quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O Coração dos Heróis - David Malouf


O Coração dos Heróis trás a proposta de nos contar um outro lado da Guerra de Troia, um lado talvez mais humano, e eu poderia apreciar isso se esse lado humano não fosse tão chato

Título Original: Ransom
Título Nacional: O Coração dos Heróis
Subtítulo:--
Saga:--
Autor(a): David Malouf
Resenhas Anteriores do Autor:--
Editora: LeYa Brasil
Páginas: 256
Sinopse 

 O Coração... conta a história de Príamo e Aquiles, aliás, não, conta uma história deles. No meio da guerra de Troia, Heitor, filho de Príamo o rei de Troia, mata o melhor amigo de Aquiles ("amigo"), Aquiles mata ele e não devolve o corpo, ao invés disse por onze dias ele o arrasta em frente a Troia. Príamo então tem uma ideia jamais tentada, dar todo seu ouro à Aquiles em troca do corpo do filho e uns dias de paz, e então a guerra recomeçará.

O livro é chato. Não tenho outra forma de começar. É tão simplório. E o livro todo não há um único momento que lhe prenda, a história prossegue tão sem graça, tão sem empecilhos, praticamente (e juro que esse praticamente é apenas para não dizerem que dei spoiler) tudo que os personagens dizem que irão fazer, eles fazem sem um único obstáculo que seja, o livro anda reto. Isso não é algo que gostamos de ver.

Parágrafos longos, que parecem ter sido  escritos por um iniciante, que usa palavras longas uma atrás da outra, de forma desnecessária (sei que isso pode ter sido o tradutor, mas existe grande chance de só estar seguindo o estilo do autor).  É de verdade, talvez, um dos poucos livros que dele em si não tenho nada de bom a falar, exceto que eu consegui lê-lo todo o que para mim foi uma grande vitória.

Sei que essa resenha é fraca, mas o que falar sobre um livro que entre o momento que eles explicam o plano no início, até a conclusão dele no final, a coisa mais interessante no meio é uma conversa sobre panquecas?

Entendo a proposta do livro, mostrar o lado sofredor, o lado humano, o pai que perdeu filho antes do rei. O homem longe do filho e sem amigos antes do herói. Contudo, apenas ter uma boa proposta não adianta em nada se não consegue entreter, o que é, afinal, o ponto de qualquer livro (exceto didáticos).

O mais engraçado é que não odeio o livro, não posso encher a boca e dizer que é um lixo, não consigo. Ele não teve nada de bom, jamais irei reler (aliás, já quero até trocá-lo) e não recomendo a ninguém, mas não posso dizer que odeio, é um livro que me deixou muito indiferente e dizem que indiferença consegue ser até pior.

Por fim, só me resta dá a nota. E por mais que a capa e a ideia sejam boas, nenhuma delas é suficiente para dar um ponto que seja e por isso, acho que pela primeira vez (se alguém se lembra disso ter acontecido antes, por favor me corrijam nos comentários) tenho de dar nota 0 à um livro.

Nota 0/5

  • Erros, erros em si, não teve, mas poxa, quanta vírgula mal colocada. Sério. Fazendo várias frases ficarem difíceis de entender, tendo de ler várias vezes para conseguir.
  • Amo a capa, o nome em alto relevo, foram esses dois elementos que me fizeram querer ler o livro em primeiro lugar (mesmo só descobrindo depois que o nome não tem NADA haver com o título original).

7 comentários:

  1. Nossa depois dessa nota posso garantir que passarei bem longe desse livro!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A Resenha foi boa para um livro péssimo. Sério, assim como Gabriel "de cima", se eu ver este livro eu saio correndo, hahhhaah

    Até mais, melhoras.... nas leituras :(
    Otávio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
  3. Puxa Bruna! Como conseguiram fazer isso com a guerra de Troia??? Sacanagem hahaha

    Uma pena, obrigada pelo alerta, porque com tanto livro pendente para leitura, perder tempo com um livro ruim é o fim neh? :D

    Beijos!

    escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Depois dessa analise vou marca-lo em " Não vou ler" no skoob! kkkkkk

    http://meucoracaonacaneta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu nunca tinha visto essa nota nem aqui e nem em nenhum outro blog. Fico me perguntando como a LeYa publica um livro assim. Fiquei até curiosa para lê-lo também.
    Quer trocar por qual, Bruna? ;)

    Ah, passando também para te dizer que te indiquei um selinho no post de hoje. Depois confere lá e quando responder, me avisa que venho ver suas respostas, ta?

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo tudo que se relaciona a Troia, mas que pena esse livro não corresponder as expectativas. Não pense que a resenha está fraca, pelo contrário.
    Falar sobre um livro que não te instigou é mais difícil do que resenhar um livro espetacular. Achei muito louvável sua "aflição" em tentar passar ainda algo de positivo, e te ter lido a obra até o final. Entendo seu drama...rsrsrs, ruim demais avançar uma leitura assim.
    E esse é um dos que não vão para minha lista de compras. Você salvou meu rico e sagrado dinheirinho para livros *.*
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  7. OI amei a capa!!!! E parabéns pela resenha! Vou anotar o nome do livro!!!
    Bjs me segue se já segue ignora! e comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/11/o-livro-perdido-das-bruxas-de-salem.html

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka