quinta-feira, 27 de março de 2014

Uma Curva na Estrada - Nicholas Sparks


As respostas haviam se tornado uma miragem no deserto, sempre um pouco além do seu alcance. 

Mais um bom Sparks para coleção.

Título Original: A Bend in the Road
Título Nacional: Uma Curva na Estrada
Subtítulo: Às vezes, quando se busca o amor, primeiro é preciso encontrar o perdão
Saga: --
Autor(a): Nicholas Sparks (para mais do autor clique aqui)
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Lido até: Concluído
Sinopse 
O livro conta a história de Miles, um subxerife com um filho de sete anos, que perdeu a esposa dois anos antes atropelada, o motorista tendo fugido e ele jamais descobrindo o que houve, se foi um acidente ou não. E Sarah, uma professora que se muda para a mesma cidadezinha após sair de um casamento complicado. Eles se apaixonam, porém Miles ainda não está inteiramente pronto para deixar para trás sua história e sua obsessão de descobrir quem matou sua esposa. A história é narrada por um personagem da história, ainda que quem é, vai sendo revelado aos poucos.

Sparks é sempre uma leitura gostosinha e descompromissada. Não sou do tipo romântica, mas de quando em quando, eu leio um dele. E, assim como a grande maioria, uma curva na estrada não decepcionou.

O toque principal foi o narrador, ele diz logo no início que sabe que a história não está completamente correta, afinal ele não pode ter certeza dos pensamentos das pessoas a sua volta e achei isso um toque tão legal. Então os capítulos passam em terceira pessoa variando entre Miles e Sarah, além de pequenos capítulos em primeira pessoa que nos ajuda a tentar descobrir quem, afinal, está contando a história.

Onde de fato começa uma história? Na vida, são raros os início bem marcados, aqueles instantes dos quais um dia podemos dizer: “Foi ali que tudo começou.”. 

Um dos motivos de eu não gostar muito de livros de romance é que eu raramente acredito no amor dos casais, e é esse o motivo de eu ler Sparks, muitas vezes ele consegue fazer eu acreditar e torcer. E ainda que Uma Curva na Estrada não seja o meu favorito dele, o casal Miles e Sarah sem dúvida é. Eles são engraçados e ohnn. Vários momentos dos dois são assim, cheio de gracinhas e fofurices e eu realmente gostei deles.

O que trás um dos fatos mais interessantes desse livro. Sparks é previsível em maioria, até hoje apenas dois livros dele que li tiveram um final diferente, por assim dizer. E conforme as últimas páginas chegaram, e vamos descobrindo coisas, o livro vai ficando mais elétrico (e Miles meio insuportável, mas vou relevar) eu me vi confusa para como o final viria. A situação chega a um ponto de que, ainda que eu adorasse os dois juntos, parecia um pouco incoerente eles ficarem. Ao mesmo tempo, eu estava torcendo para o que o fizessem de tanto que os curti. Então vindo um final igual a da maioria ou não, eu não tinha absoluta certeza e isso faz o livro subir tanto no meu conceito.

Por fim, é um livro muito bom de Sparks, não entra nos favoritos do autor, mas chega perto.

Nota: 4/5

  • Arqueiro, parabéns. Nenhum erro escandaloso.
  • A capa é um assunto complicado. Gosto desse estilo que estão trazendo os livros do Sparks, uma imagem grande em cima e uma pequena embaixo, acho que combina com o clima dos livros. Mas eu odiei esse modelo pro Miles. Parece uma criança, quase.

6 comentários:

  1. Oi Bruna, tudo bem??!
    Cara, Nicholas Sparks tem virado um caso sério na minha vida rs
    o último livro dele que li foi Um porto Seguro e me surpreendi até porque andava decepcionada com os livros dele. Sempre o mesmo modelo de história, que você começava a ler e já via o final ... sem emoção que eu sentia nos primeiros livros dele.. E esse foi um desses livros que ficou encalhado na estante.. Dizem as boas línguas que esses novos agora estão bons e até que fim mudaram as capas porque outra coisa que me deixava furiosa eram essas capas sem graça .. ! Uffa rs Eu não odeio o tio Nicholas.. só andei de mal dele rs
    Beijos e gostei da resenha

    http://entree-virgulas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro e gostei bastante,
    esses últimos lançamentos dele tem uma pitada de algo mais,
    tem a mesmice, mas também um pouquinho de algo diferente né?

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, tudo joia?
    Então, eu não sou fan de carteirinha do Nicholas, sempre digo isso, pois apesar de amar romances a escrita do autor ainda não me arrebatou. Gosto das histórias dele, das reviravoltas diferentes que ele dá, embora em alguns caso, como você mesma disse ele seja um tanto clichê. Esse livro eu ainda não li e coloquei na minha lista, me interessei bastante. E todos os que tenho dele, aqui na minha estante foram os que mais gostei. Os que me emocionaram de fato.
    Beijos e parabéns pela resenha.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna!
    Gosto muito dos livros do Sparks e ultimamente ele até que tem mudado um pouco a "receita" dele. Ainda não li Uma Curva na Estrada, mas fiquei curiosa, principalmente no ponto desse narrador desconhecido.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah, Sparks, sempre com uma fórmula mágica que fazem seus livros aparentemente iguais ficarem tão únicos e tão emocionantes. <3
    Estou louca para ler esse livro!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka