sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Castle


Hoje decidi falar dessa série que comecei a ver recentemente, e em poucos dias vi todas as cinco temporadas já lançadas. Se trata da série Castle, uma série policial cheia de romance e comédia.


A série conta a história do escritor policial bestseller do New York Times James Patterson Richard Castle. Castle se encontra no meio de um bloqueio de escrita depois de matar seu personagem principal e não sabe mais sobre o que escrever e aí que entra a detetive Beckett. Ao se cruzar com um assassinato que usa como inspiração  os livros do autor, ela acaba chamando-o para ajudar. O escritor se impressiona com as habilidades da detetive e encontra nela sua inspiração para sua próxima personagem, então, pedindo um favor ao seu grande fã, o prefeito, Castle passa a fazer consultoria na Policia de Nova York, seguindo Beckett onde quer que ela vá, independente do fato de ela não gostar nada disso.

Castle e Beckett são duas pessoas muito diferentes, ela é cética e ele completamente sonhador. E isso nos é demonstrado a cada caso que eles investigam, enquanto ela procura a coerência, as coisas, digamos, mais normais para responder as perguntas, Castle sempre fantasia sobre as possibilidades, colocando a culpa dos assassinatos em múmias, em aliens, em viajantes do tempo, zumbis, vampiros, enfim.. E é no meio que os dois se encontram e acabam formando, para grande surpresa, uma excelente dupla.

São dois personagens excelente, e desde o primeiro episódio você já se apaixona por eles, e já começa a torcer para que os dois fiquem juntos.

Os personagens da série são todos muito bons, inclusive os secundários, desde aqueles que só aparecem de vez em quando como o legista Perlmutter que trás ótimas tiradas quanto ao fato de Castle não ser um verdadeiro policial, até aqueles que sempre estão ali como o detetive Ryan que volte e meia se deixa levar pelas teorias malucas de Castle.

Ainda assim, Castle é de fato o melhor personagem. Ele é engraçado, charmoso, bobo, meio nerd,  um paizão (aliás, seu relacionamento com sua filha - que é muito mais madura do que ele, diga-se de passagem - é uma das coisas mais bonitinhas da série). De fato, um fofo. E além de tudo, ele ainda é um escritor, que para mim pessoalmente é algo sensacional. A série tem vários momentos e conversas memoráveis, mas uma das minhas favoritas é uma que foi maios ou menos assim:
Castle: "Houve um novo assassinato e você não me chamou?
Beckett: "Castle, você disse que precisava terminar um capítulo!"
Castle: "O que significa, na língua dos escritores, me dê um motivo para procrastinar!"
Outro ponto muito legal da série, são seus convidados. Pelo menos para mim, parece que a maioria é conhecido de outras séries, às vezes sendo o personagem principal daquela trama, outras com uma participação tão minuscula que você tem de parar e ver de novo se é realmente conhecido. Ainda assim, um dos convidados especiais mais interessante é sem dúvida um autor que pouco a pouco está se tornando um dos meus favoritos. Autor que citei aqui no início desse post. James Patterson. O próprio Patterson, junto de outros famosos autores policiais, costumam aparecer na série como parte do grupo de Poker do Castle, o que é muito legal (além de Patterson ter nos dado uma confirmação: Ele não irá matar Alex Cross.).

Outro fato muito legal é que os livros de Richard Castle que são citados na série, existem! Eles foram escritos e estão a venda com o mesmo nome, mesma capa e pelo autor Richard Castle. Infelizmente nenhuma editora trouxe para o Brasil =/. Contudo, quem se garante de ler um livro inteiro em inglês (pessoalmente, acho que ainda não estou nesse ponto), pode comprá-los pelo Saraiva.

É uma série verdadeiramente deliciosa de assistir. Os casos complexos, as muitas risadas que se dá - eu pelo menos muitas vezes dou pause para rir - e o romance que é construído torturosa, lenta e belamente entre Castle e Beckett que faz você a cada episódio ter vontade de gritar: "Fiquem juntos logo!". Então para quem gostar de algo no estilo, eu mais que recomendo. Castle atualmente terminou sua quinta temporada e irá voltar para a sexta em setembro.

13 comentários:

  1. "A série conta a história do escritor policial bestseller do New York Times James Patterson Richard Castle." kkkkkkk adorei o bom humor.

    Conheci a série naquelas madrugas da Globo acho que ano passado, curti a ideia mas não cheguei a baixar e só vi uma temporada :( é difícil uma série policial que não "copie" CSI, e Castle é uma das únicas atualmente que não fazem isso.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru!

    Eu sempre vejo propaganda desta série, mas como meu tempo é meio curto, prefiro não assistir porque depois quero ver a temporada inteira, não consigo e fico frustrada!!! Mas agora com seu comentário acho que vou tentar ver... :D

    Beijos!!!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
  3. Eaê Bruna?!

    Nunca tinha visto ninguém falar desta série, mas você falou de um modo tão... que estou louco para assistir e ler os livros, a maioria das vezes gosto de séries policiais, e achei muito interessante a questão dos livros, porque torna mais interessante a história toda, faz a gente imaginar que os personagens estão vivos, andando por aí.
    E só!
    Até! o/
    Otávio Braga || www.bookolicos.com

    ResponderExcluir
  4. Oii, sempre vejo comentários sobre a série num grupo de loucos por series no Facebook, mas nunca vi nada sobre. Estou evitando começar novas séries, porque lidar com 25 séries, ler e estudar em ano de vestibular não vai ser muito bom :P
    haha

    Beijos
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruna, eu nuca ouvi falar dessa série mas ela me chamou bastante a atenção, gostaria de um dia assisti-la, mas por enquanto estou atualizando várias que eu estou atrasado. :)

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Vi essa série anunciando a algum tempo e confesso que
    estava tão obcecado por outras que estava assistindo que nem dei
    muita atenção para ela.. Mas agora, acho que vou dar uma chance

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hey
    sou doida pra começar essa série.
    Vi uns epis na madruga da Globo e curti
    Gosto de séries investigativas!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. nossa, se eu tivesse tempo para acompanhar muitas séries, eu iria acompanhar todos que o pessoal do blogsfera indica kkk sempre são séries boas!

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Essa série é bem legal, tenho uma amiga que é super fã. E de vez em quando eu assisto também hehe
    Adorei o post :D

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro a premissa desse série!!!
    Minha mãe a ama de paixão, mas eu resisto para não assistir com ela. Estou acompanhando várias, se colocar mais alguma, me perco. hehehehe
    Amei essa sua postagem super explicativa!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti os primeiros episódios dessa série quando passava na Globo, de madrugada, e adorei! A ideia de um escritor detetive é realmente original; afinal, quem tem a habilidade de elaborar os mais complicados crimes em sua trama, tem também a capacidade de solucioná-los na vida real, rsrs. Além disso, é uma série muito divertida e, vamos concordar, com altas doses de romance! Adorei o post!

    Gostei muito do seu blog, estou seguindo!
    O meu ainda tá começando, quando puder fazer uma visitinha lá, ficarei muito feliz em te receber!

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
  12. Bruna, ainda não vi a série, mas sempre que leio uma dica sua de series e vou ver acabo ficando fan, terei de começar a assistir essa já...já.
    Adorei toda sua opinião sobre do que se trata a história e embora eu não seja muito fan de séries policiais essa eu me interessei, já que tem escritor/humor/romance. Tudo isso num só pacote deve ser realmente inspirador. Vou ver \o
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  13. *---------------------* CASTLE <3 super fã desta série.
    Amo demais séries policias e considero Castle a melhor série deste gênero, pois além dos casos intrigantes, considero divertida em muitos momentos.
    E que venha sexta temporada logo *-*

    http://maisquelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka