domingo, 25 de agosto de 2013

Abandonei: God of War - Matthew Stover, Robert E. Vardeman


Kratos ficou imóvel por um logo tempo, sentindo uma emoção desesperadamente estranha. Ele ficou maravilhado com isso, com esse sentimento. Ele não conseguia se lembrar da última vez que havia sentido algo assim.
Ele se perguntou se poderia ser esperança. 


O "Bom da Guerra" não é bom de livro...

Título Original: God of War
Título Nacional: God of War
Subtítulo: A História Oficial que deu Origem ao Jogo
Saga: God of War, #1
Resenhas Anteriores da Saga:--
Autor(a): Matthew Stover, Robert E. Vardeman
Resenhas Anteriores do Autor: --
Editora: LeYa
Páginas: 383
Lido até: 241


Antes de mais nada, quero deixar claro que eu sei que God significa 'deus' e não 'bom', Bom da Guerra é apenas uma piada comum entre gamers por conta da quantidade de pessoa que falam  Good of War.

Enfim, agora vamos a resenha (pode ser considera resenha se não terminei de ler?)

God of War é um jogo que meu irmão ama, eu tentei jogar, mas não curti, porém meu irmão, por amar, acabou me contando toda a história que é bem interessante além de ser mitologia grega (que eu amo). Então decidi ler o livro, mesmo sabendo todos os segredos, achei que seria uma boa experiência. Eu estava errada.

Não poder vencer não era motivo para desistir. 

Como a sinopse do skoob estava cheia de spoilers, deixe-me fazer uma para vocês: A história acompanha, em terceira pessoa, ora Kratos nosso principal tentando completar a missão dada por Atena - encontrar a caixa de Pandora, único item capaz de fazer um mortal matar um deus -, ora acompanha a própria Deusa da Sabedoria usando toda sua artimanha para fazer os olimpianos ajudarem Kratos e ficarem contra Ares que parece estar enlouquecido. Kratos por sua vez, faz o trabalho para que Atena o ajude a se recuperar dos pesadelos frequentes que tem, e também faz por odiar Ares por algo que o Deus da Guerra lhe fez (sendo que anteriormente Kratos o servia) e que lhe acarretou nos pesadelos.

E esse mistério do que exatamente foi fica no livro, nos dando pedaços para montar, mas até onde eu cheguei, não falou de verdade o que houve. Porém eu sabia, eu sei, meu irmão que jogou, me contou tudo, lembram? E acho que essa é uma das razões por eu ter abandonado,  talvez se eu não soubesse dos segredos, eu teria insistido apenas por causa da áurea de mistério que o livro cria. Mas esse é o único ponto positivo dele, então fico feliz de saber e poder abandoná-lo em paz, porque o livro tem um grande problema: Sua narrativa.

Recuar não fazia parte da sua constituição. Vencer ou morrer. Como sempre.

Imagine-se sentado numa sala e ao seu lado tem alguém jogando um jogo na televisão. E você está assistindo porque não há nada além para fazer. Essa é a sensação que eu tinha ao tentar ler. Como não se o autor estive apresentado a história do jogo no formato livro, mas sim o jogo no livro. Grande diferença. Então isso acaba nos trazendo parágrafos enormes de coisas chatas, de milhares de mortes que - ok, é a marca do Kratos - mas que são desnecessárias ali no livro. Com exceção das partes de Atena que realmente são legais, o livro faltou conteúdo.

Por conta disso abandonei, e é por isso que não irei dar nota, afinal não terminei de lê-lo para poder avaliá-lo como um todo. Entretanto não o recomendo a ninguém. A história de Kratos é realmente boa, especialmente para quem gosta de mitologia grega, mas se quer conhecê-la, jogue o jogo se gosta do estilo, pergunte a quem jogou, procure no wikipédia... Enfim, é uma excelente história que vale a pena conhecer, pena que o livro não valha.

Então ele se levantou e soube que podia continuar lutando. Pela honra, por Atena – e por que era tudo que ele sabia. 

  • O livro tem uns erros de português um pouco irritantes, além de partes faltando letras e uma repetição de palavras chatas (especialmente a palavra "Ele", sério, Kratos tem diversos nomes para ser chamados, use-os!).
  • A capa é relativamente bonita. É bem feita, mas é muito estilo game, o que, considerando a narrativa, cabe bem.
  • O jogo que deu origem ao livro, não o contrário, apesar do que diga o subtitulo do livro.
Minha Edição (clique para aumentar):

7 comentários:

  1. Dessa leva "gamer" um dos que me chamaram atenção foi o Assassin's Creed apenas. Realmente a capa dele é linda, mas não adianta nada se a narrativa é pesada ou chata, quero passar longe da série depois do seu review HAHAHAHA.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Agradeço sua resenha pois ia comprar esse livro para o meu filho. Ele é viciado em games, adora jogar, se deixar fica 24 horas no play e God Of War até minha filha de 5 anos já jogou...rsrs
    Mas acho que dar esse livro pra ele que tem 12 anos seria desperdício. Pelo menos por enanto.
    Gostei do modo como expôs sua opinião , mesmo não tendo terminado a leitura.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de livro não é dos que me interessa, mas gostei da sua resenha e talvez algum dia eu dê uma chance e leia esse livro. Vou anotar! ;)

    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Vim aqui te avisar que te marquei em uma tag (http://www.bookolicos.com/2013/08/tag-nacional-versao-otavio.html)

    Otávio Braga || www.bookolicos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna! Tudo bem com vc?
    Que pedir desculpas pela minha ausência, aconteceu uns probleminhas esse mês, mas Graças a Deus está dando tudo certo e eu estou voltando. \o/

    Eu comprei esse livro para o meu namorado e ele também abandonou, não conseguiu terminar de ler.

    Te indiquei para responder uma tag, depois confere lá! :)

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/2013/08/tag-como-eu-leio.html

    ResponderExcluir
  6. Quando vi este livro fiquei animado por conhecê-lo porque gosto demais deste jogo. Gostei da sua opinião sobre o livro, vou analisar um pouco mais antes de comprá-lo.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca senti vontade de ler esse livro justamento por já ter jogado o jogo, e depois desse post então...

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka