sexta-feira, 12 de julho de 2013

Um Porto Seguro - Nicholas Sparks


Mas realmente acredito que, embora o amor possa ferir, ele também seja capaz de curar... 
Sparks mostrando que consegue ir além do esperado.

Título Original: Safe Heaven
Título: Um Porto Seguro
Subtítulo: Nos momentos mais difíceis, o amor é o único refúgio
Saga:--
Autor(a): Nicholas Sparks
Resenhas Anteriores do AutorUm Homem de Sorte
Editora: Novo Conceito
Páginas: 414
BookTrailer:

Sinopse:



Comecei a ler o livro sem querer fazê-lo. Não estava no clima para Sparks, porém, comecei a lê-lo já que foi emprestado. Sei que minha prima não se importa que eu leve meu tempo para ler (até porque moramos longe e tenho de esperar uma chance para devolver), ainda assim levo como uma regra pessoal de pôr na frente os livros emprestados. Uma questão de cortesia, na verdade.

De qualquer forma, não levou nem dez páginas antes do livro me conquistar, me fazer pular de cabeça. Me deixou curiosa, e instigada a continuar, muitas vezes lendo por mais tempo do que normalmente o faço.

― (...) fui em frente e fiz o que fiz, porque era a coisa certa a fazer. Porque aprendi que não há problema em aceitar um pouco de ajuda de vez em quando. 

E, o que achei mais interessante, é que, apesar de ter sido o segredo, o mistério de Katie que me fez prender ao livro, e apesar de ele aparentemente ser o tema central do livro (o que na verdade é, mas o segredo, não o fato de ele ser segredo). Ele nos é revelado rapidamente, e, numa surpresa ainda maior, é revelado ao nosso galã, ao Alex. Isso me surpreendeu, afinal geralmente quando segredos são postos nos livros, são eles que arruinarão tudo, por ser segredo e não pelo o que o segredo é.

De fato, esse livro carregou muitos surpresas e quando entra nesse quesito não posso deixar de falar aqui da personagem da Jo, durante toda a leitura, essa que vira a grande amiga da principal, simplesmente não bateu comigo. Não consegui confiar nela, sempre que aparecia eu me perguntava:"O que há de errado com você? O que você vai fazer para ferrar tudo?" e, quando enfim sua parte é resolvida, fiquei verdadeiramente surpresa e, admito, gostei bastante ainda, e talvez por causa disso, que jamais esperasse por isso.

― (...) Todo mundo tem um passado, mas ele se limita a ser apenas o passado. Você pode aprender com ele, mas não pode mudá-lo.

Também não posso deixar de falar do nosso casal principal. Essa é uma daquelas raras histórias de amor em que em nenhum momento senti que o relacionamento deles estava em risco. Katie e Alex talvez sejam meu casal favorito de Sparks, ambos são engraçados e suas conversas irônicas me fizeram rir em muitas partes. E, o melhor, seu amor me convenceu.

Agora vocês talvez se perguntem: "O casal não parece correr perigo, o segredo é revelado rapidamente, então o que diabos tem nesse livro para fazer uma história interessante?" Eu te respondo: Kevin.

Ela queria que ele a entendesse, porque tinha a estranha sensação de que ele era o tipo de homem pelo qual ela poderia se apaixonar, mesmo que não quisesse. 

Neurótico, egocêntrico, um tanto megalomaníaco, definitivamente insano e bêbado. Kevin é um personagem em que eu ficava estarrecida em suas partes. Encarei o personagem como uma crítica aos fanáticos por religião e não apenas porque a cada página de suas partes o personagem citava a bíblia. Fanatismo em nada é bom. Kevin encara a bíblia como um manual de como viver, porém de sua própria forma distorcida e até pervertida. E ainda assim foi um dos personagens mais honesto que já li em muito tempo. Não falo honesto no sentido de uma boa e digna pessoa. Mas ele era como era. E seus pensamentos (o livro é em terceira pessoa, mas há partes que é possível até esquecer isso) são tão claros, que as vezes eu me pegava concordando com coisas que não tem nenhum sentido, coisas que desprezo, apenas por causa da forma como é escrita, é falada. Porque, pelos olhos de Kevin, aquilo é certo, é a coisa mais simples e clara que pode existir. Sua mente é tão distorcida que distorce a sua junto. Acho que não leio um personagem tão doentiamente são e honesto desde... do Bola de Morte Súbita (e li esse livro há um bom tempo). E sei que não irei esquecer desse personagem tão cedo. Ele e sua sã loucura é algo verdadeiramente marcante. E que mais me surpreendeu é ele ter vindo de Sparks, que é um bom autor, mas nunca esperei dele um personagem tão incrivelmente complexo e contraditório quanto esse, e por isso eu bato palmas.

― Às vezes, começar de novo é exatamente o que uma pessoa precisa. E eu acho que é algo admirável. Muitas pessoas não têm a coragem necessária para fazer algo assim. 

E por fim, como sempre, quero falar do fim do livro. Elétrico. E evolutivo. Você acha que vai ser uma coisa, mas então vem outra, fiquei nervosíssima em toda a sequência final. E toda a resolução é tal que você fica encarando a página até ter o fôlego de ler o epílogo - que é um pouco mais longo que a maioria de Sparks, mas porque trouxe uma excelente surpresa.

Não possuía quase nada, mas sentia como se tivesse mais do que nunca tivera. Sentiu-se amada pela primeira vez em anos. (...) Sabia que não poderia prever o futuro, mas, mesmo assim, se deu conta de forma repentina e incontestável que deixar essa nova existência para trás era algo inconcebível.

Se eu tivesse de definir esse livro em uma palavra seria "Surpreendente", veja quantas vezes usei essa palavra, sinônimos e derivados apenas para essa resenha. Nada acontece exatamente como você espera que aconteça, e para aqueles - e eu caio nesse grupo - que considera Sparks repetitivo e previsível esse livro demonstra que o autor ainda tem algumas cartas na manga e que consegue sim ser, bem, surpreendente.

Nota 5/5


  • O livro tem poucos erros de português em si, mas seus parágrafos são longos o que muitas vezes pode ser cansativo (mas aí não sei se foi a forma que Sparks escreveu ou coisa da editora/tradução). O maior problema em si, e que se eu contasse esses pontos para dar nota com certeza o livro não receberia cinco, é a repetição de palavras, que realmente para mim é um dos erros mais chatos e mais facilmente evitáveis que há. Atrapalhou muito a leitura.
  • Não gostei muito da capa. As letras em alto relevo é legal, mas - apesar de eu não saber quanto tempo o livro tem de uso - as cores já estão quase apagadas e praticamente só dá para ver os contornos dela, o que é sempre algo bem chato. A foto de fundo, apesar de ser bonita, não cabe bem com a Katie que nos é apresentada, e por isso não gostei muito.

18 comentários:

  1. Oi Bruna,
    Também considero esse livro surpreendente sob diversos aspectos o Nich realente inovou nesse ai, tanto que me animei a embarcar em uma maratona do Sparks nessas férias, confesso que o autor não repetiu o feito nos que vem depois desse estou lendo o guardião que promete alguma coisinha que ainda não sei bem o que é hehehe

    Adorei sua resenha
    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O guardião é simplesmente fantástico e vale a pena ser lido até o final, pois não desaponta.

      Excluir
  2. Oi, Bruna! :)
    Tenho esse livro do Sparks e ele é um dos não lidos ainda. Mas, poxa, depois dessa resenha e da nota 5, com certeza, quando eu estiver no clima de ler esse autor, começo por esse livro aqui. Dei uma parada inconsciente em leituras de romances, não sei porque. Só estou lendo distopias e suspenses. :)
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é lindo, eu amo. Achei uma história incrível, pena que meu livro é a capa do filme.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bru!

    Menina, ganhei este livro em um sorteio no começo do ano e ainda não me animei de pegar pra ler, mas agora com sua resenha! Eita, subiu muito em minha lista de leitura, agora será um dos próximos!

    A capa do eu é mais bonita do que esta que postou... hahaha

    Parabéns mesmo pela resenha!

    Beijos e boas leituras!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
  5. Caramba, não gosto de Sparks, na verdade nunca li, mesmo minha irmã sendo louca fascinada pelos livros dele, mas gostei do que li na sua resenha, parece ser um livro bem legal.

    Te marquei em mais uma Tag, e já respondi a que vc me marcou, só falta postar!

    http://www.estandybooks.com/2013/07/tag-11-perguntas-11-respostas.html

    ResponderExcluir
  6. Há tanto tempo que não leio um livro do Sparks! Não é só você que fala que se surpreendeu com ele e isso me dá muita vontade de ver, porque muitos dos fãs AMAM esse livro. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, tudo bom?
    Queria que algum livro do Sparks me contagiasse assim!
    Ainda não li nenhum livro dele, não por falta de oportunidade, mas por desinteresse mesmo. Olho para eles e só penso naqueles romances água com açúcar bobos.
    Mas sua resenha está muito boa e me faz repensar meus preconceitos!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  8. Ha tio Nick é perfeito!! Sou fã...

    Bjos

    http://valmedrado16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu só cheguei a ver o filme até agora, mas se o livro for tão bom quanto o livro que tenho certeza que deve ser quero muito ler.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oi quero muito ler esse livro!
    Vou dar uma procurada para compra-lo!
    Bjs, me segue? se ja segue ignore!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/07/losing-it.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna..
    O meu último post foi sobre este filme/livro..
    Eu assisti o filme, mas não li o livro. Amei demais o filme. Muito lindo. Eu sempre prefiro ler primeiro, mas fui pega desprevenida.

    Eu te indiquei para uma Tag, que é sua cara Bruna. Logo pensei em você, por que você é super direta e sincera, responde o que pensa. Então acho que combina muito com você....rs
    Fique a vontade para aceitar ou não.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruninha...
    Comentei numa resenha desse livro hoje, e disse por lá uma coisa que comentarei aqui com você, eu não sou muito cheia de mimimi com o Nicholas Sparks não, mas dos livros dele que li esse foi sem dúvida um dos que mais gostei.
    O assunto é bem tenso, pelo menos pra mim que vivi num lar onde o marido agrediu a mulher, pelo menos até que eu e meu irmão tivéssemos idade pra defender minha mãe...infelizmente.
    Bom...enfim, já passou, mas dóis ainda.
    Adorei o livro, adorei a atitude da protagonista e amei o Alex. OMG! Que homem, homem raro e precioso.
    Assisti ao filme essa semana que passou, como eu estava doente e de ressaca literária aproveitei e vi alguns filmes e gostei bastante tb, o ator que fez Alex é muito fofo^^
    Bom, filme e livros não se equiparam, mas curte sabe, a vibe foi legal.
    ótima resenha Bruna, suas palavras tão bem escolhidas sempre instigam.
    Beijos
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bruna, tudo bom contigo?

    Como você viu lá no blog, eu só li um livro do Nicholas Sparks, romances românticos não fazem parte do meu gênero literário preferido, sabe, mas estou me permitindo bem mais, até comprei um novo livro do autor: O Guardião.

    Quando a sua resenha me deu uma baita vontade de leu "Um Porto Seguro", porque se você que já leu alguns livros do autor se surpreendeu... eu que li apenas um com certeza vou cair duro de tantas revelações e segredos. Parabéns pela resenha, mesmo.

    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bruna. Citei teu post lá no Nicholas Brasil:

    http://nicholasbrasil.com.br/resenha-de-um-porto-seguro-por-bruna-melo-dos-santos/

    Lá no site estamos preparando umas homenagens bem legais para o Nicholas. Olha só:

    http://nicholasbrasil.com.br/daremos-um-grande-presente-para-o-nicholas-participe/

    http://nicholasbrasil.com.br/lancada-camiseta-sou-fa-de-nicholas-sparks/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Esse é um dos livros do Sparks que mais tenho vontade de ler. Parece ser uma história bem interessante e depois de você falar que é surpreendente a vontade so aumentou.rsrs
    Beijo

    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. O enredo é muito bom, mas a tradução...faz vergonha. Cheia de erros de PORTUGUÊS! Tanto de concordância verbal, como colocar ARTIGO antes dos nomes próprios: "a Susan estava na varanda..." enfim, são muitos erros de portugues!

    ResponderExcluir
  17. O enredo é muito bom, mas a tradução...faz vergonha. Cheia de erros de PORTUGUÊS! Tanto de concordância verbal, como colocar ARTIGO antes dos nomes próprios: "a Susan estava na varanda..." enfim, são muitos erros de portugues!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka