quinta-feira, 13 de março de 2014

Cidade das Almas Perdidas - Cassandra Clare


― (...) Temos de nos proteger, mas não de tudo. Não da verdade. É isso que significa amar alguém, mas permitir que a pessoa continue sendo ela mesma. 

Título Original: City of Lost Souls
Título Nacional: Cidade das Almas Perdidas
Subtítulo:--
Saga: Os Instrumentos Mortais, #5
Resenhas Anteriores da Saga:--
Autor(a):Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 525
Lido até: Concluído
Sinopse 
Cidade das Almas Perdidas continua onde o anterior parou. Com Jace desaparecido, sendo controlado por Sebastian. A Clave começa a caçá-los e a procurá-los e a Clary acaba indo se juntar a eles para descobrir os planos do Sebastian enquanto a "Turma do Bem", sendo esses Simon, Lizzy, Alec e Magnus tentam descobrir uma forma de acabar com essa ligação entre Jace/Sebastian.

Existem lembranças que o tempo não apaga (...) A eternidade não torna a perda esquecível, apenas tolerável.

Cidade das Almas Perdidas é um livro muito difícil para mim de avaliar. Se você me perguntar se ele é bom ou ruim, simples assim, terei de dizer que é a primeira opção, porém ele trás muitos "poréns". A dificuldade na resenha é a mesma que tenho quando vou resenhar algum filme adaptado de livro. Quero resenhar apenas o filme, mas não consigo não compará-lo com o livro. É o que acontece aqui. Quero falar desse livro em específico, mas é muito difícil sem pesar a primeira trilogia.

Porque eu amei os três primeiros livros, o último então foi sensacional e completou a história de uma forma excelente, eu não tinha uma pergunta sequer ao fechar o terceiro livro, toda a história se terminou. Mas Cidade das Almas Perdidas é o quinto.

É uma história que para mim acabou e a forma que Clare achou para continuá-la para mim foi forçada demais. Então no quesito geral esse livro não me agrada por causa disso, eu o leio e tenho de ficar parando para tentar continuar porque, de certa forma, mancha um tanto da história que eu já li e amei. Isso aconteceu no quarto e se repete aqui.

― (...) Em tempos difíceis, em épocas sombrias, algumas pessoas brilham

Ainda assim tenho de tentar falar do livro em si, e não só que acho que ele representa para a saga. E, se sou honesta, ele é bom. É divertido, tem momentos de risos e é fofo. Serve ao propósito de nos divertir. Acredito piamente que se essa história tivesse começado no quarto, se a primeira trilogia não existisse, seria sim uma história que eu ia gostar bastante (não tanto quanto a primeira, porém, sem ela para comparar, é, seria interessante).

O livro, em terceira pessoa, se divide entre alguns personagens para contar, sendo eles: Clary, Simon, Maya e às vezes Alec. Os dois primeiros foram vitais e apesar de eu não ter nada contra a Clary, Simon nesse, assim como no anterior, foi a estrela trazendo tanto o humor quanto a responsabilidade. Maya por sua vez, foi tão desnecessária, suas partes poderiam ter sido resumidas em frases pelos outros personagens. Alec, meu personagem favorito, também esteve meio alheio, apesar disso, seu drama a parte, ainda que muito pequeno, atraiu a atenção e resolução me deixou muito triste.

E então há Clary, Clary é uma personagem que eu lido da mesma forma que lido com esses livros. No fundo eu gosto, mas tem hora que me irrita tanto! Clary nesse quinto livro se mostra mais incosequente do que antes, e talvez mais útil. Um novo lado dela aparece, um lado expressado por certas ações e sentimentos que, sinceramente, me deixaram curiosa e quero ver como será desenvolvido.

― (...) Pois frequentemente, quando algo precioso se perde, ao voltarmos a encontrá-lo, pode não ser mais o mesmo. 

Por fim, é, é um bom livro, tem seus altos e baixos e se trouxermos a primeira trilogia em questão, para mim fica claro que ele nem deveria existir. Porém, dá pra se divertir mesmo sem fazer jus. E trás curiosidade. Irei ler o próximo, mas, Cassandra Clare, se lançar uma terceira trilogia é prova que seu sonho  é levar umas tapas de seus leitores. (rs)

Nota 3/5

  • Bastante erros na edição. Até nome trocado havia.
  • As capas dessa saga são sempre sensacionais, elas brilham, elas chamam. E essa é a mais bonita de todas. Clary e Jace ambos representados perfeitamente.

4 comentários:

  1. Li só o primeiro livro da série, gostei, mas não amei e por isso acabei deixando os outros livros de lado.
    Mas pretendo concluir a leitura de todos, mesmo que alguns sejam melhores que outros!

    :D

    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha (novidade?...hihihi), eu sinto esse caso de amor e ódio com a Cassandra por dar essa continuidade sem necessidade a essa série, que deveria ser trilogia, não é?
    Mas não me canso dos personagens, gosto das aventuras e lutas que ela coloca na trama, mesmo quando algumas são muito xôxinhas, eu curto demais pois não me desapeguei, preciso da escrita dela. Vai entender...rsrs
    Então fico assim, meio cansada mas morrendo aqui querendo o sexto livro.

    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Eu já li os três primeiros livros e estou para começar o quarto. Eu gostei bastante da escrita da autora, apesar dela enrolar um pouco. As capas também são maravilhosas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  4. Acredita que até hoje eu não consegui nem começar essa série? Ai, todas as vezes que eu penso em começar, me bate uma preguiça... São tantos volumes que chega a desanimar! :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka