quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O Melhor de Mim - Nicholas Sparks


Mas acredite quando digo que nossas lembranças são curiosas. Ás vezes são fiéis, mas outras vezes se transformam no que queremos  que sejam. 

Os últimos livros de Sparks que li foram realmente bons, e elevou o autor em minha concepção, mas aí eu li O Melhor de Mim.

Título Original: The Best of Me
Título Nacional: O Melhor de Mim
Subtítulo: O Primeiro Amor Deixa Marcas Para a Vida Inteira
Saga:--
Autor(a): Nicholas Sparks
Resenhas Anteriores do AutorUm Homem de SorteUm Porto Seguro, Um Amor para Recordar
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Sinopse

O melhor de mim conta a história de Amanda e Dawson. Ambos cresceram numa pequena cidade do sul. Ela era a popular da escola, que vinha de boa família. Dawson era o cara quieto que vinha de uma família de criminosos. Apesar disso eles se apaixonaram, porém, por conta dos problemas envolvendo a família de ambos, eles se separam. Passam-se décadas e, quando um amigo em comum morre, eles acabam se reencontrando na cidadezinha. O problema é que a família de Dawson não está nada feliz em vê-lo ali, assim como Amanda tem a própria família com marido e filhos para se preocupar, ainda que nenhum dos dois tenham realmente se esquecido..

Era uma vida simples, (...) em que a felicidade e o amor vinham nos pequenos detalhes do cotidiano. Uma vida digna e honrada, não sem tristezas, mas gratificante de uma maneira que poucas conseguiam ser. 

O melhor de Mim foi um livro muito enjoadinho para meu gosto. Tem aquele quê a lá Diário de uma Paixão, aquele amor incrível, mas que não vai a lugar nenhum. Só voltas e voltas... É aquilo "Ah, eu o amo, porém eu sou casada, por outro lado ele é o amor da minha vida, porém, contudo, entretanto" AH! E isso acontece por parte dos dois. Ambos, Dawson e Amanda são personagens chatos. Ele simplesmente é travado, não avança, sabe?! Eu fiquei com vontade de dar um tapa nele e gritar "Já fazem 20 anos, supera!" e ela é tão infantil e egocêntrica (como muito bem apontado por sua mãe) que me dá nojo.

E, ainda tem o detalhe, que não acreditei no amor dos dois. Por um motivo: a adolescência de ambos é contada rapidamente, e então eles já estão adultos e ainda se amam perdidamente, e não teve nada para realmente me fazer crer nesse amor tão forte.

Só é possível fugir do passado quando se encontra algo melhor, (...) era o que todas as pessoas faziam. Todo mundo cometia erros, todo mundo se arrependia. 

Ainda assim, o livro tem um certo mistério, especialmente aqueles envolvendo espíritos (e Sparks gosta e sabe fazer isso bem) que foi o que mais me fez avançar, ou melhor, o que me fez desistir de desistir.

Uma coisa interessante é que o livro tem algumas historinhas intercaladas entre os capítulos da história principal, historinhas que falham em entreter, de fato são chatinhas até, contudo, quando chega ao final, nós podemos vê-las todas se interligando, o que é bem legal.

E há seu final, é curioso que este é diferente do que Sparks está acostumado a nos dar, entretanto, ainda assim na história em si, seu final foi um tanto óbvio, fica claro capítulos antes de ser contado, o que acaba tirando a emoção de algo que poderia ter sido um bonito final, apesar dos pesares. Aliás, isso acontece com quase todos os mistérios, um tempo razoavelmente longo antes de ser contado, fica meio ali na cara.

Afinal de contas, o amor sempre diz mais sobre quem o sente do que sobre a pessoa amada. 

O Melhor de Mim definitivamente não é o melhor de Sparks, falha em muitos níveis, e até onde acerta é através de falhas. Não o recomendo.

Nota 1/5 - Ruim

  • Não achei nenhum erro no livro. Parabéns a editora Arqueiro
  • Eu gostei da capa. Geralmente não gosto, mas achei essa bem bonitinha, aparentando em cima eles jovens, e embaixo o que seria eles na época que o livro passa.
Minha Edição (clique para aumentar):

4 comentários:

  1. Por isso que eu acho suspeito um autor escrever e lançar livros como coelho no cio. Sério, nem todos eles(livros)podem ser esse blá...blá...blá todo, o pessoal surta, mas eu fico de longe olhando, não me atrevo a ir lendo um atrás do outro. O Nicholas escreve bem, disso não tenho dúvidas, e ele meche com nossas emoções, isso fica intrínseco, mas não acontece de fazer isso em todas as obras que estão saindo pelos ladrões em todas as livrarias. Adorei sua opinião sincera e obrigada pela dica, esse título eu não lerei.
    Acho que romance tem que fazer acontecer no coração do leitor.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Sabe que comprei muitos livros do Nicholas numa promoção do submarino e até agora só li 2, eu acho. E sempre fico com o pé atrás quando pego num livro dele. Sei que tem alguns bons e outros ruins, assim como deve ser esse.
    Parabéns pela sinceridade e pela resenha, ficou ótima.
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. rs, é uma historia super chata e previsível.
    E me perguntou como algumas pessoas dizem que conseguem chorar ao ler
    '-'

    http://meucoracaonacaneta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eita, 1 estrela.
    Quando a gente sente que tem que dar 1 não adianta. Eu acabei de ler uma resenha sobre Uma longa jornada e era rasgando elogios, ai abro o seu blog e vejo isso rsrs que duvida.
    Muito bom os pontos que voce levantou e se tem algo que me irrita é amor assim que surge do nada sem explicação. E pra ser sincero, cada vez menos me dá vontade de ler algo do Nicholas justamente por tais criticas. Enfim, pode ser que eu dê uma chance pro autor, mas é bem remota.
    Beijos, Bruna.
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka