quinta-feira, 18 de abril de 2013

TOP Fora de Ordem: Li e Quero Ler de Novo

 Eu adoro tops, então decidi trazer pro blog. Não há data certa, mas pelo menos uma vez por mês vou tentar trazer. O top não tem ordem, sendo assim nenhum é mais ou menos. Geralmente vai ser cinco, mas de vez em quando pode ter menções honrosa.

Existem sempre livros que ficam conosco para sempre. Que lemos várias vezes e sabemos que queremos ler de novo. Nos emocionam e nos fazem rir diversas vezes. Às vezes lembramos as palavras antes mesmo de lê-las e, ainda assim, ao lê-las de verdade, nos fazem sentir bem.
E, ainda, há aqueles livros que cada vez que você lê, parece ser um livro novo. Lhe vem novos pensamentos. Você pensa: "Ah, seria que era isso e não isso que ele quis dizer?".

Atualmente não tenho relido muitos livros, mas um tempo atrás eu fazia e muito. E pretendo voltar, não tanto quanto antigamente, mas de vez em quando. Decidi fazer esse top para mostrar alguns dos quais.


Meus primeiros, já velhinhos, livros



A  saga Harry Potter é, para mim, como tenho certeza de que é para muitos, um verdadeiro marco. Meus primeiros livros foram dessa saga. Foi ela que me tornou uma leitora mais ávida (já lia, mas não muito). Reli várias vezes todos os livros, mais do que sou capaz de lembrar. Ri e tenho vários momentos cômicos gravados na cabeça (Sra. Weasley (falando com Rony):"Monitor! Igualzinho a todos da família." Jorge:"E Fred e eu somos o quê? Filhos do vizinho?") chorei muito (A morte que ocorre nos sexto livro - evitando dar spoiler - foi a primeira vez que chorei com um livro e, até hoje, talvez seja o momento que eu mais chorei entre todos que li).

Faz tempo que não leio, e atualmente ando com muita saudade, por isso já estou relendo o primeiro






As Vantagens de Ser Invisível é um dos meu livros favoritos. Aliás, ele divide o primeiro lugar com Os Miseráveis. É um livro que me tocou muito. Me fez chorar. Me identifiquei.  O li nem tem muito tempo e já estou morrendo de saudade do Charlie. A bem da verdade é que, no segundo que fechei o livro, já estava querendo ler de novo.






  Os Miseráveis como falei é meu livro favorito. E só li a versão resumida aí do lado e tenho vontade de ler a completa. Mas mesmo aquela pequenininha que meu irmão ganhou num concurso de poesia na escola e me deu. Aquela numa linguagem mais simples feita para estimular crianças e adolescentes a lerem (missão cumprida para mim), mesmo aquela eu tenho saudade. E fico muito triste em tê-la perdido ao mudar de casa. A verdade é que, mesmo eu comprando a versão completa, ainda irei querer ter a resumo. Porque é uma linda história, que me ensinou muito em suas poucas páginas e isso é bastante incrível se parar para pensar.







A Arma Escarlate é outro livro que li não tem tanto tempo (menos de um ano) e que não me marcou tanto quanto os outros da lista. Não entendam mal, é muito bom. Mas em circunstâncias comuns não entraria nesse top. Qual a circunstância incomum? A primeira vez que li, li cheia preconceitos, não é algo que eu me orgulhe, mas foi como foi. Então nas primeiras cem páginas do livro, basicamente tudo que eu via eu tentava ligar e transformar num plágio de HP, por fim o livro me conquistou e mostrou que não é uma fan-fic (coisa que não gosto), não é um plágio. Muito pelo contrário, é um livro bem diferente dos de Harry Potter que apenas se baseou, e com isso fez um homenagem, àquele mundo que amo tanto. Por isso queria ler de novo. Ler do início ao fim mais uma vez, porém sem procurar "chifre em cabeça de hipogrifo". Apenas reler e apreciar pelo que ele é: Uma boa história nacional homenageando uma excelente história britânica.




O Outro Lado da Ilha foi um dos primeiros livros que me lembro de ler, talvez até o primeiro, não sei com certeza. Faz parte da brilhante série Vaga-Lume. Foi os meus livros iniciais e, dos que li, esse é um dos que mais me marcou e me lembro de ter gostado muito. Mas não lembro direito dele e adoraria reler assim como vários outros da série. Aliás, adoaria ter toda a coleção (infelizmente só tenho um, que também é um dos melhores que é o Na Barreira do Inferno).








E é isso. Esse foi o primeiro top aqui do blog. Quero muito reler esses livros e assim que o fizer, podem ter certeza de que trarei uma resenha deles.

2 comentários:

  1. Adorei essa nova coluna, super legal. :)
    Tenho MUITA vontade de reler HP também, assim como você, foi essa saga que me introduziu na literatura.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Amiga me identifiquei com sua postagem, porque um dos livros que li já repetidas vezes foi a saga Harry Potter. Teve livros que li 5 vezes (risos) Mas estou querendo vender ou dar os meus livros para comprar outros, porque os meus estão bem desgastados de tanto que eu os li =x Mas enfim...Eu gostei da sua postagem, até porque eu também gosto de relembrar meus livros. Por isso que os amo tanto xDDD

    Enfim...olha linda, depois passa no meu cantinho que ta cheio de novidade. bjokas e bom final de semana para você !

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka