sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Relido: Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks


Não poderia descrever adequadamente a intensidade do que estava sentindo naquele momento. Amor, raiva, tristeza, esperança e medo, juntos em um remoinho, intensificados pelo nervosismo que tomava conta de mim. (...) De repente, eu sabia que nunca havia sentido algo tão forte por outra pessoas como acontecia naquele momento. 
Considerava Um Amor para Recordar meu livro favorito de Sparks, ainda que eu não o achasse o melhor do autor (vai entender...). Mas quando eu coloco a lógica na mesa, vejo que é algo sem sentido.

Título Original: A Walk to Remember
Título: Um Amor Para Recordar
Subtítulo:--
Saga:--
Autor(a): Nicholas Sparks
Resenhas Anteriores do AutorUm Homem de SorteUm Porto Seguro 
Editora: Novo Conceito
Páginas: 184
Sinopse:


O livro tem um ritmo agradável, você vai se envolvendo aos poucos com os personagens, mas ao mesmo tempo não é aquele livro que você pega e lê por horas. Eu pessoalmente não consigo fazer isso com ele, leio lentamente, de pouco em pouco. Ainda que me prenda, eu leio poucas páginas e tenho a sensação de estar lendo por horas e horas.

― (...) isso contece porque você está assustado, e se sente perdido. Mesmo que você se esforce, as coisas continuam a ficar cada vez mais difíceis ― para vocês dois. E mesmo com tudo o que você faz, parece não haver uma solução. 

Os personagens é algo curioso, todos tem suas personalidades e até complexidade, mas não são tão trabalhadas. Isso apenas acontece com os dois principais - Landon e Jamie - e enquanto eu não gosto nem desgosto de Landon, ele é apenas um adolescente que gosta de zoar, mas também é uma boa pessoa, eu considero Jamie detestável. Vocês já ouviram aquela - como chamar? Piada? Anedota? - que fica assim: "Existem pessoas legais e pessoas chatas, mas pessoas super legais geralmente são insuportáveis!"

Essa é a Jamie, é como ela é e como ela é vista por todos no livro. Não que a odiemos, mas... Como Landon demonstra durante o inicio da história, é algo complicado, faz com que nos sintamos mal sobre nós mesmos. É um tipo de pessoa que acho que todos gostariam de conhecer, mas que ninguém realmente iria querer ter como amigo. Isso, na verdade, é bem demonstrado durante a leitura.

Embora não estivesse falando aquilo para fazer com que eu me sentisse culpado, era exatamente assim que me sentia. Era uma das razões pelas quais era tão difícil tolerá-la, mas, naqueles dias, estava começando a me acostumar. Aprendi que ela poderia ser tudo, exceto uma pessoa normal. 

O que eu acho mais curioso sobre esse livro é que, aqueles que correm para esse mesmo tema, muitas vezes demostram as pessoas jogando tudo para o alto e apenas se divertindo. Jamie é ao contrário, ela quer apenas viver normalmente. E, o mais curioso, acabamos descobrindo que ela não muda por nada, aquele é o jeito de ela ser, não é a situação, é apenas como ela é. Isso é um tanto admirável, devo dizer, ainda que o jeito de ela ser não seja exatamente.

Ainda assim há algo nesse livro que me estressa profundamente, me estressou na primeira vez que li, me estressou agora. Logo no início do livro, lá no prólogo, Landon fala assim:"Essa é minha história e prometo contar tudo" e a penúltima frase do livro (sem spoiler) é ele falando que há algo que ainda não contou e então vem uma frase que torna tudo completamente incerto e fim. Não sou fã de finais abertos, mas se for ter, então não minta para mim sobre isso.

E tudo de que eu me lembro foi que, naquele momento, quando nossos lábios se tocaram pela primeira vez, eu sabia que a lembrança duraria para sempre. 

É um livro emocionante? Sim, em certas partes é e muito. É um livro que recomendo? Se você gostar de romances aguinha com açúcar, então com certeza. Mas não sei o que estava pensando quando o elegi meu favorito de Sparks tanto tempo atrás, é bom, mas definitivamente não é o favorito. Acho que apenas meu gosto mudou um pouco mais.

Nota 3/5

  • A revisão é boa. Não achei nenhum erro (ao menos nenhum gritante)
  • Eu não gosto muito dessa capa, é bonitinha, mas não gosto da garota da capa, não bate bem com a Jamie que nos é apresentada.


Minha Edição (clique para aumentar):

7 comentários:

  1. Sou totalmente apaixonada por esse livro
    Beijos
    http://cupcakevirtual2012.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li três titulos do Nicholas, e
    nenhum me prendeu completamente, mas
    tenho alguns titulos dele que desejo, vou
    dar outra chance a ele, gostei da sua resenha.
    Também não gosto dessa capa.

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Você releu?? Nossa que vergonha tenho esse livro a séculos e nunca li
    amo as estórias de Nicholas, mesmo com tudo que a escrita dele trás, eu já li vários dele e tenho quase todos, não me incomodo com os romances agua com açucar, pelo contrário as vezes preciso muito ler algo do tipo, adorei a resenha. Pena que não tenha gostado muito do livro

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti o filme, achei bonitinho mas nada atraente, e pelo seu relato é bem o que penso a narrativa. Na verdade nunca li Sparks, romances assim me dão agonia D:

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tão bom reler livros, eu adoro *-*
    Eu nunca li, (tenho o livro), mas já vi o filme e é uma história de amor linda! Quem curte o N. Sparks, ama muito!! haha

    Adorei as suas impressões sobre o livro, algumas foram bem parecidas com as impressoes que tive vendo o filme! E descobri algo que nao havia percebido vendo o filme! haha

    Beijos
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amo esse livro...
    xadozinho de anos ;D
    Beijinhos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse é o meu preferido dele, com certeza. Também não li tantos assim, é o meu preferido dos poucos que já li.

    Gostei muito das suas considerações. :)

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka