(...) pela primeira vez compreendi que não havia nada inteiramente bom e nada inteiramente ruim, que cada página tem uma mancha, e, por essa mesma razão, eu esperava todas as noites sombrias por uma pequena luz brilhante.
A menina que ignorou as resenhas.
Título Original: Florence and Giles
Título: A Menina Que Não Sabia Ler
Subtítulo:--
Saga:--
Resenhas Anteriores da Saga: --
Autor(a): John Harding
Resenhas Anteriores do Autor: --
Editora: LeYa
Páginas: 220
Sinopse:
Sendo eu uma resenhista, sei que uma das coisas mais legais é saber que sua opinião verdadeiramente afetou alguém. O que você disse realmente fez uma diferença seja no que a pessoa vai ler/ver ou não. Mas isso nem sempre acontece.
Acho que vi umas três ou quatro resenhas negativas desse livro, falando coisas que faziam sentido e que me fariam em circunstâncias normais dizer "Não!" ao livro, ainda assim resolvi ignorá-las e fui lê-lo, principalmente pelo título nacional (o original é Florence e Giles, nome da principal e seu irmão) que nos leva a crer que existe uma ligação - mesmo que indireta - com A Menina que Roubava Livros de Markus Zusak. Não tem nada haver.
Mas talvez tudo isso fosse apenas a minha imaginação, esse amor pelo rebuscamento, a imaginação da minha mente.
Achei o livro muito fantasioso, o que não é necessariamente ruim, muito pelo contrário, alguns dos melhores livros que já li o são, o problema é que Harding falhou em me fazer crer naquele mundo. O tempo todo fiquei com a impressão de que Florence era ou apenas muito doida ou apenas muito criança.
Logo no início o livro trás várias perguntas que logo ficam ignoradas para seguir o que para mim deu a impressão de que era outra história com os mesmos personagens.
O que mais me estressou, uma das coisas pelo menos, foi a personagem da Srta. Whitaker que faz algo relativamente importante, é mencionada no livro inteiro, porém na primeira vez que seu nome é citado é com Florence dizendo (o livro é em primeira pessoa) que quanto menos falar dela, melhor. E quase não nos dá informações relevantes. Com o fim do livro, que logo irei falar sobre, consegui entender o motivo disso, ainda assim me pareceu algo preguiçoso de se fazer. Por outro lado, não posso reclamar pois se tivessem falado mais dela, o livro seria maior, coisa que definitivamente não é algo que eu queria.
Era uma daquelas perguntas que é melhor não responder, pois, se você fica em silêncio, os adultos sempre partem para alguma outra coisa; falta-lhes a persistência das crianças.
Quanto a personagem da Florence, tudo que eu tenho a dizer é que detestei-a com seu irmão Giles, porque o livro todo ela tenta protegê-lo, mas o amor que ela demonstra por ele, não me pareceu um amor sentida pela irmã mais velha pelo seu irmãozinho-única-família-que-lhe-resta, me pareceu algo... doentio demais.
E então há seu final, e ele talvez seja uma das poucas coisas positivas no livro. Me surpreendeu e não me surpreendeu ao mesmo tempo. Todas aquelas perguntas que pareceram abandonadas, voltam com duas respostas de forma indireta, de forma que pessoas com a mente mais fraca para se lembrar de detalhes lá do início talvez não peguem. E as respostas mais coerentes eu já havia imaginado já que não consegui entrar de verdade na mente de Florence, como disse, a ponto de crer naquilo.
Com que facilidade a mente se torna egoísta! Com que facilidade deixamos de lado a perspectiva de um futuro desastre pelo prazer do presente! (...) Coloquei a vida do meu irmão em risco pelo meu próprio prazer culpado, admito isso agora.
Não gosto de finais abertos, mas esse é um dos poucos, senão único, livro que li que o final é inteiramente aberto e todas as questões são respondidas. São dois caminhos possíveis que o livro te mostra, mas não pega na sua mão e te leva. Ele te deixa a escolher, e mesmo que não tenha sido um livro que gostei, mesmo que me acelerei para acabar pois a leitura simplesmente não me pegou, ainda assim não posso dizer que é um livro ruim - mesmo que eu não pretenda reler ou sequer o recomende -, se até agora estou pensando nele todo, tentando puxar detalhes que tenham me passado despercebido, para que o caminho que eu peguei faça tanto sentido quanto o de Florence.
![]() |
Nota 2/5 |
- Não encontrei nenhum erro no livro (mas eu li meio apressada algumas partes então pode ter passado despercebido). O único problema de início é que algumas frases parecem estar sem sentido, mas conforme você vai lendo, percebe que é a própria forma
retardadade Florence falar mesmo. Então, no geral, parabéns a editora LeYa. - Ainda não sei se gosto ou não da capa. É interessante e dependendo da sua escolha de final, faz bastante sentido. Contudo ela me dá aflição e volte e meia acabo colocando-a de cabeça para baixo (o que não melhora muito).
Obs.: Contando tanto os livros lidos quanto relidos, esse é o 30º livro que li esse ano, minha meta de leitura no quesito quantidade de livros pra 2013. Nada mal para metade do ano, hein?!
Edit: Criei uma página no Facebook do blog, para que eu possa ficar melhor em contato e ficar mais fácil para vocês saberem quando tiver atualização. Então não deixem de curtir clicando aqui ou na lateral do blog ^^
Eu ODIEI este livro. O pior livro que eu já li entre quase 60, uma perda de tempo, muito ruim a história, narrativa fraca no final. 0.
ResponderExcluirhttp://leituramagnifica.blogspot.com.br/
Oie :)
ResponderExcluirPrimeiramente quero te parabenizar porque eu também me enganei com as resenhas hahahaha, deus me livre nem se compara isso com AMQRL <3, eu não gostei nada desse livro também :(
http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )
Esse livro é legalzinho, bem confuso as vezes, um final estranho... mas eu gostei um pouco.
ResponderExcluirwww.iasmincruz.com/
quando eu comprei esse livro eu estava super animada pra ler, porque achei que era ótimo! Por causa do título e capa, mas passou um tempo e eu só vi resenhas negativas desse livro, que eu desanimei totalmente de ler haha
ResponderExcluirbeeeijos!
http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/
É pela resenha parece um livro confuso. Eu já visto o livro mas nunca me interessei em comprar...
ResponderExcluirE parece que não vale muito a pena.
Beijos
Livros... Eu quero ler sempre
Oi, Bruna! :)
ResponderExcluirEu também já li esse livro, e tive quase a mesmo opinião que você. Eu não gostei. Pelo título, eu esperava uma coisa totalmente diferente.
Beijos!
Café com Leituras!
http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/
Adorei sua resenha.
ResponderExcluirOlha, Bruna, te contar... Sempre achei que o livro tinha ligação com "A menina que roubava livros". Acredito que a maioria das pessoas, né?
O livro não me interessou mesmo não. Ainda sua resenha sincera deixou claro que podemos ler, você não recomenda a favor e nem contra, mas não coloca sua mão no fogo para quem arriscar a ler, certo? (rs).
Desbrava(dores) de Livros
Olha, gostei da maneira como você expôs a sua opinião. As vezes vemos uma resenha negativa do tipo "nossa, odiei, nao leiam"... Mas as coisas não são normalmente assim, né? Talvez o estilo da outra pessoa possa se enquadrar, como vamos adivinhar?
ResponderExcluirGostei. Temos mesmo que ler pra ter nossa propria opinião!
Um beijo
www.fizdecanetinha.com
Este livro nunca me chamou a atenção. :/
ResponderExcluirEle parece ter um "ar poético", mas mesmo assim não tenho nenhum interesse pela leitura. Sua resenha ficou ótima. Me fez ver que pelo menos por agora não me chama nem um pouco a atenção.
Beijos, ♡
http://comoumrefugio.blogspot.com.br/
Rindo com sua aflição pela capa. Esse livro é um tanto quanto controverso, até agora não li uma resenha "positiva" a tua foi a mais "gentil" a galera xinga, diz que odiou e não recomenda, MESMO ASSIM tenho vontade de conferir essa coisa toda.
ResponderExcluirAbs
http://tediosoc.blogspot.com
Bom, o que dizer.
ResponderExcluirEu gostei do livro Bruna...rsrs
E sim, ele me fez passar algumas raivas também, acho que até que pelos mesmos motivos que você mencionou me sua resenha. Mas sabe... eu li bem despretensiosa, e li assim com a mente feliz pois ganhei meu exemplar de um seguidor do meu blog e tal.
E o final... mesmo o tempo todo percebendo a doideira da Florence eu não estava preparada para nada, nada mesmo daquilo tudo.
Sei que existem crianças psicopatas desde a mais tenra idade, mas enfim... eu confesso que gostei. Talvez eu seja meio louca, não sei.
Mas adoro tanto suas opiniões, gosto do seu jeito de resenhar, já te falei isso? Pois bem, adoro seu jeito de resenhar Bruna, parabéns!
Beijão
Viviane
Razão e Resenhas
Bruna (eu aqui de novo). \o/
ResponderExcluirTe indiquei para responder um selinho lá no meu blog. Espero que você goste!!! :)
Beijos!
Café com Leituras!
http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/2013/07/tag-selinho-versatile-blogger.html
Eu tenho muita vontade de ler esse livro, muita mesmo, acho legal livros fantasiosos. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOlá Bruna,
ResponderExcluirOlha eu vou ser sincera com esse livro, pelo titulo eu não gostei muito mais pela sinopse me despertou algumas coisa, eu tive o mesmo problema de você fiquei receiosa em comprar ou não comprar o livro, mais ai resolvi ver algumas resenhas de outras pessoas que leram esse livro, e tipo quando eu vi que varias pessoas não gostaram desse livro eu resolvi deixar para la. (Ainda bem que eu não comprei,ufa!).
http://muchachoonline.blogspot.com.br/
Eu sou curiosa pra ler esse livro, mesmo com resenhas negativas dele em todo canto - mesmo porque há livros super elogiados que eu não gostei. Afinal resenhas literárias não verdades absolutas, porque o gosto do leitor vai de acordo a sua interpretação e personalidade... Enfim, eu o leria, sim.
ResponderExcluirsete-viidas.blogspot.com
@moniqueQuimbely
Acredita que eu tenho esse livro, e só comprei por causa do título e da capa, e todas as resenhas q leio são negativas, acho que vou desistir de ler, e passar o livro pra frente.
ResponderExcluirÉ frustrante ler um livro achando q é uma coisa, e não é nada daquilo.
http://www.lostgirlygirl.com
bjos