terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A Menina que Semeava - Lou Aronica


― Até nós sabermos de tudo, milagres ainda são possíveis. 

Querendo que o livro se divida em dois...

Título Original: Blue
Título Nacional: A Menina Que Semeava
Subtítulo: É preciso noite para surgir o dia.
Saga:--
Autor(a): Lou Aronica
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Lido até: Concluído
BookTrailer:

Sinopse 

A Menina que Semeava conta a história de Chris e Becky, pai e filha e Miea uma rainha. Quando Becky era pequena, ela teve câncer, por não conseguir dormir a noite, seu pai inventou com ela um mundo de fantasia chamado de Tamarisk, onde eles criavam histórias sobre a princesa Miea. Mesmo após a menina vencer a doença, eles continuaram fazendo isso até que, quando Becky tem dez anos, Chris se separa da mãe de Becky, Polly. Tornando assim distante a relação entre pai e filha e aos poucos a história de Tamarisk é parada. Quatro anos após isso, a história de Tamarisk continuou sozinha e Miea é agora rainha porém seu reino começa a se destruir e Becky descobre que é capaz de viajar para lá e tentar descobrir o que está havendo com sua terra de fantasias.

Eu poderia falar mais do livro, mas acho que assim tá bom, porque existem certas nuances no livro que leva um tempinho para se ajustar, e só lendo se dá para fazer bem. E também porque tenho medo de sem querer entregar algo para vocês que, com muita relutância, chamo de "spoiler" (com muitas aspas). Porque foi algo que os personagens demoraram séculos a descobrir e para mim foi óbvio já nas primeiras páginas.

Não teve nenhum personagem que eu realmente gostei, mas teve aqueles que eu realmente detestei e uma em especial se sobressaiu: Polly. Que mulher chata! Polly é insuportável, aquele tipo de pessoa que se acha sempre certa e que é  a exceção para todas as regras.

A história em si é bem interessante, mas honestamente eu preferia que fossem dois livros sem relação um com outro. Que houvesse um livro sobre Tamarisk e sua crise sem nenhuma relação com a Terra e outro livro de drama sobre Chris e sua filha sem relação a Tamarisk. Acho que teria dois livros mais divertidos e emocionantes.

Mais uma vez ela sentiu seu coração se despedaçar por razões demais para se enumerar. 

Uma coisa que nunca ficou muito claro para mim é quem é Gage, esse personagem que só aparece de quando em quando. Ele é deus? Ou talvez a história de Chris e Becky é parte de um mundo que ele criou assim como Miea é um personagem de Becky? Nada do que tô falando aqui é spoiler, porque jamais fica claro, é apenas teorias minhas.

O seu fim não me agradou, as últimas páginas foram lentas e chatas, houve ali uma certa enrolação que me estressou. O livro em si não foi de enrolar tanto (com exceção da coisa óbvia que falei no início), mas esse fim foi longo demais. Ainda assim, acho que gostei de como as coisas desenrolaram, mas eu preferia que tivesse tido um final bem diferente.

Por fim, não é um livro top, mas tampouco é ruim, na verdade é bem legalzin. Leva um tempinho para se acostumar com ele e, ao fim, me deu uma sensação de muitos significados possíveis e que irá diferir de pessoa para pessoa e por causa disso, acho que vale a pena sim lê-lo (de fato, depois vi que o autor comenta isso em sua nota final).

Nota 3/5
  • Letras faltando ou trocadas, travessões em momentos sem sentido. Alguns erros que poderiam ter sido facilmente evitados. 
  • Gosto da capa, acho-a bonita e a parte do lado dela é maravilhosa na estante.

7 comentários:

  1. Oi, Bruna.
    Fazia um bom tempo que não vinha aqui, gostei de sua resenha, "A menina que semeava" me pareci um livro ótimo, gostei de sua resenha, mas para ser sincero esperava que iria ser mais positiva, enfim, vou repensar se realmente é um livro para eu ter tanta vontade de ler assim mesmo.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, já perdi a conta de quantas resenhas eu li do livro, e sinceramente... Quero muito ler!
    Adorei sua resenha em especial, um beijo!
    aaaah, não poderia deixar de comentar sobre capa: é muito muito linda!

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei DEMAIS desse livro, uma coisa que me irritou no começo foi a história detalhada de Tamarisk, os reis a rainha aquela rescura toda, não gosto disso. O drama de Becky eu chorei horrores, o final me agradou e a única parte massante foi mesmo a crise em Tamarisk, não mereciam vários capítulos seguidos pelo menos por mim poderia se falar só superficialmente do reino.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca tive muito interesse em ler este livro, apesar de achar a capa absolutamente linda e a história ter uma premissa bem bacana.
    Inclusive no momento não estou querendo dar chances a leituras que sei que serão medianas, quero obras boas!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna,
    Cara a capa me chamou muita atenção ,mas lendo sua resenha eu já dei uma desanimada e tem tantos livros bons no mercado.. acho que esse não entrará na minha lista
    beijinhos !!

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da resenha, principalmente por causa da sua sinceridade. Eu não sei se leria o livro, a premissa não me agradou muito e suas críticas me fizeram desanimar um pouco mais.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  7. Quando li esse livro estava numa fase excelente para esse tipo de literatura, então acho que por isso gostei tanto e ele me prendeu. Talvez fosse hoje eu teria uma opinião mais fechada, se bem que, no fim das contas ele cumpriu seu papel, pelo menos pra mim. No fim eu concordo com você, achei lento e poderia ser bem mais animador.
    Beijos
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka