sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Culpa é das Estrelas - John Green


(...) quase todo mundo é obcecado por deixar uma marca no mundo. Transmitir um legado. Sobreviver à morte. Todos queremos ser lembrados. Eu também. É isso que me incomoda mais, ser mais uma vítima esquecida na guerra milenar e inglória contra a doença. Eu quero deixar uma marca. 

A Culpa é das Estrelas é um livro que estava querendo ler há tempos, afinal tem sido muito bem falado. Apesar disso, consegui fazer um bom controle de expectativas e comecei a ler o livro de forma calma sem esperar muito, o que foi bom.

Título Original: The Fault in Our Stars
Título: A Culpa é das Estrelas
Subtítulo:--
Saga:--
Autor(a): John Green
Resenhas Anteriores do Autor:--
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Sinopse:


Logo de início ele me prendeu.  Ri muito com ele, gargalhadas altas, mas, quanto ao resto que o homem que me fez chorar rios de lágrimas enquanto tinha essa expressão no rosto dizia na capa (Markus Zusask, autor de A Menina que Roubava Livros), não aconteceu. Eu não chorei, eu não quero mais - desse livro, ainda pretendo ler Quem é Você, Alasca? do mesmo autor que me interessou mais do que esse pela sinopse desde o início, mas medo de spoiler fez eu ler A Culpa primeiro.

Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações. 

O livro tem um bom ritmo e me manteve presa por horas, e no quesito geral gostei bastante.

O romance entre Gus e Hazel foi algo relativamente bem construído, mas ainda assim faltando algo. Algo para me convencer de verdade. Não é que eu não gostasse deles dois juntos, gostei, e adorava suas conversas e realmente foi legal, contudo faltou algo, um quê de não sei quê. Ali não havia nada que os diferisse entre namorados e amigos e de amigos a conhecidos por algo circunstancial. Faltou algo ali, que não sei dizer o que foi. Por outro lado, acho que prefiro isso aos romances extremamente melosos e que acabam me convencendo menos ainda. E, pensando bem, consigo entender melhor um pensamento que Hazel tem após ler esse pequeno parágrafo que escrevi (após eu ler e não ela, rs). Então posso dizer que esse romance deles, aumentou um pouco meu agrado após escrever a resenha.

― (...) Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir...

Ainda assim, para mim, o livro teve dois grandes problemas. O primeiro foi a similaridade entre alguns personagens. As formas que eles falavam, as expressões que usavam, algumas das quais são bastante singulares, e acabam sendo usadas por um número largo de personagens, dando uma noção de repetição em muitas partes.

O segundo problema foi um acontecimento, um que é o que eu acho que trouxe tanta emoção para as massas. O problema aqui, para mim, não foi o que aconteceu (o que poderia ter sido relativamente forte), mas como aconteceu. O livro está no seu ritmo calmo e tranquilo - e ainda assim divertido - e então descobrimos algo que muda isso tudo. E, a partir daí, a forma que Hazel começa a contar a história (é em primeira pessoa sob os olhos dela) você já sabe o que aconteceu antes de ser dito, e quando enfim acontece, não foi algo guiado, algo gradativo, foi um tapa na cara. Aconteceu. Primeira frase do capítulo. O que me impediu de realmente ter uma emoção mais profunda. Quando se trata de qualquer tipo de drama, só é necessário um momento que me traga uma lágrima e a partir daí eu viro um bebezão chorando por qualquer coisinha que aconteça. Apesar de meu controle de expectativas, eu realmente achei que A Culpa conseguiria trazer essa uma lágrima e o livro falhou nisso.

(...) e me ocorreu que a ambição voraz dos seres humanos nunca é saciada quando os sonhos são realizados, porque há sempre a sensação de que tudo poderia ter sido feito melhor e ser feito outra vez. 

Mas não é por causa desse fato que o livro é ruim. Ele me divertiu, ele me prendeu, ele me fez gargalhar. A Culpa é das Estrela é um bom livro, fico feliz de tê-lo lido e tê-lo em minha estante, e sem dúvida ainda aumentou minha vontade de ler mais do autor (só não acho que leria a lista dele do supermercado, mas outros livros, sim). E eu o recomendo, portanto que você não vá com muita sede ao pote, você terá sim uma boa experiência com um ou dois probleminhas apenas. Okay?

Nota 3/5

  • Durante toda a leitura não achei nenhum erro de português, o que, e me perdoe e eu realmente gosto de você e continua sendo minha segunda editora favorita, conhecendo a Intrínseca, tenho quase certeza que deixei algo passar. Mas, caso não, parabéns! Apenas uma coisinha que me incomodou foi o grande uso de artigos, o que não está errado, mas nem sempre é obrigatório e algumas vezes acaba trazendo um tom meio repetitivo na história. Mas, novamente, não está errado (e pode vir da forma do próprio Green de escrever, então...).
  • Achei muito bonita a capa, de verdade, ela tem um quê meio apagadinho, de inicio achei que fosse minha edição que veio assim, mas vendo umas fotos por aí, parece ser assim mesmo, o que dá um toque bem legal. Só uma coisa a reclamar são as páginas pretas ao abrir o livro que dão um mau presságio e uma vozinha irritante no fundo da sua cabeça durante toda a leitura dizendo que aquilo é um spoiler. Nota: Páginas pretas no início do livro só são aceitáveis em história sobrenaturais!

Minha Edição (clique para aumentar):

15 comentários:

  1. Realmente os elogios sobre esse livro não param e ele já esta na minha (longa) lista de livros para ler. Mas esse trecho do inicio do post talvez possa fazer ele avançar algumas posições... rs'

    Bruna a ultima crônica do Meu Coração na Caneta foi postada nessa quarta feira, va lá conferir ;)

    http://meucoracaonacaneta.blogspot.com.br/2013/07/a-ultima-cronica.html

    ResponderExcluir
  2. Oi. :D
    Muito boa sua resenha. É bom ver opiniões diferentes sobre um livro tão falado. Eu particularmente amo A culpa é das estrelas, li e gostei muito mesmo. Tanto do livro quanto do autor. Já adquiri mais dois livros do John Green. Mas cada caso é um caso né, muitas vezes um livro que é perfeito para uns não é tão perfeito assim para todo mundo.
    Eu assumo que chorei no livro, mas não chorei o livro TODO! Apenas no final mesmo. :) Enfim...
    Beijo

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru!

    As resenhas que tenho visto por aí batem com a sua de agora, é bom, mas tem detalhes que poderiam puxar uma nota melhor para ele. De qualquer forma ainda quero ler, e ainda estou por decidir se continuo lendo Green ou não... :)

    Beijos e bom final de semana!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
  4. Oie :)

    Aleluia Deus achei alguém que concordasse comigo que esse livro não é assim tão perfeito, cara sinceramente o que me irritou mais foi o fato da Hazel ser tão obcecada naquele livro, beijos !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  5. Essa é a primeira resenha que leio de alguém que não achou o livro tão perfeito rsrs. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, e sinceramente estou muito curiosa.
    Sua resenha está ótima, parabéns! ;)

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eaê, Bruna?

    Gostei muito de suas resenha e como vários já disseram, você é uma das primeiras que não o achou o melhor livro do mundo (eu gostei, mas prefiro Quem é você, Alasca?), e achei excelente sua opinião sobre o livro, pois a Culpa é das Estrelas é "um livro bom, mas não exagere".

    Até qualquer hora!

    bookolic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna!!
    Tinha visto tantas coisas positivas a respeito desse livro, mas agora depois da sua resenha tenho minhas dúvidas!! Como você disse ,não que o livro seja ruim , mas pelo que entendi ,faltou aquela tão esperada "emoção" que te faz chorar, e acabar por não ser o que se espera da leitura pela exagerada mídia em torno do livro!

    Bj

    Rê Souza
    http://entreresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olha eu aqui de novo hehe
    Só voltei pra falar que te indiquei uma tag, espero que goste ;)
    (http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/2013/07/tag-e-selo-premio-dardos.html)

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bruna! :)

    Adorei sua resenha, como sempre, você fez uma resenha muito boa.
    Apesar de eu concordar plenamente com a frase da capa: rir, chorar e querer mais. Comigo aconteceu desse jeito e nessa ordem. :) Eu chorei mais pro final do livro e fiquei com vontade de ter mais Gus e Hazel juntos.
    E assim como você, fiquei curiosa para ler "Quem é você, Alasca?"
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece mesmo ser um bom livro, ja vi muitas pessoas que amaram e outras q odiaram.
    Mas quero lê-lo e tirar minhas conclusões.

    Estou te seguindo, se puder me seguir tbm agradeço!
    Beijooos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Você disse tudo nessa resenha. Eu também concordo com você. No meu caso, eu li o livro e comecei achando legal, mas na hora que o outro livro q a Hazel gosta apareceu na histórias as coisas ficaram chatas, sem graça e o livro ficou lento, sem novidades... O final ficou bom, eu curti, mas mesmo assim o autor enrolou. Sei lá, não curto John Green e as opiniões de Zusak (meu autor favoritos) não me fazem mais comprar um livro. Mas da pra passar o tempo..

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Sabe Bruna, eu como você tenho lido dezenas de resenhas sobre esse livro, e todas lavadas e lágrimas e elogios e mais lágrimas. Hoje mais cedo li um spoiler tão "FDP" que acabei crendo, vou ler esse livro daqui um ano, quando as coisas tiverem se acalmado...rs
    Sua resenha foi uma das mais bem feitas e despretensiosas que li, obrigada, você fez bem para minha decisão, agora sei o que esperar de verdade de A culpa é das estrelas.
    Abração
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito do livro,um tanto triste, e lindo ao mesmo tempo entende?
    Mas ainda do autor, meu favorito é "Quem é você Alaska?"

    Beijo, Beijo

    bookandteas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, eu me apaixonei pela capa dele e pelo o que já sei da história. Com certeza está no topo da minha lista de livros desejados!

    cantinholiteral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. HAHHAHA Amei o comentário sobre as páginas pretas no início, mas eu não tenho nenhum problema quanto a isso, ao contrário, eu até gosto por ser diferente (na minha estante é diferente, já que quase não há livros assim nela). E sim, eu leria até a lista de compras do supermercado do John simplesmente porque não consegui ver defeitos nesse livro, não senti incômodo algum durante a leitura e ri e chorei. Talvez, eu acho, na minha singela opinião, o que acontece na maioria das vezes é que, quando a pessoa vai ler ACEDE, já vai com altas expectativas e acaba não aproveitando tanto a história. Digo isso porque aconteceu comigo em Jogos Vorazes (nem fui com tanta expectativa assim, mas durante todo o livro fiquei esperando algo que não aconteceu, aquele QUÊ que faria o livro tão show quanto todos diziam ser).
    Beijinhos =**

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka