quinta-feira, 10 de abril de 2014

A Queda dos Cinco - Pittacus Lore



Resenha SEM spoilers desse (e mínimo dos anteriores)
Título Original: The Fall of Five
Título Nacional: A Queda dos Cinco
Subtítulo: --
Saga: Os Legados de Lorien , #4
Resenhas Anteriores da Saga: #3
Autor(a): Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Lido até: Concluído
Sinopse 
A Queda do Cinco continua de onde a Ascensão do Nove parou. Agora com quase toda a Garde, sobrevivente, reunida eles decidem começar a treinar enquanto procuram pelo número Cinco e após encontrá-lo a preparar seus planos.

Agora você me pergunta, essa é toda a sinopse? É. O livro foi isso, as primeiras cem páginas eles procurando Cinco, o resto  eles com ele, enquanto tentam bolar planos e treinar para a atacar os Mogadorianos. Mas isso não quer dizer que o livro foi, necessariamente ruim, pelo contrário, foi bem divertido.

Teve uma grande variedade nele, ação, comédia. Foi tranquilo e gostoso, exatamente a leitura que eu precisava no momento.

Nesse livro a história é contada, em primeira pessoa, pelo Quatro, a Sete e Sam (que eu adoro e tava com saudade). E, ele continua com o mesmo problema do seu antecessor nesse quesito que é: O capítulo começa e você não faz ideia de quem está falando, não há uma indicação clara. Muitas vezes li uma página inteira achando que era personagem X falando e tive de voltar tudo depois ao descobrir que era personagem Y.

Mas o fator mais importante desse livro é Cinco, o tão esperado membro da Garde. Que foi uma decepção, tanto para leitor quanto para os personagens. Tanto ele ao aparecer, até o momento em que sua história vai desenrolando, achei muito fraquinho e um tanto forçado, apesar de ter entendido o paralelo que foi criado ali, não convenceu de verdade.

E o final novamente foi intenso. No fim os três personagens que conta a história acabam se separando (às vezes uma sala de distância, mas ainda assim), e cada qual cria uma história, por assim dizer, que fica desesperador e cada capítulo vai trocando entre os três e cada qual terminando num cliffhanger que dá vontade de pular o capítulo do próximo personagem só para saber o desenrolar logo e depois voltar. E, apesar de dar um aperto no coração em cada um deles, e de eu ter imaginado o que iria acontecer, não a imaginei a quem e isso me assustou e, após eu sair daquele desespero das páginas finais, realmente me entristeceu.

Então, apesar de talvez ser o mais fraquinho da saga até agora, A Queda do Cinco foi um bom livro, que seguiu a risca o modelo dos seus antecessores, e me deixou no aguardo do próximo.

Nota 3/5
  • Erros, não muitos, mas em péssimas horas e, o que é pior, com os nomes dos personagens. Você sabe quão difícil é descobrir que é o Sam contando a história quando eles colocam o nome dele em terceira pessoa quando deveria estar escrito Seis? 
  • Falei antes, falo novamente, amo as capas da saga, ainda que não as entenda muito. A Queda dos Cinco eu entendi perfeitamente, então, show!

5 comentários:

  1. Eu li o primeiro livro da série e gostei. Espero continuar gostando dos outros. Pretendo ler o segundo em breve.

    Gostei da resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  2. Tá ai uma série que pretendo começar e sempre "deixo na fila" não vi o filme, só depois de ler o primeiro que farei isso. Também divide muitas opiniões, alguns (vários) blogueiros não curtiram o primeiro e pararam D:

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estou querendo ler essa série,
    tenho os dois primeiros volumes mas que adquirir pelo menos mais um antes de embarcar na leitura, sou fã do filme, espero curtir o livro também.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não li essa série ainda, mas outro dia estava nas Americanas e uma jovem me recomendou muito. Agora lendo sua resenha fiquei mais interessada, assim que puder vou comprar os livros, ler todos os que já foram lançados e tal, ando correndo de novas séries e trilogias, mas se você recomenda, vou ler.

    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro que eu estava louco para saber o que acontecia depois que li o Eu sou o Número Quatro, e esse não me decepcionou nem um pouco. Principalmente com a Marina - que se transformou na minha personagem favorita (depois da Seis né, ninguém barra a Seis kkkk). Ainda sou fã de Os Legados de Lorien, e mesmo não tendo gostado do filme (quem gostou -_- ) queria que tivesse uma adaptação de A Queda dos Cinco.

    Eu gostei bastante, tomara que você curta mais os próximos, principalmente o último que lançou (tem umas coisas nada a ver, mas o final me deixou muito surpreso) (surpreso pra caramba).

    Abraços, até mais
    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka