quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Coldrain


"Me diga o motivo: Por que você liderou este mundo a um grande vazio? Tão decepcionante, agora suas palavras não significam nada. (...) Me diga o motivo: Por que você liderou este mundo a um grande vazio?  Tão decepcionante,  agora nós preferimos morrer a seguir. Não podemos desejar por algo mais brilhante que esse futuro? Líder, você pode nos ouvir gritar?"

Bem... a tradução não é literalmente essa, mas acho que é uma boa adaptação da minha música favorita da excelente banda: Coldrain.
Coldrain é uma J-Band (banda japonesa) que canta em inglês. Foi formada em 2007, apesar de eu só tê-la conhecido há alguns meses já é uma das minhas bandas favoritas.

Eu não acho fácil descrever uma banda, então vou colocar um clipe dela, que mostra bastante sobre como ela é, seu estilo, suas letras. Eu mesma legendei e essa é minha segunda música favorita e tem uma frase que eu amo.
OBS: Perdoem a legenda mal feita, eu ainda estava aprendendo e estava sem um bom programa

Um último detalhe: Coldrain é uma banda para se ouvir alto, num volume baixo se perde muito, então sugiro que aumente o volume antes de ver o clipe.



Eu conheci essa banda, como disse, há alguns meses. Foi engraçado na verdade. Antes de eu trocar meu PC para um bom, eu tinha um bem fraquinho e ele estava dando muitos erros (eu não queria formatar já que já ia trocar) e para rodar PES (o 11 se não me engano), meu PC não estava nem aguentando deixar o Winamp (que eu uso para ouvir música) enquanto eu jogava, então tive de ativar as músicas do jogo, coisa que nunca fiz e tinha uma que eu logo me viciei, então quando ela tocava eu parava de jogar para ouvir e cantar junto, um dia fiquei esperando ela tocar para pegar o nome: era Die Tomorrow, banda Coldrain. Uma procurada no youtube e logo eu virei fã da banda e estava legendando seus clipes. É interessante pensar que isso foi uma das últimas coisas que o PC que eu tanto reclamava me deu: Valeu Godofredo II (sim, o nome do meu PC antigo era Godofredo II - para íntimos Godo - Problem?)

Mais recente álbum lançado em 2011
As músicas de Coldrain sempre trazem algum raciocínio (mas não pense que são cansativas e necessitam de muito esforço para decifrá-las e então aprecia-las, pelo contrário, é algo bastante instintivo e a música em si é sempre boa para fãs do estilo) e muitas falam sobre as batalhas internas que travamos (The Enemy Inside, como diz o titulo de um dos seus discos), e nos faz pensar como muitas vezes somos nós mesmos no nosso caminho: Alguns exemplos são as duas músicas que os clipes inclusive são continuativos: To Be Alive (que trás o refrão: "Sou eu contra eu mesmo dessa vez, eu contra o mundo que escondemos, posso superar e achar uma forma de ficar vivo?") e a música Rescue Me (com o refrão: "Eu posso me resgatar? Antes que seja tudo tarde demais. Eu posso me resgatar? Me salvar de mim mesmo"). Outro bom exemplo, infelizmente não tem clipe que eu saiba (infelizmente pois os clipes da banda são muito bons) é a música 24/7: "O que você diz não importa. Estou mal e estou cansado de ouvir sua voz em mim vinte quatro horas por dia. Agora estou eliminando todo o medo e a dúvida porque eu costumava ceder mas não mais, não mais". Die Tomorrow também trata do "Inimigo Interior" e já começa falando que nada dura para sempre (o que foi uma droga pois eu estava relendo Nada Dura Para Sempre de Sidney Sheldon na época que eu conheci, era só eu pegar o livro que vinha a música na cabeça) e depois nos pergunta se já tratamos algo como se não houvesse valor, e se já nos perguntamos como seria se todos morrêssemos amanhã. Você já pensou nisso? Pense. E pense também em porque nós continuamos prejudicando a nós mesmos.

Só que nem todas as canções são sobre esquizofrênicos (humor negro = off), tem outras como Painting, primeira música da banda que fala apenas do sonho de ser um sucesso: "Alguns dizem que estamos perdendo nosso tempo, mas se você me perguntar: estamos apenas começando. Não é o que temos agora. É o que vamos encontrar. É só o começo. (...) Não é o que somos agora, mas sim pelo que seremos lembrados. Agora e para sempre." Uma outra canção que tem haver até com, digamos, o sucesso é No Escape, e devo dizer que essa música é uma inspiração para mim. Toda vez que me vejo ficar empacada na história que escrevo, ou até mesmo enrolando para escrever mesmo já tendo a ideia, eu a escuto pois ela fala das coisas que queremos e não tem jeito queremos e pronto. Bem o clipe explica melhor do que eu:



Também têm as mais românticas como 8 A.M: "O tempo voa e eu não consigo lembrar a primeira vez que nos encontramos. Agora eu preciso dela como eu sei que ela precisa de mim também. Não pode ficar muito melhor do que isso." E Miss You, que apesar de ser romântica, é mais triste: "Pois onde quer que eu vá, você está sempre na minha mente, mas eu só queria que você viesse hoje à noite porque quando eu ouço sua voz, isso me lembra da escolha que fiz de não estar sempre ao seu lado. E toda vez que você chora, eu mantenho a dor aqui dentro deixando-me com um "está tudo bem" E agora falta dizer, sempre falta dizer: Eu sinto sua falta"

E por último eu não podia deixar de falar da minha música favorita, que inclusive eu comecei esse post. Hollow. Cada vez que eu escuto essa música (e são muitas) eu tenho um pensamento diferente do que realmente está dizendo e gosto disso. Mas também eu gosto da sonoridade dela. A mudança de ritmo. Ela, assim como Six Feet Under, é uma música que mostra muito de tudo de Coldrain, infelizmente não tem clipe, mas se quiser ouvi-la só clicar aqui 

Ainda há muitas outras canções mas acho que não dá para falar de todas. Se esse post lhe inspirou a conhecer mais, além das músicas que eu falei aqui eu tenho de recomendar também:
A Tragic Instinct - Uma música bela e, como o nome indica, trágica (se olhada de certa forma)
Primeiro álbum, lançado em 2009
Rise and Fall - Que fala sobre tudo aquilo que consciente ou inconscientemente nós fingimos todos os dias e que uma hora há um basta.
We're Not Alone - Uma palavra para descrevê-la: Esperançosa.
The Youth - Como o nome indica fala sobre a juventude, sobre os rótulos que nos é dado e em como nós é que devemos mudar isso
My Addiction - Uma música cuja a música em si é mais do que a letra (a letra é bem interessante, mas a música é muito divertida e gostosa de ouvir)
Final Destination - Algo entre Painting, No Escape e 24/7
Confession - Para mim uma das canções mais belas deles, definitivamente a romântica mais bonita.

Entre outras, como eu disse, não dá para falar de todas.

Espero que tenham gostado e que tirem suas próprias interpretações das músicas (uma vez conversei com uma pessoas sobre a banda e em várias músicas nós tínhamos opiniões muito diferentes do que eles queriam dizer e eu acho isso ótimo). Ah, e se quiserem ver mais clipes deles legendado tem no meu canal a grande maioria (acho), a legenda não é 100%, mas acho que vale a pena por causa da banda ^^

"Por que é que sangramos toda vez que sentimos a necessidade de respirar? Se ao menos pudéssemos ver o que o futuro nos guarda, se lá há esperança... "
- Six Feet Under

Um comentário:

  1. Caraca achei que eu era o unico o unico fã do Coldrain no Brasil. Bom saber que tem gente que curti musica de verdade. #coldrainbrasil

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka