segunda-feira, 20 de maio de 2013

O que é ser fã para você?

Lá nos meus primórdios de viciação da internet, quando meu primeiro blog com textos próprios nasceu (segundo no geral, tendo tido um antes de comédia), eu costumava fazer uma coluna que o povo realmente parecia gostar chamada Versus, onde eu colocava duas coisas que as pessoas consumassem confundir, explicava o que elas eram e suas diferenças. E um deles foi meu favorito e ainda se mantêm em minha cabeça (apesar de não ter sido o mais comentado), que foi o Fã VERSUS Fanático, e eu estava relendo esse texto aqui no meu PC, e apesar de no saldo geral minha opinião permanecer a mesma, ela mudou um pouco.

Então decidi fazer esse post, dizendo o que é, para mim, ser fã de algo.


Não importa o que seja, para mim ser fã não é jamais ver algo como perfeito. Nos acostumamos a dizer: "ah aquele livro/filme/série foi perfeito". E, apesar de eu achar a perfeição um assunto interessantíssimo a ponto de eu pensar em criar um post apenas para falar sobre esse quesito tão complicado, acredito que as coisas podem ser perfeitas e, ainda assim não serem. A saga Harry Potter para mim é perfeita, mas jamais chegarei ao ponto de dizer que não há erros.

No meu antigo texto, eu falava que era aí que residia a diferença entre um fã e um fanático, pois o fanático vê o que ama, e vê sem falhas, imaculado. Enquanto o fã é capaz de ver os erros, o que vai contra aquilo que ama, que precisa de mais do algo simplesmente estar relacionado àquilo que ama, para que ele ame.

Me lembro da série Eu, a Patroa e as Crianças (My Wife and Kids) em que num episódio havia a seguinte frase: "Eu posso aceitar isso e meu coração continua aberto". Acredito piamente que todo fã segue essa máxima, aceita os erros, os defeitos, e, é claro, até os ama. Contudo jamais é cego a eles.

Um fã é capaz de aceitar críticas, e sabe admitir que outros tem razão quanto a um defeito do que ele gosta. Vamos pôr como exemplo a saga Crepúsculo. Sou a primeira a admitir que ela é bem ridícula. Se vierem me dizer que a Bella é um dos personagens mais sem graça e irritantes que existem? Apoiado. Que totalmente ridicularizou os vampiros? Verdade. Que teve o final mais estressantemente decepcionante de qualquer coisa já vista antes? Não poderia concordar mais!
Ainda assim, não sinto a menor vergonha em tê-la em minha estante. Em dizer que a li duas vezes. E que considero Stephenie Meyer uma excelente escritora (porém sem uma excelente história).

Muita gente já me disse que não sou fã de muitas coisas que me considero. Sempre recebo olhares exasperados quando falo que não gosto dos filmes de Harry Potter, esses dias mesmos um colega de escola se assustou quando eu disse que não vi Jogos Vorazes nem pretendo ver Em Chamas. Já me fizeram diversas vezes a pergunta:"Ué, mas você não diz que é fã?" Sim, sou. Por isso mesmo posso dizer que A Ordem da Fênix foi um dos piores filmes que vi na vida (e não apenas considerando-o como adaptação, eu odiei da primeira vez que vi - antes de ler os livros). Por ser fã, posso dizer que Meyer escreve bem, mesmo numa história tão simplória. Por ser fã, digo quão irritante são alguns episódios de Friends que apenas contam com cenas de episódios passados (e uma ou outra do episódio em si).

É claro que um não-fã pode dar sua opinião, mas acho que a de um fã tem um quê especial. Seu carinho pela a coisa a qual é fã, em vez de cegá-lo para os erros, abre ainda mais seus olhos.  Lhe faz mais exigente. Ao menos é assim para mim. Se eu vou amar algo, é bom que ele valha a pena!

E quanto a vocês? O que é ser fã para vocês?

3 comentários:

  1. Concordo com tudo relacionado a saga crepúsculo rs
    Li, não amei, mas não odeio também. Ser fã não é você ficar brigando por ai com outros fãs de algo oposto ao seu gosto. Pra mim é você curtir seu idolo, seu livro sem ficar pentelhando. O que me irrita é briga de fã de Crepúsculo x HP e por ai vai! Ser fã é algo saudável, e quando passa disso já não é mais ser fã :D
    Beijos Bruna!
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não tenho muito o que debater aqui com você Bruna pois concordo em tudo o que você escreveu, que post heim? Adorei.
    Eu mesma outro dia tentei explicar que um livro que eu ame não tem necessariamente que levar um nota 10, ou um livro que eu dê nota 10 não tem que ser meu favorito, mas parece que no geral as pessoas não se esforçam para entender esses nossos paradigmas.
    Como sempre seus textos e opiniões são tudo, parabéns.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/05/resenha-felicidade-richard-paul-evans.html

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Bruna!

    Equilíbrio é a tônica de tudo. Ser fã é conhecer, gostar e olhar por uma perspectiva mais apurada e exigente...

    Beijos. Boas leituras!! (:

    http://escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka