quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Emprestar ou não emprestar, eis a questão

É muito comum ver pessoas debatendo sobre o empréstimo de livros. Acho uma questão meio complicada e eu mesma tenho minhas regras. Porém devo dizer que odeio hipocrisia, com isso firmado, deixe-me mostrar uma frase que amo do livro Brisingr e quase sempre penso nela quando me pedem um livro emprestado.

"Livros deveriam estar onde vão ser mais apreciados e não permanecer onde jamais serão lidos, juntando poeira em uma prateleira esquecida."

Então, sendo assim, vem a pergunta: Eu empresto livros?
Resposta: Sim

Mas eu levo em conta muitas coisas. Não empresto a qualquer um, apenas aqueles que já conheço a algum tempo (e posso rastrear para matar lenta e dolorosamente e então ver a vida esvair dos olhos. Apenas caso necessário, é claro ^^). E, antes de emprestar, sempre analiso como está o livro. Não, eu não espero que volte exatamente como foi mandado, isso questão de bom senso, mas, porém, contudo e entretanto eu espero que volte quase tão bom quanto foi. E isso é o que vai determinar se emprestarei outro.

Caso o livro volte em maus estados, ou a pessoa o perca, se ela me der outro, irei emprestar novamente - porém dessa vez não emprestarei qualquer um, não irei emprestar, por exemplo, aquele que tem algum valor especial para mim, não pela história do livro em si, mas sim por ser aquele. Por exemplo: eu emprestei uma vez o HP e a Pedra Filosofal, e a mulher para quem emprestei deixou cair Coca-cola nele, ela comprou outro e me deu, porém não é a mesma coisa pois aquele HP, aquele foi o meu primeiro livro. Não o primeiro que li, mas o primeiro da minha coleção, ganhei ele juntamente da A Câmara Secreta, e adoraria ainda tê-lo, pois foi o primeiro livro meu que li. Isso eu perdi =/

Também não empresto para pessoas que eu vejo sendo descuidada, mesmo que não seja com um livro meu. Isso também já aconteceu de eu emprestar um livro e ele voltou bem. Porém um outro amigo meu emprestou um livro para essa mesma pessoa e eu vi ela sendo descuidada. Talvez tenha sido assim com o meu e ela deu sorte de não destruí-lo, talvez não. Eu sei que eu não vou mais correr o risco. Recentemente eu postei no meu facebook uma foto que dizia: Se eu te emprestar um livro, sinta-se importante. Mas em retrospecto isso está errado. O certo seria: Se eu te emprestar um segundo livro, sinta-se importante.

Porém aqueles que tem cuidado, mesmo que demorem a ler, mas eu sei que os meus livrinhos estão sendo bem cuidados. Aí eu não ligo de emprestar (tá, isso não é verdade, eu ligo, mas empresto) até mais de um de uma vez.

Dá vontade ou não de fazerem assinar?
Eu acho que ao pegar um livro você assume uma grande responsabilidade  Livros estão ligados a mais histórias do que eles contam. Se tornam parte de alguém. Livros são mais do que um entretenimento,  também embelezam um lugar.

É por isso que talvez eu mesma não seja tão fã de pegar livros para que eu possa ler emprestado, pois geralmente, quando gosto muito, os quero para mim. Ler uma noticia dele, aí falam algo estranho que você não lembra e poder simplesmente levantar e ir conferir. Ás vezes pegar e abrir em uma página aleatória e ler e aí lembrar do que está acontecendo (só eu faço isso?). É como aquela frase de John Ruskin: "Se um livro vale a pena de ser lido, vale a pena de ser comprado."

E aí, até mesmo poder emprestar o seu livro (porque emprestar livros emprestados é inadmissível!). Você falar de um livro, empresta ele e aí poder conversar sobre o mesmo. Ver as opiniões diversificadas.

No fim, sim, eu empresto. Empresto com meu coração pequeno e enciumado, mas também até um pouco feliz de fazê-lo.

E não, eu não deixo meus livros ficarem empoeirados e serem esquecido. Espero que vocês também não.

8 comentários:

  1. A primeira vez que emprestei meu livro, ele foi parar em mãos de pessoas que nem conheço e voltou todo estragado. Fiquei com trauma e nunca mais emprestei rs. Acho que emprestarei dependendo muuuuito da pessoa. Tenho que confiar que ela não irá destruí-lo =)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu vou ser sincera, eu tenho paixão pelos meus Livros, Cds e Dvds, eu já até empresto meus Dvds para gente mais próxima de mim, mais CD e Livros eu já não o faço.
    Não sei, eu nunca fui de ficar emprestando minhas coisas para os outros. Até porque tomo cuidado com as minhas coisas. QUe nem você disse ai...as vezes emprestamos e a pessoa faz destrato e não volta da mesma maneira e eu como sou muitooooooooooooooo PERFECCIONISTA eu noto de primeira se tiver alguma coisa errada. Por isso ao invés de fazer isso eu nem tento, se não fico doida. Mais não tenho nada contra com quem faz isso. Acho que é o jeito e o pensamento de cada um mesmo.
    Mais eu não emprestaria meus livros não, até porque eu paguei caro por eles e eu que estou lendo e usando eles. Não gostaria de ver algum dos meus Livros sujos, com folhas com orelha, maltratados enfim...ahhh sei la...minha opinião é essa hehehe...E não me achem chata por causa disso PLEASE !!!!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu já emprestei um livro pra uma amiga muito querida e depois tomei, sabe, acontece que passaram-se seis meses e ela nada de ler, aí não aguentei, se é pra ficar parado numa estante que seja na minha,rs.
    Amei seu blog
    bjs

    http://beletrismos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Minha primeira experiência também não foi muito boa, usaram meu livro para apoiar uma folha de papel e escreveram em cima, o livro voltou marcado e meio destruído, e por falar nele, o emprestei novamente e ainda não me devolveram.

    Mas não consigo dizer não, principalmente quando o livro é bom, quero que mais alguém o leia para que me conte o que achou. Mas também não empresto a qualquer um, sei quem são as pessoas que além de gostar de ler cuidam bem dos livros, seus e alheios hahahahahah

    Abraços!!

    13livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha, depende da pessoa pra quem estou emprestando, se for um amigo próximo e que tenho certeza que não desaparecerá com o meu livro, aí tudo bem! Hahá

    Tenho três livros da minha estante que estão emprestados a três pessoas diferentes...


    http://mondarikc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adore o seu blog, seus post são ótimos.
    Já estou seguindo o seu blog. é sempre vou voltar aqui.
    É aproveito para convidar você para seguir o meu blog. :)
    Abraços ;)

    http://pensamentoliterario5.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  8. Morro de medo de emprestar meus bebês e eles não voltarem... é como uma frase que li hoje na pagina do Skoob; " Eu não compro livros, eu adoto".
    Sou bem assim, morro de ciúmes dos meus filhos, porém quero incentivar a leitura... fico entre a espada e a caldeirinha!!!
    bjks
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka