terça-feira, 19 de março de 2013

A Sombra da Serpente (As Crônicas dos Kane #3) - Rick Riordan

 ― O Caos é sedutor (...) Ele sussurra em seus ouvidos, convencendo-os de que são importantes demais para serem destruídos. Eles acreditam que podem fazer um mundo novo melhor que o antigo, e a mudança vale qualquer preço, incluindo a aniquilação em massa.

O fim de mais uma saga. Mais uma meta de leitura concluída. Mais uma pequena depressão.

Título: A Sombra da Serpente
Saga: As Crônicas dos Kane, Livro 3 (último)
Autor(a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Sinopse:




Antes de mais nada tenho que falar de um fato completamente aleatório e de que pouco oferece a resenha (ou mesmo a história do livro). Eu prefiro mitologia grega a egípcia, sempre preferi, e mesmo que, entre todos os personagens de Riordan, Sadie seja minha favorita, prefiro as sagas com Percy. Ainda assim, nunca, em nenhum dos livros dele houve um deus com um abrigo estocado com água, comida, armas e munições para sobreviver a um apocalipse zumbi e por isso A Sombra da Serpente ganha muitos pontos!

Mas falando a sério agora.

É sempre difícil  falar do final de uma saga que você goste bastante, sempre considerei As Crônicas de Kane mais uma saga leve e sem tantas obrigações, mas ainda assim eu a amo bastante. E talvez esse tenha sido o melhor livro da saga... individualmente.

Por que individualmente? Acho que como fim ele deixou um pouco a desejar em certos momentos. Especialmente num furo que houve, não vou entrar em detalhes para não dar spoilers, mas existe algo que é nos dito desde o livro um como fato certo e foi renovado em todos os livros, nesse mais do que nos anteriores. E, tipo, um ou dois parágrafos antes do fim da batalha final é renovado tal ideia, e então, quando ela enfim acontece, é meio que ignorado. Foi um fator que deu uma enfraquecida ali.

Mas fora isso foi um livro muito bom.

(...) coragem e civilização, fazer a escolha certa em vez da escolha fácil. Se eu fracassasse naquele dia (...) Tudo que os humanos haviam construído (...) teria sido em vão.

Hilário como é marca da série, todos os livros tem ao menos um momento que gargalhei alto  marcado em mim, esse teve diversos.

Além disso é uma excelente história, um pouco confusa as vezes, mas porque eu tenho dificuldade em ligar nomes a objetos/seres/deuses egípcios.

Não tem como eu fazer essa resenha sem falar na Sadie, uma personagem que amo e que nesse livro teve os melhores momentos, desculpa Carter mas nem seu drama nem suas comédias chegaram em mim na metade que as de Sadie chegaram. Ela trás de tudo que torna o livro o que ele é, e não minto que em certos pontos, poucos, mas alguns, até me identifico com ela.

(...) a realidade é que eu contava com meu irmão desde  nossa mudança (...) Eu passei a depender de sua força. Confiava que ele sempre tomaria as decisões certas, mesmo quando ele não acreditasse em si mesmo. (...) eu vi uma característica muito clara entretecida em sua personalidade: liderança. 

Como eu disse, como livro final ele teve certas falhas, lacou emoção em alguns pontos, ainda assim ele fechou com chave de ouro o que a saga trouxe nos dois livros anteriores. Um livro leve, divertido, que até nos ensina um pouco através da mitologia e com a deliciosa escrita de Riordan. É verdade que por causa da leveza dele chegamos a subestimá-lo como uma saga, mas acho que isso até me fez apreciar um pouco mais os livros e, afinal, quão mais podemos pedir?


Nota 5/5

Obs.: Eu tinha ouvido falar um tempo atrás de que Rick Riordan pretendia escrever um livro juntando mitologia grega (Percy!) e a egípcia (Sadie!). Não sabia se era verdade, mas com o fim desse livro e, é claro, profecias, deve acontecer. Contudo, imagino (e isso é especulação minha) de que será apenas após a saga atual: Os Heróis do Olimpo. Também tô com muita dificuldade de imaginar como vai ser essa fusão, mas ei, isso é trabalho do Tio Rick.

6 comentários:

  1. Adorei a resenha!

    Fiquei doido pra ler aki *-*

    Os livros do Rick são fodas!

    http://meucoracaonacaneta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, sempre tive vontade de ler Percy, eu tenho o filme e falam que os livros são muitos melhores. Já as Crônicas dos Kayne nunca tinha me passado pela cabeça, mas com a avaliação em 5, eu acho melhor eu repensar sobre o assunto. Gostei da resenha!!!

    Beijos

    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Então, eu só a primeira série do Rick, acabei de comentar isso num outro blog, e só penso em ler essa de mitologia egípcia depois de começar e terminar Os Heróis do Olimpo.

    A resenha me deixou bem animada pra ir comprar logo o primeiro da série, mas se eu for vou acabar quebrando de novo minha lista de compras :s

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  4. Oie :))

    Gostei muito do post, e também adorei seu blog, muito legal ^.^
    Já estou seguindo, quando puder passa la no meu:
    http://www.mmanythings.blogspot.com.br/
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  5. Oie amiga, tudo bem com você ?
    Espero que sim, pois eu estou bem, apesar da minha internet andar uma m.......hahahahahahaha....Mas enfim...Eu já comecei a ler o Livro do Percy Jackson, mas não cheguei a terminar. Até preciso ler os livros da coleção, pois gostei muito da escrita do autor. Mas essas outras coleções eu nunca tive interesse de comprar. Nem sei como são as histórias ou se valem a pena. Mas pela sua resenha o Livro parece ser bem legal, mas gostaria de saber dos anteriores. Mas enfim...


    Outra coisa, queria te agradecer pela sua visitinha em meu blog e pedir para que você volte lá quando puder, pois tem coisa nova lá. Dê sua opinião sincera sobre os livros novos, pois pra mim é muito importante. Obrigada por sempre estar acompanhando o meu cantinho, pois gosto muito de você viu Bruna ? Se cuida e fica com Deus Linda. Tudo de bom pra vc ...


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. O que eu mais gosto ao ler Riordan é de como ele nos ensina mitologia nos divertindo, mas ainda não li esse livro =/

    Pretendo comprar todos, a série Percy Jackson li emprestado, quero ter os meus.

    Adorei a resenha, me animou bastante a ler.

    Valeu\o

    Beijinhos

    Viviane

    RR

    Se der visita e conheça a autora Marina Carvalho,numa entrevista super legal que concedeu ao meu blog.

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/03/entrevista-marina-carvalho.html

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka