sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Sidney Sheldon

Sidney Sheldon é, provavelmente, um dos meus autores favoritos. Seus livros sempre me pegam e prendem de uma ótima forma. Alguns dos melhores livros que li são dele.

Sobre o autor:
Sidney Sheldon nasceu em 1917 em Chicago. Ele faleceu em 2007 doze dias antes do seu aniversário de 90 anos. Foi escritor e roteirista. Escreveu 18 livros, todos eles foram para lista de mais vendidos do New York Times. Inclusive  por causa das mais de 300 milhões de cópias vendidas, as traduções para 51 idiomas em cerca de 180 países, ele esteve como "o escritor mais traduzido do mundo" pelo Guinness.

Além disso ele escreveu 25 filmes (alguns dos quais dirigiu) e 6 peças da  Broadway. Ainda é creditado por cerca de 250 roteiros para televisão.

Sobre a escrita:

Seus livros geralmente trazem uma bela mulher como principal, muitas vezes riquezas e assassinatos estão envolvidos. Tudo sempre muito bem conectado e geralmente com muitos acontecimentos, sem ficar sempre na mesma coisa, mas sim se resolvendo e vindo novas questões (o que torna difícil falar de alguns de seus livros sem soltar spoilers, mas eu tento). Uma vez ele disse que tentava escrever seus livros "de uma maneira que os leitores não pudessem largá-lo. Construí-los de um jeito que o leitor termina um capítulo e tem que ler mais um" E de fato é assim que as coisas são.  Missão completa, "Sid".


Quanto a mim:

Eu comecei a ler Sidney Sheldon há muito tempo, uma vez que as duas pessoas que tiveram maior influência literária sobre mim no início foi minha mãe e minha prima, ambas fãs do autor, eu logo segui esse caminho também.  Então não é surpresa que ele seja um dos autores (aliás, no quesito autor, ele é o) mais importante em me fazer descobrir o prazer da leitura. Claro, vou ser justa e dizer que aquela velha coleção Vaga-Lume teve bastante haver com meu início, mas para me fazer amar de verdade, querer variar e conhecer mais, excetuando-se Harry Potter, Sidney Sheldon foi o ponto principal nesse quesito e ainda é um dos primeiros autores que busco quando quero ler livros mais variados - dado que meu estilo favorito é a fantasia.

Sidney Sheldon é aquele autor que, se eu fosse dar um livro de presente a alguém que não conheço em nada, seria ele. Até hoje nunca conheci ninguém que dissesse que não gostou de algum livro dele, há aqueles que gostam menos, mas nunca alguém que desgosta, pelo menos nunca que eu encontrasse.

Alguns de seus livros:


"Ashley, Toni e Alete têm duas coisas em comum: São bonitas e suspeitas de cometer uma série de assassinatos brutais. A polícia efetua a prisão, que leva a um dos julgamentos mais inusitados já vistos, com a defesa baseando-se em provas médicas bizarras, porém autênticas. De Londres a Roma, de Quebec a São Francisco, a trama de Conte-me seus sonhos é magnética desde o começo até o final surpreendente."

Um dos meu livros favoritos, e, sem dúvida o meu favorito dele.
é um livro em que a história evoluí absurdamente. Vários problemas vão surgindo e se resolvendo e criando novos um atrás do outro e seu final é totalmente perfeito


"A doce e angelical Grace Brookstein é a socialite mais querida dos Estados Unidos e leva uma vida de princesa. Até o dia em que seu marido, o bilionário Lenny Brookstein, dono do fundo de hedge Quorum, sai para velejar e nunca mais retorna. Enquanto lida com a trágica morte do marido, um novo escândalo abala a vida de Grace: bilhões de dólares desaparecem do fundo Quorum, provocando a falência de milhares de famílias. Grace torna-se a principal suspeita e da noite para o dia sua vida se transforma. Determinada a provar sua inocência, Grace embarca numa jornada que revelará que ninguém a sua volta é digno de confiança."

Talvez esse livro não deveria estar aqui pois, apesar do que possa parecer, ele não é do Sidney Sheldon. Eu não consegui entender muito bem, mas, pelo que li, Tilly Bagshawe conseguiu autorização com a família de Sheldon para continuar um de seus livros, e logo depois lançou uma série (no momento com 3 livros) de livros que trazem o nome do autor, mesmo que seja dela. Eu geralmente acharia isso algo ruim, mas como posso reclamar quando estão trazendo mais livros do meu autor favorito? Pois é isso que Depois da Escuridão é. Em nenhum momento dá para pensar que não foi Sidney Sheldon que escreveu. A trama, as palavras, tudo é igual a ele e trouxe um dos melhores livros com seu nome. Não posso reclamar disso.

"Jud Stevens é um psicanalista que subitamente vê-se envolvido em uma sucessão de assassinatos que precisa desvendar. Entre os suspeitos estão uma atriz decadente e ninfomaníaca, um pai de família com tendências homossexuais, um empresário paranóico e uma jovem misteriosa. Mas talvez não seja preciso ir longe para encontrar o assassino: o psicanalista desconfia que pode estar matando pessoas em momentos de privação de sentidos."

Pensei seriamente em não colocar esse livro aqui, mas acho que seja justo uma vez que em algum momento, a maioria dos grandes autores acaba escrevendo algo que não condiz com ele. Esse é o caso de A Outra Face, primeiro livro de Sidney Sheldon é um livro que deixa muito a desejar, infelizmente nem é aquele caso de ser bom, mas não tanto quanto os outros. É apenas um livro ruim. Acelerado quando não devia ser, lento quando devia estar rápido e tem algo horrível: ele acaba no fim. Deixe-me explicar, ele acaba quando a história principal acaba, mas durante a trama nós vemos outra história começarem e que são interrompidas pelo serial killer com a promessa de voltarmos a ela o que nunca fazemos deixando muitas questões sem respostas. Claro, essa é minha opinião pessoal e conheço pessoas que elogiam, e muito, esse livro.

"Kat Hunter, Betty Taft (Honey) e Paige Taylor são as únicas mulheres em um grupo de médicos residentes de um hospital de São Francisco. Além de trabalharem juntas, elas dividem o mesmo apartamento e protagonizam situações, no mínimo, insólitas: a primeira, por pouco não provoca a interdição do hospital; a segunda mata um doente em troca de 1 milhão de dólares; e a terceira é assassinada. Em "Nada Dura Para Sempre", Sidney Sheldon envolve o leitor em uma trama na qual transitam profissionais da medicina e mafiosos, pacientes e viciados em drogas. Um jogo de gato e rato capaz de tirar o fôlego, com todos os elementos que transformaram os livros de Sheldon em campeões de vendas."

Um dos primeiros que li e por muito tempo foi meu favorito (até eu ler Conte-me Seus Sonhos). As três histórias são bem envolvidas, e não ache que você recebeu um spoiler por Paige morrer, isso já conta bem no inicío do livro. Honestamente eu não lembro tanto dele e estou pensando em reler, mas lembro o bastante para saber quão sensacional foi.

Bem, acho que é isso, eu podia continuar com os outros livro que li dele, não foram todos, mas foram bastante e um dia espero conseguir ler os dezoito e tê-los na minha estante. Porém acho que por enquanto está bom, alguns dos melhores (e infelizmente o pior) dele está aí e isso que conta.

E, caso ainda não tenha lido, eu nem preciso falar o quanto recomendo que o faça. Sem dúvida Sidney Sheldon é um autor que te prende do início ao fim e quando acabar você irá querer mais.

6 comentários:

  1. Eu amo Sidney Sheldon, e concordo plenamente com vc, também nunca conheci alguém que tenha lido um livro dele e não tenha aprovado (inclusive um amigo meu que nunca leu antes, está com um livro do Sid meu, e disse que o livro promete pelo que ele já leu até agora).
    Dos 4 livro que vc colocou no post eu só não li, ainda, Nada Dura Para Sempre, o resto já li todos, apesar de ter achado A outra Face o livro mais fraquinho do Sid junto com O Reverso Da Medalha, que eu acho muito cansativo, os meus preferido dele são Se Houver Amanha e Escrito Nas Estrelas. Quanto a Depois da Escuridão, eu entendi da mesma forma que vc, a Tilly Bagshawe consegui com a família dele autorização para terminar e publicar obras dele que estavam, vamos dizer esboçadas, não terminadas, mas tenho que admitir que ela é ótima escrevendo, realmente não se nota a diferença!! eu já li também Anjo da Escuridão, que a Tilly lançou após Depois da Escuridão, e ele também é incrível, eu super recomendo TODOS os livros do Sidney!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu post sobre o mestre SS. Até hoje fico triste quando penso que ele já se foi. Um dos meus autores favoritos e mestre em escrever best seller. Confesso que achei um pouco diferente a escrita dessa autora em 'a senhora do jogo', os outros ainda não li. Obrigado pelo comentário lá no meu blog e boa sorte com o seu.

    Jean
    cabanadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conheço muito sobre o autor, mas li um livro dele e simplesmente adorei! A forma como ele escreve é única e linda! Pretendo ler outros livros dele agora haha.
    Beijos,
    Renata.

    ResponderExcluir
  4. Sidney Sheldon é um divo da literaruta hahaha Porém, minha história com ele foi diferente. Minha prima me deu um livro chamado A Corrida pela Herança e eu detestei u.u Depois disso nunca mais tentei ler nada dele, até mesmo tenho Depois da Escuridão !! Vou dar uma chance a ele logo logo
    Beeeijos Bruna.
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/02/resenha-legend.html
    Tem post novo lá XD dá uma passadinha

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post, eu também amo Sidney Sheldon. Os livros dele nos prendem de uma maneira quase que inacreditável, é muito difícil de saber o que vai acontecer porque os livros dele são muito imprevisíveis. É realmente uma pena que ele tenha falecido, então só nos resta nos contentar com os livros já publicados.

    Obrigado por opinar no meu blog, gostei muito do seu e já estou seguindo.

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka