas chances a ele. Apesar de achar a sinopse do livro até bacana e ter uma certa curiosidade não tenho planos de comprar o livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Posso rir? Não de você, juro, mas ri muito do seu jeitinho de se expressar ao fazer essa resenha. AMEI!
    Olha só, muitas pessoas andam "amando" esse livro por causo do autor, estão pegando o bonde no mega sucesso do A culpa é das estrelas" e lendo já com vontade de amar esse também. A um tempo atrás li uma resenha desse livro num blog bem conceituado e a menina lá teve a mesma opinião que você, acreditei nela e não comprei o livro, e agora lendo sua opinião dou graças de não ter comprado.
    ótima resenha Bruna.

    Beijinhos

    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/02/resenha-enfeiticadas-jessica-spotswood.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, tudo bem?

    O livro em si não é espetacular, eu particularmente daria no máximo três estrelas para o mesmo, por muitas vezes na segunda parte do livro eu acabei ficando muito insatisfeita com a “enrolação” para o desfecho final. Porém é aquele tipo de livro para lermos em um dia livre sem compromisso algum, é uma leitura razoável. O livro é bom levando em consideração ser o primeiro livro que o John Green, autor, escreveu. O universo do livro foi baseado em uma realidade comum entre jovens americanos, e além disso acaba nos passando valores positivos em relação aos amigos e a família e nos faz repensar sobre atitudes dos jovens que analisadas de fora parecem ser ridículas.

    Acontece que a maioria das pessoas gostam de comparar a criação de cada autor utilizando de uma autopercepção baseada em comparações em relação a outros livros do mesmo gênero dados como favoritos por quem avalia. Porém não temos que analisar com base nisso e sim baseando-se na obra em si, e o que de fato pode oferecer para a sociedade.

    Sua resenha poderia ter sido menos interpessoal. Não se pode esperar que os personagens façam algo ou sejam do jeito que você espera, não há nenhum super herói no livro ou até mesmo alguém perfeito e isso está claro na sinopse, por isso os persagens possuem muitos defeitos e não foram feitos para serem amados por todos, até porque isso não existe no mundo real. E para finalizar deixarei minha opinião geral sobre sua resenha o que pode ser uma crítica, porém acredito que você deixou o "espaço aberto" para isso. Acabei inventando um adjetivo para o seu modo de resenhar (lê-se criticar ou alfinetar), você foi muito Saramagista.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka