segunda-feira, 9 de setembro de 2013

TOP Fora de Ordem: Adaptações


TOP Fora de Ordem é um top 5 porém sem lugares, nenhum é mais nenhum é menos. Todos os cinco estão nele e isso é suficiente.

Eu sou sempre a primeira pessoa a criticar uma adaptação. Atualmente nem vejo mais, pois acaba mais estressando a mim e as pessoas a minha volta do que me divertindo. Contudo, aqui e acolá, abro uma exceção. De qualquer forma, para o TOP desse mês decidi trazer cinco adaptações, entretanto, contra tudo que seria mais óbvio, não vou falar das piores (HP e a Ordem da Fênix!A Viagem do Peregrino da Alvorada!) mas do oposto, fora da minha zona de conforto, vou falar dos melhores filmes baseados em livros que eu já vi.

"Ah, mas vai falar deles avaliando a adaptação ou o filme?" Ambos. Vou falar de cinco adaptações que a mim agradam como filme (ou seja, que quem não leu apreciaria) e como a adaptação (que agrada quem leu).


Ok, qualquer um que acompanhe o blog há algum tempo, e ainda mais se está aqui desde o início, sabe como eu amo esse livro, e também o filme. Eu acabei vendo o filme primeiro por causa da Emma e do Logan (eu sabia que se lesse e gostasse, acabaria não vendo) e no segundo que terminei de ver, comprei o livro pois amei. Maior foi minha surpresa quando engoli o livro, que virou um dos meus favoritos e ainda assim continuei amando o filme.

As Vantagens de Ser Invisível é incrível, é tocante, é comovente. Me marcou e até me mudou. Já vi o filme várias vezes, ainda não parei para reler de verdade o livro, mas volte e meia o tiro da minha estante e acabo lendo um capítulo aleatório, é um livro com um efeito muito grande em mim.

Você pode ver a resenha do filme aqui e do livro aqui.



Sempre fui apaixonada por E Se Fosse Verdade..., é um dos primeiros filme que me lembro de eu ver sozinha até de noite sem dormir no meio. Vi incontáveis vezes, então virei leitora, e acabei descobrindo que ele era, na verdade, um livro. E comecei a procurá-lo, minha mãe também, mas eu nunca o achava, sempre estava fora de estoque, então, um belo dia não muito tempo atrás, abro meu facebook e a Suma de Letras me diz que lançou uma nova versão, corri para comprar. Joguei ele na frente da fila para ler,  e o li.

E sim, amei o livro, mas esse é aquele livro raro de que o filme foi melhor. E foi diferente. No quesito adaptação eles se diferiram muito, mas ainda assim, o filme eu amei mais, e acho que só amei o livro tanto quanto amei por causa do meu amor prévio ao filme (putz!).  É um filme engraçado, emocionante. Belo de verdade.

Você pode ver a resenha do livro aqui



As Crônicas de Narnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa & Príncipe Caspian.

Eu pensei em não juntar esses dois, pois considero bastante opostos, mas eu não queria me repetir de saga. Porque opostos? Como filme ambos são muito bons, foi através do segundo que superei meu preconceito contra Narnia (acho que na época não era velha o suficiente para ler contos infantis - ou só achava o nome O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa muito besta, enfim, passado...). Contudo, apesar de serem ótimos filmes, eles são opostos no quesito adaptação.

O Leão... é uma das melhores, quiçá a melhor, adaptação que já vi, no caso por melhor digo mais fiel. É realmente, extremamente similar, enquanto Príncipe Caspian é beeem diferente, sem mudar a essência (como fez o filme seguinte que foi horrível, mas enfim). E, com exceção daquele romance nada ver entre Caspian e Susana e o fato do próprio Príncipe ter sido posto tão mais velho do que ele realmente é, considero que o filme foi melhor em praticamente tudo que o livro. De fato Caspian, juntamente de E Se Fosse Verdade..., são os únicos filmes que considero melhor que suas origens.



O Guia do Mochileiro das Galáxias foi um filme que gostei. Ele conseguiu colocar bastante do humor dos livros ali dentro. Como adaptação talvez não tenha sido tão bom, mudando bastantes coisas, ainda assim, quando o vi, minha maior surpresa foi que de fato adicionaram várias passagens do livro que não realmente acontecem na história, mas são capítulos soltos cheios de comédia e crítica, e o filme conseguiu sim colocá-los ali sem parecer deslocados.

Além disso, criou uma história quase própria tão digna das aventuras daqueles personagens quanto as do livro. Foi um dos filmes que mais merecem ser chamados de baseados no livro que já vi.

Você pode ver um post especial que eu fiz para a trilogia aqui


Harry Potter e a Câmara Secreta

Agora, eu e os filmes de Harry Potter é uma relação de amor e ódio. Tem alguns que odeio, tem alguns que adoro, tenho outros que acho fofo, e tem um que eu simplesmente não posso maltratar. Ainda assim, se eu tenho de dizer um que eu verdadeiramente gosto é a Câmara Secreta (irônico já que esse parece ser o que a maioria menos gosta). Eu nunca fui fã dos filmes Harry Potter, mesmo antes de ler. Mas via de vez em quando, gostava, e o meu favorito era a Câmara, curiosamente quando eu li os sete, se eu tiver de dizer o que eu menos gosto, também é a Câmara.

Mas falando do filme, foi uma boa adaptação, talvez (talvez) a melhor entre os oito filmes. E como filme, acabou sendo o que eu lembro com mais carinho de gostar antes de começar a ler.  Eu não sei se um dia vou ver de novo os oito filmes - provavelmente não - mas acho que se o fizer, mesmo que eu olhe apenas como adaptação, a Câmara provavelmente não vai ser meu favorito, mas no agora, é como eu lembro de ter sido. Li os livros, após já ter visto o quinto filme, e acho que é seguro dizer que entre esses cinco primeiros, a Câmara foi para mim o melhor.

E é isso pro TOP desse mês. Espero que tenham gostado.

11 comentários:

  1. Você não tem noção do quanto eu gostei deste post!
    Nos que eu li e assisti, concordo totalmente com sua opinião!
    Mas tem uma coisa que eu sou diferente de você, quando eu leio um livro que tem filme, eu vou correndo ver o filme e ficar criticando e tudo mais...
    Enfim, tchau!!
    Otávio Braga || www.bookolicos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna! :)
    Desse daí eu só assisti "Harry Potter" e "Narnia". Mas eu quero assistir todos os outros que você citou. Ótimas dicas!!!
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que existia o livro "E se fosse verdade", também adoro o filme, e acho que mesmo não sendo tão bom quanto o filme o livro merece ser comprado e lido por mim. Até mais, adorei os demais também, principalmente "As vantagens de ser invisível" ambos filme/livro são ótimos. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Preciso ler o livro e se fosse verdade, sou apaixonada por esse filme, as
    vantagens de ser invisível ainda não li e nem assisti e olha que meu irmão insistiu a beça para que eu fosse ver com ele, mas prefiro ler primeiro, quase sempre tenho preguiça de ler algo que eu já conheço

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna.
    Eu tenho uma vontade imensa de ler As Vantagens de ser invisível, mas ainda não tive oportunidade, assim como você se eu ler o livro e gostar muito eu não assisto o filme. Foi o que aconteceu quando eu li Querido John.
    Adorei seu post.
    Beijos

    elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li/assisti nenhum deles.
    Segunda fui ao cinema e assisti Percy Jackson e o mar de monstros em 3D, mas confesso que não curti não.
    Estava lá mais para não fazer nada do que qualquer outra coisa.
    Achei sem graça e ainda disseram que o livro é melhor.

    Esses outros ainda não tive a oportunidade de apreciar

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  7. Amiga o filme Se fosse verdade eu já vi e achei bem legal.
    Agora as Vantagens de ser Invisivel eu ainda n tive a oportunidade de assistir e espero que seja bem legal, porque estou querendo muito ver.
    Adorei sua postagem, até porque estava com saudade de ver as novidades dos blogs. Muito legal isso que vc fez viu ?!
    E ai amiga, vc tá bem ? Estou perguntando, porque como estava para os EUA, estou cheia de saudade dos meus amigos e por isso a minha pergunta, até porque fiquei afastada por alguns dias dos blogs também.

    Mas enfim...Fico feliz que seu blog esteja fazendo o mesmo sucesso de antes e que venha fazer muito mais, até porque eu gosto muito das coisas que vc escreve. Acho vc muito sincera em tudo e é isso que eu mais gosto. Continue assim viu ?
    Olha, depois, passa no meu cantinho que fiz uma postagem com algumas fotos de uma livraria de MIAMI-FL. tá bem legal.
    Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acabei de comprar o livro "E se fosse verdade..." também! HAHAHAH Exatamente por gostar tanto do filme e ver que a Suma lançou uma nova edição. *-* Ele chegou ontem, estou toda feliz. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Como sempre nem tenho muito o que dizer pois temos o mesmo gosto literário e para filmes também. Só preciso dizer que não li e nem assisti As vantagens de ser invisível, embora tenha lido só coisas boas sobre ele ainda não tinha sentido vontade nem do livro e nem do filme, mas como sempre...acatarei sua dica e lerei/assistirei.
    Obrigada pela dica²

    Beijinhos
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/09/resenha-crimbfuor-chegada-atrithar-mike.html

    ResponderExcluir
  10. Show! Agr vocÊ poderia fazer um post com as piores adaptações né!?
    Não esqueça de Jogos Vorazes e Harry Potter e a Ordem da Fênix por vafor (:

    http://meucoracaonacaneta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Das adaptações citadas só vi Nárnia, O Guia e Harry Potter que não gosto, desculpa. O Leão a Feiticeira e o Guarda Roupa foi a melhor que vi no geral livro-filme PERFEITO! O Guia apenas curti, mudaram um pouco as coisas a começar pelo Ford negro kkkkk e Zaphod que só tem 1 cabeça.

    Legal esse formato de post, aguardando o próximo já.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka