quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Abandonei: Entrevista com o Vampiro - Anne Rice


Como se fosse o nosso próprio direito de nascer, do qual não conseguimos captar o sentido até chegarmos à meia-idade, quando temos pela frente o mesmo número de anos pelo qual já passamos e que já ficaram trás. Quando cada momento deveria ser o primeiro vivido e assim apreciado. 

Título Original: Interview with the Vampire
Título Nacional: Entrevista com o Vampiro
Subtítulo:--
Saga: (Série) As Crônicas Vampirescas
Resenhas Anteriores da Saga:
Autor(a): Anne Rice
Resenhas Anteriores do Autor: --
Editora: Rocco
Páginas: 336
Lido até: 72

Entrevista com o Vampiro conta a história do vampiro Louis quando ele decide contar sua história para um jovem repórter, contando um pouco de sua vida mortal e o começo e a continuação da imortal.

Vou começar falando que eu amo esse filme, sério, é um filme que quando penso não lembro de nenhuma ressalva negativa, roteiro, elenco, tudo para mim foi ótimo. Então desde que eu descobri que era livro (anos atrás) fiquei doida para ler. Finalmente decidi começar e uma coisa inédita aconteceu, pela primeira vez um filme adaptado que eu gostava veio de um livro que definitivamente não gostei.

O maior problema não foi a história em si (até porque, apesar de no pouco que li eu ter visto algumas mudanças, sendo que apenas uma realmente me irritou, mas volto nisso depois, de resto tava bem similar) mas uma sucessão de coisinhas irritantes que poderiam ter sido relevadas se não fossem tantas. Em alguns exemplos: O livro não tem capítulos, ele é dividido por partes, mas até onde li eu estava na primeira, e da página inicial até onde desisti, houve apenas uma pausa no livro. Só que eu não li direto, ou seja, quando eu voltava pro livo, levava um bom tempo para eu descobrir onde parei (e se tivesse um spoilerzinho por ali, acabava pegando). Parágrafos longos também tornou cansativo a leitura.

― (...) O mal é sempre possível. E a bondade é eternamente difícil. 

Porém, a pior parte em si, é a narrativa. A forma que Rice escolheu contar a história... Já li muitos livros em que o personagem principal no presente conta uma história no passado. Mas aqui eu achei que foi feito pobremente, porque não há uma separação, o primeira e terceira pessoa se mistura, há muitos travessões tornando em certas partes quase impossível saber se ele está falando por exemplo com o garoto a sua frente no presente, ou algo que ele falou no passado para um terceiro. É confuso. E apesar dessa forma de contar implementar um certo realismo, dando a impressão de que ele de fato está contando sua história a alguém, também torna chato e difícil de seguir.

Por fim, o talvez pior fator ali é até meio injusto eu citar, mas como provavelmente foi o maior fator para que eu desistisse, eu tenho de falar: Lestat. Eu sou apaixonada pelo Lestat feito por Tom Cruise, de fato eu queria ler antes o livro O Vampiro Lestat, só li esse primeiro porque era o que eu tinha na Bienal, mas aqui, o Lestat que eu li aqui... Que personagem detestável. Burro, sem graça, forçado. Tudo aquilo que me fazia babar nele, não encontrei nesse livro.

Devo dizer, esse livro realmente me decepcionou, com o nome de Rice, sendo a origem de um filme que eu amo, mesmo com todo controle de expectativa do mundo eu não poderia esperar ser um livro que eu nem sequer pude terminar.

  • Vi poucos ou nenhum erro no livro. Bom trabalho, Rocco.
  • Gosto bastante da capa, apesar de eu não ser muito fã quando o nome do autor fica maior do que do livro, acho que aqui ficou legal. O nome da saga também é bem discreto, mas fica muito bonito e a foto de fundo é show. Capas pretas eu tenho uma relação de amor e ódio, mas gosto bastante no saldo geral.

4 comentários:

  1. Poxa, que pena que tu abandonou, agora que li teus comentário tem realmente muiiitas coisas chatas, mas que eu acabei ignorando na empolgação da leitura. Li há um tempo já, mas gostei bastante, assim como amo o filme :3

    ;*
    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa uma pena você ter se decepcionado :/ eu amo o filme também, e sempre quis ler o livro porque falam super bem da autora. Ainda quero ler, mas agora pelo menos minhas expectativas estão controladas.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna,
    Saudade de passar por seu blog!

    Nem conhecia esse livro e nem fiquei interessado! Pelo que você mencionou, eu iria odiar!! rs

    Beijos
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (Passa lá :)

    ResponderExcluir
  4. Entrevista com vampiros foi o primeiro filme que assisti no cinema sozinha, não que não tenha ido ao cinema sozinha antes, mas entenda. Aqui na mina cidade não tinha salas de exibição qd o lançaram, antes tinha mas fecharam. Então eu fui escondida pra BH de ônibus e o assisti, foi mágico, pois alem do meu amor pelos vampiros eu estava numa aventura meio louca.
    Enfim...
    Quanto ao livro eu preciso conversar com você em particular, Anne Rice as vezes deixa os leitores insatisfeitos pela sua forma de escrever, mas ela é perfeita, não vou falar mais senão vou ficar chata, sou fan demais dela...rsrsrsrrs
    Beijão Bruna.
    Dica, daqui um ano volte a lê-lo, mas com calma. Deguste.
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka