segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A Esperança (Jogos Vorazes #3) - Suzanne Collins

"― (...) o pensamento em prol do coletivo normalmente possui vida curta. Somos seres volúveis e idiotas com uma péssima capacidade para lembrar das coisas e com uma enorme volúpia pela autodestruição."

Então eu terminei a trilogia Jogos Vorazes (mais uma meta concluída!) e, como eu não tenho as resenhas dos livros anteriores, e acho que meu pensamento sobre eles é importante para que eu possa falar da A Esperança, deixe-me dar um resumo do que achei deles.

Jogos Vorazes:
Um livro bom, mas nem metade do que falavam (vide que eu li quando a febre começou e todos os blogs que tinham resenha dele sempre o enalteciam). Não consegui ver tudo aquilo que todos falavam, bom, mas decepcionante uma vez que eu esperava mais.

Em Chamas:
Esse sim merece a fama dada ao seu antecessor, talvez por eu ter lido sem esperança (até porque esse eu terminei na sexta, hehe). Achei tudo aquilo que falavam do primeiro, aplicável a esse. Desse livro nunca li nenhuma resenha, então não sei a  opinião geral, mas a minha é que ele é instigante.


Autor(a):Suzanne Collins
Editora: Rocco
BookTrailer:

Sinopse:



E se Em Chamas merece a fama dada ao antecessor, A Esperança não fica atrás. Antes de mais nada saibam de uma coisa, detesto a Katniss e o Peeta. O segundo porque eu não consigo acreditar nele, nesse amor que sente pela primeira e que acho muito forçado. E a Katniss porque ela é o único personagem que eu conheço que consegue ser mimada  tendo a vida que teve e sempre pondo sua família a frente de si mesma. Para mim ela é uma personagem convencida demais, e obtusa em muitos pontos já que basicamente tudo que ela faz é pensando nas pessoas que ama, ao mesmo tempo seus atos parecem totalmente impensáveis e sem nenhuma consideração as pessoas que ama. E tudo isso fica bem claro nesse último livro.

Nós, desde o primeiro livro, ouvimos falar em como ficam os sobreviventes dos Jogos, mas esse livro retrata melhor do que nenhum outro ao vermos a mente da Katniss. Ela está, de todas as formas que vejo, em uma crise existencial. E, com os acontecimentos do livro e um em especifico que acontece bem depois da metade, mas ainda meio longe do final, tudo que pude pensar é quão - e perdoem a palavra em inglês, mas foi a que pensei e que acho que melhor explica - pointless. Parece que o motivo de tudo que a Katniss fez acaba. E que essa empreitada perdeu a razão, ao menos para Katniss. E pouco a pouco, parece que ela vai chegando na mesma conclusão. E, quer saber?, apesar de eu pensar assim, acho que foi perfeito esse acontecimento, porque ele, mais do que qualquer coisa contada nesses três livros, ele em si demonstra um lado negro da humanidade, da guerra.

Toda a trilogia foi uma crítica aberta a sociedade. Aos nossos padrões de beleza, aos reality shows, a nossa humanidade até. E nada poderia demonstrar tanto tudo isso como esse acontecimento.

O que tornou o resto do livro triste, porém mais claro. Mais aberto até.

"Presa há dias, anos, séculos quem sabe. Morta, mas sem permissão para morrer. Viva, mas totalmente morta. Tão só que qualquer pessoa, qualquer coisa, independentemente do quanto essa pessoa ou essa coisa fossem horríveis, seria bem-vinda." 

Deixando de lado isso, há vários outros pontos a considerar. O trio amoroso que nunca me convenceu (não acredito no amor do Peeta, e Gale só ganha um papel importante mesmo nesse terceiro livro), se torna mais inteligente. Estou achando difícil falar sem soltar nenhum spoiler então se você ainda não leu pule para a próxima parte da resenha, se já, clique em "mostrar" abaixo.


O livro em si foi mais inteligente. E nós nos aprofundamos muito mais na Katniss. E em quão perturbada  para dizer o mínimo, ela ficou. Mas também nos aprofundamos na mente humana. Na hipocrisia. No medo. Na sede de poder.


Então, A Esperança foi, dos três, o melhor livro. Ele foi aquele livro de "Só mais um capitulo" e cada capitulo tinha algo para contar. No fim, ao fechar o livro, pensei nas diferenças entre o mundo de hoje e o mundo de Katniss, e pensei se elas realmente são tão grandes assim.

“Mil momentos invadem minha mente. Todas as vezes que esses braços foram o meu único refúgio contra o mundo. Talvez não totalmente apreciados naquela época, mas muito ternos em minha memória, e agora desaparecidos para sempre.” 

A Esperança foi um livro muito bom. De uma saga muito boa, mas que pecou um pouco em seu primeiro livro e dele para frente apenas melhorou gradativamente.

Nota 4/5

E, agora, fora da resenha, gostaria de acrescentar uma coisa. Não é algo que eu goste de comentar porque quando faço uma resenha quero avaliar apenas a história e meus sentimentos quanto a ela, mas Rocco, fala sério, já é demais, né? Todo livro da editora Rocco deixa a desejar na revisão. Frases meio sem sentido, falta de pontuação, isso já espero quando pego um livro dessa editora. Mas nesse livro tava demais, até personagem escrito com nome errado teve (o que, infelizmente, não posso dizer que seja a primeira vez com a Rocco). Concordância quase não existia em vários parágrafos. Eu tento avaliar aqui apenas a história e minha experiência ao lê-la, mas esse última foi muito prejudicada pela Rocco.

Por favor, não venham com aquele papo de "Não gostou da tradução, então vá ler o original". Não é assim que funciona, se uma editora quer me dá a opção de ler na minha língua  então ao menos tem de tomar cuidado para fazer corretamente ou então deixe para outra.

6 comentários:

  1. Jogos Vorazes está na minha meta de leitura também, até porque eu ganhei esses livros no Natal de 2012 (risos)
    Eu vi o filme e adorei e quero agora ler pra tirar minhas conclusões sobre ele, porque cada um tem seu ponto de vista das histórias, então ninguém pode se basear em tudo que comentam. Vc tirou sua conclusão dizendo que não é muito bom...e tem gente que fala que ele é ESPETACULAR...então cada leitor tem que analisar o que agrada né ? Sempre vai ser assim...Não tem jeito !! hehehehe

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uma pena os erros editoriais, isso acaba sendo um ponto bem negativo. Não tenho certeza se leria, apesar de parece ser uma serie bem interessante, não é exatamente meu estilo, quem sabe um dia =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Tem como não gostar dessa trilogia? Pena que a tradução não ajuda :/

    Livráticos

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de Jogos Vorazes! Acho os dois primeiros livros ótimos, mas o terceiro deixa muito a desejar.

    Rebecca
    comodevorarlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou enrolando há muito tempo pra começar a ler a trilogia e ainda não comecei hahaha. Mas estou pretendendo, todo mundo fala que é legal e tal... Muito interessante sua resenha Bruna!
    Beijos,
    Renata.

    ResponderExcluir
  6. Comprei o box esse mês... espero conseguir ler em março... estou super curiosa, adorei o filme, e como os livros sempre tendem a ser melhores acho que vou adorar!!!
    Bjks
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka