quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Quebra de Confiança - Harlan Coben


Se não fosse pelo final...

Título Original: Deal Breaker
Título Nacional: Quebra de Confiança
Subtítulo: O primeiro caso de Myron Bolitar
Saga: (série) Myron Bolitar
Resenhas Anteriores da Saga: --
Autor(a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Lido até: Concluído
Sinopse 

Quebra de Confiança mostra o primeiro 'caso' de Myron Bolitar como Agente Esportivo, nele Bolitar investiga o estranho desaparecimento da noiva de seu mais importante cliente (e irmã da sua ex-namorada) que sumiu há mais de um ano, porém, de repente, o noivo (e mais algumas pessoas) recebem uma revista pornográfica com a foto da moça, o que indica que ela pode estar viva.

Gosto dos livro de Coben, ele não é um top autor, mas todos os livros que li dele foram ótimas leituras, e apesar de um grande pesar, Quebra de Confiança não é diferente.

Não é um livor de comédia mas o que mais me impressionou nele (e não consigo lembrar se o outro livro com Bolitar que li também era assim) foi a sua narrativa sarcástica. Bolitar é um personagem muito sarcástico, e o livro em terceira pessoa nos trás um narrador quase debochado pelas gracinhas de Bolitar, porque nas vezes em que Myron não consegue fazer nenhum um tipo de piadinha, o narrador a trás, geralmente zoando Bolitar. Eu adorei isso, trouxe um clima leve no que poderia ter sido uma leitura mais pesada já que a história nos leva a assassinatos, estupros, torturas...

O livro trás uma linha investigativa muito boa, o caso é bem complexo, é quase como um enorme quebra-cabeça que não sabemos qual imagem irá montar quando estiver pronto, mas conforme vamos pondo as peças se começa a achar que é algo, até você encontrar outras que tornam a imagem em algo completamente diferente. Foi assim que me senti nesse caso. Porque há muitas peças e muitas vezes você não consegue acreditar que fazem parte do mesmo grupo, peças (nossa, eu gostei dessa metáfora, hein?!) que um grupo delas juntas monta algo, o outro monta outro e parece dois quebra-cabeças completos, mas não está porque os dois grupos deveriam se encaixar juntos.

E talvez por causa disso seu final me decepcionou tanto. Sabe aquela história de quando um livro não tem mais páginas suficientes para acabar do jeito que você quer? Foi assim que me senti ao chegar nas últimas, porque eu comecei a sentir que me dariam uma explicação fraca para juntar os grupos de peça (putz!, voltei para a  metáfora) e foi o que aconteceu. A resposta para tudo foi algo que, por mais que tenham explicando cada ponto e tecnicamente encaixa tudo não faz sentido, ou até faz mas... Não é o sentido que você quer que faça, ficou algo... Forçado, quase como feito apenas para surpreender e não para montar tudo junto. E se surpreendeu? Bem, no início do livro eu até considerei essa possibilidade, não pelo livro indicar mas porque é um risco recorrente de quem gosta do estilo que o final venha a decepcionar desse jeito, mas se surpreendeu mesmo? Não sei, diria que a decepção superou qualquer outra coisa. Realmente não gostei do fim.

Por fim, é um bom e divertido livro e eu recomendo, mas... O final não faz jus a ele, é algo que costumo reclamar muito nesse tipo de livro e esse não é exceção, e torna ele muito menos querido, mas ainda assim a leitura em si é boa e vale a pena.

Nota 4/5

  • Um errinho aqui outro acolá, nada demais.
  • Eu gostei da capa, acho-a bonita (Apesar das letras laranja que odeio a cor) o nome em alto relevo - que adoro - porém ao mesmo tempo não acho que bata tanto com o livro...

4 comentários:

  1. Muito boa a resenha, hahaha. Também gostei muito do estilo de vida sarcástico de Bolitar e de toda escrita de Coben, mas mesmo assim não acha todo o WOW do mundo! Eu vi o comentário que você deixou lá no blog (aliás, obrigado) e desculpe por ter ficado tanto tempo sem passar por aqui é que eu estava arrumando as "paradas" do blog haha!
    Ah, obrigado por recomendar um livro de Coben, estava sem rumo kkkkk
    Até mais Bruna! Nos vemos por aqui ;)

    Otávio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna :p
    Adoro quando um livro tem essa mistério, quebra-cabeça, instiga mais a lermos e lermos. Agora, eu não imaginava que poderia encontrar uma pitada de sarcasmo na narrativa de Halan rs será que ele recorre a escrita terceirizada? Creio que sim.
    Beijos
    Lucas ~ Descobrindo Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna estou querendo muito comprar esse livro,
    tenho dois livros da série, mas gostaria de ler o primeiro antes de ler os demais, apesar de muitas pessoas falarem que ler fora de ordem não interfere na compreensão do livro eu prefiro ler na ordem que bom que você gostou do livro, é uma pena o final não ser satisfatório, eu odeio quando isso acontece.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não que ue não seja fan do autor, não é isso, e até ando lendo alguns dramas policiais, não era muito minha praia, mas estou tentando. Não li nada do Harlan, então não tenho como dizer que vou correr pra ler, mas sua resenha me deixou a fim de ler o livro. Vou colocar na lista até porque se tantos falam tão bem do autor eu preciso constatar e tirar minhas próprias conclusões né?
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka