quarta-feira, 19 de março de 2014

4 de Julho - James Patterson & Maxine Paetro


Título Original: 4th of July
Título Nacional: 4 de Julho
Saga:Clube das Mulheres contra o Crime (série) #4
Resenhas Anteriores da Série: 5º Cavaleiro
Autor(a): James Patterson (para mais do autor clique aqui) & Maxine Paetro
Editora: Arqueiro
Páginas: 207
Lido até: Concluído
Sinopse:
4 de Julho é o livro antecessor de 5º Cavaleiro, mas apesar disso ambos não precisam ser lidos em ordem para serem apreciados. Em 4 de Julho, acompanhamos a detetive Lindsay Boxer que é afastada do trabalho após ser processada por má conduta no trabalho. Após uma perseguição ela se vê forçada a atirar em duas crianças para salvar a si e ao parceiro. Para fugir do assédio da mídia, Lindsay decide ficar na casa da irmã que está viajando, porém, apesar de esperar ter uma calmaria, lá uma série de assassinatos começa acontecer, assassinatos  esses similares ao seu primeiro caso na polícia que ficou sem solução. Por conta própria ela começa a investigar, ao mesmo tempo que encara o tribunal.

4 de Julho foi um livro muito interessante. Eu babo por julgamentos. Tem um julgamento num livro, eu grudo nele, acho que se eu não tivesse dificuldade de falar para muitas pessoas, eu talvez desejasse ser advogada porque não é uma profissão que tem haver com quem fala a verdade, mas sim quem apresenta os melhores argumentos o que no fim é apenas uma questão de quem é mais inteligente. É um debate o que eu acho incrível.

E a investigação foi muito interessante também. Lindsay se sente atraída a descobrir a natureza daqueles assassinatos, se tem haver com seu antigo caso, porém ela consegue não se fixar tanto. Ela faz outras coisas, enquanto tenta solucionar. O que cria uma atmosfera bastante interessante. O livro por não se prender a apenas o caso, nem a apenas o julgamento, nos dá vários momentos para respirar seguido de vários momentos impossíveis de se largar.

O livro também nos trás momentos com aqueles que fazem os crimes, apesar de não sabermos quem eles são (uma vez que, assim como em 5º Cavaleiro, foi usado codinomes em suas partes). E acho que isso cria uma situação mais interessante, porque você consegue ter uma visão dos criminosos, o que faz você tentar descobrir mais firmemente quem eles são. Você tem as pistas que a investigação lhe dá e tem o que os criminosos fizeram. Ainda assim, em nenhuma parte do livro eu tive completa certeza de ninguém e me surpreendeu quem foi. Alguém que jamais havia passado na minha cabeça, mas diferente do que acontece muitas vezes de escolherem uma das pessoas menos provável apenas para chocar, aqui deu certo. A revelação surpreendeu e as respostas alinharam. Se alguém tivesse me dito quem eram os criminosos antes de eu ler, eu acharia que estaria me zoando, lendo, não consigo pensar em ninguém mais perfeito.

Por fim, esse é o segundo livro da série que leio, e gostei bastante também. James Patterson é para mim um dos melhores autores que tem por aí, onde ele ataca, ele vai bem, seja em dramas, fantasias ou livros policiais. 4 de Julho não é exceção do seu talento.

Nota 4/5

  • É, um errinho aqui outro acolá, nada que irritou muito
  • A capa segue o mesmo estilo de 5º Cavaleiro, com o nome de Patterson gigante assim como o número do livro. Mas diferente de em o 5º Cavaleiro, 4 de Julho não me deu aquela impressão de excesso. Não é uma ótima capa, mas não é tão ruim.

5 comentários:

  1. Oi Bruna, indiquei seu blog para responder uma TAG, espero que goste: http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2014/03/tag-versatile-blogger.html
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que nunca mais passei por aqui cara! Está tudo lindo, organizado, saudades :( Essa é a parte que eu começo a esclarecer fatos que ocorreram no ano passado que me fizeram parar de vir por aqui: a rotina. Pois é, eu comecei a trabalhar, e aí tudo ficou beeeem complicado no blog, a Isa não conseguia dar conta sozinha, eu não conseguia mais visitar todos os blogs.. enfim. Mas estou de volta!
    Sobre a resenha: já ouvi falar do livro, mas nunca tive muita curiosidade (é a primeira resenha dele que leio). Tenho uma "tara" por livros policiais - ou que tenham algo parecido rsrs. Saber que Lindsay é uma detetive me remeteu à série "Mortal", da Nora <3, com a detetive Dallas e tal haha. Gostei da resenha Bruna!
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já li quatro livros do James, o primeiro após ver uma resenha sua aqui que foi "O diário de Suzana para Nicholas" e os três primeiros da série "Alex Cross", quero muito ler mais livros do James, acho que ele tem uma maneira única de escrever muito bem em poucas páginas, sem deixar nenhum detalhe faltando na história. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna,

    Saudades daqui HAHAHA. Fiquei curioso com a trama, de Patterson só li a série Bruxos e Bruxas (os 3 lançados no brasil) e gostei MUITO do humor do autor, a forma de escrita e tal. Não sou muito fã de policial, mas vou dar uma chance a 4 de Julho, já que vc avisou que não precisa ter lido o anterior, confesso que to com um pouco de expectativa mas veremos.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Mais um do Patterson que preciso muito ler. Necessito sair dessa vibe hot/romance/drama/chik lit, ler outras paragens, se é que me entende.
    Suas resenhas desse autor me enchem os olhos, adoro, fico motivada, preciso é comprar todos os livros e me jogar.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka