quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Sagas que se desgastam


A quem o seguinte nunca aconteceu (e se você é esse 'quem', agradeça a sua sorte): Você começa um livro, talvez animada, talvez não. Talvez sabendo o que lhe vem pela frente, talvez nunca tendo ouvido falar do livro. Essa parte não importa muito na verdade, o que importa é que você começa. Abre aquele livro novo e se apaixona, tem uma queda, ou talvez apenas goste, também não é importante. O que importa é que ele te fisgou.

Você o lê, lê, lê, l... não, ele acabou. Mas há o próximo, e um próximo após ele.  E vocês os lê, um atrás do outro ou talvez com um espaço de tempo entre eles, tampouco importa. Mas você os lê, e está certa de que enquanto sair mais, você lerá. Então vem o quarto, o quinto, o sexto e, em algum ponto, você nota um detalhe estranho: Você está lendo o livro em suas mãos por amor aos personagens, ou por amor ao mundo, ou por uma enorme curiosidade. Também não importa. O que importa é que você não está mais lendo o livro por ele ser bom, pela saga ter uma boa história. Porque, em algum ponto, a saga desgastou.

Hoje vou falar das minhas experiências com essa triste realidade que as vezes acontecem.


É horrível quando acontece. Já tive essa péssima experiência três vezes e não é algo nada legal. É triste e até meio sem sentido - e um pouco vergonhoso também para nós fãs - e não dá pra evitar de se perguntar: O que houve?  Foi ganância do autor? Ele só cria mais e mais livros pelo dinheiro, e não pelo conteúdo apresentado? Ou ao contrário, ele já conseguiu o dinheiro e não sente mais que precisa fazer um bom trabalho? Ou quem sabe, ainda, o autor tenha medo de ser esquecido? De talvez ser um autor de um sucesso, uma saga só, então ele a estica o máximo que der (e talvez até o que não der) apenas para seu nome continuar sendo falado? Não sei, realmente não sei, mas queria muito saber.


A primeira vez que senti isso foi com a saga House of Night e vejo muita gente partilhando a minha opinião de que lá pelo sexto ou sétimo livro, algo se quebrou, eu não li o oitavo, não tive coragem de ver a saga que eu li todos os dias por quase um mês que fiquei de cama após uma cirurgia e que eu super feliz ganhei os sete de uma vez do meu padrinho no meu niver de quinze anos se destruir ainda mais. Minto, quando terminei o sete quis dar uma chance para o oitavo, mas esse ainda não tinha lançado e quanto mais tempo passava, menor minha coragem de ver algo que então eu amava ser destruído. É engraçado que começou a ficar ruim no sexto se não me engano e o sétimo foi horroroso a ponto de hoje eu não lembro o que foi que eu gostei tanto nos anteriores, mas tenho lembrança de eu lendo-os e apreciando comigo deitada na cama dos meus pais, sem mal conseguir me mexer, sem aguentar comer, ver televisão ou mesmo mexer no computador, apenas lendo-os.  E talvez por causa disso é que doa tanto pensar no que eles se tornaram.


A outra saga que também se deteriorou, apesar de nem de longe ter sido tão ruim pessoalmente para mim, foi a Beijada por um Anjo. De cara eu não dava quase nada pelo livro, mas minha prima comprou, quis emprestar, eu li e, pra minha surpresa, gostei. Peguei o próximo emprestado e então o seguinte, aí já com planos de comprar os meus. O terceiro foi legalzin, mas decidi que já havia lido a trilogia e não precisava tê-la. Aí, a prima chega e diz: "Vai sair o quarto", eu: "Ma... Ma... Mas acabou! A história se concluiu!". Mas, apesar da lógica, o quarto é lançado, ela compra, eu leio e, apesar dos anteriores não terem sido excepcionais, começam parecer bem melhores ao lado desse quarto livro que trás a continuação de uma história finalizada e que não tem mais nada a oferecer. Então vem o quinto e... Não dá, eu desisto. Há coisas forçadas demais apenas para tirar uma lasquinha da história que seja. Eu desisto. Mas minha prima, apesar de dividir até bastante da opinião persiste (e só não a saúdo por tal porque ela está a meses com três livros meus e toda vez que a gente se vÊ ela diz que vai começar um deles amanhã e a gente nem se ver tanto assim para esse amanhã não ter chego! hunf... Onde eu estava?) então, um dia ela vem para cá e no caminho compra o sexto e último - e para o bem dos fãs que seja mesmo o último - livro. Ela pergunta: "Vai querer?", eu digo que sim, tiro do saquinho e leio a última página.  Ela me faz uma pergunta bem especifica de como terminou e eu digo que sim, é exatamente assim que termina o que já era finalizado. E até hoje não acredito que ela realmente o lerá ou o já leu, não sei. Mas foi desnecessário.


E aí tem a mais recente e mais assustadora experiência que ainda não se provou um desgaste completo, mas que estou assustada. Eu amo a trilogia Instrumentos Mortais, tenho um relacionamento de amor e ódio com Cassandra Clare e seus finais. E Cidade de Vidro foi uma das melhores conclusões que já vi sem apressar nada e sem deixar nenhum fio solto (mesmo que a situação Clary/Jace não ter terminado como eu queria, apesar de eu não saber exatamente o que eu queria, qualquer que fosse o desenrolar disso eu não ficaria completamente feliz). E aí, assim como aconteceu com Beijada por um Anjo, o quarto livro de uma trilogia concluída surgiu. Eu o li temerosa pela minha experiência passada, mas animada por ter mais. E aí se repetiu. A história foi forçada, chata, ruim. Não havia mais o que contar, digo podia ter contado mais daquele mundo, até com alguns personagens, mas aquela história da Clary e do Jace e de Sebastian que só apareceu no terceiro livro e lá nem foi tudo isso, estava finalizada. O livro foi uma grandessíssima decepção e estou temendo como louca o próximo que está na minha estante há meses, muitos me disseram que melhorou nesse quinto, mas e a coragem para ler? Toda vez que o pego arrumo uma desculpa para adiá-lo. Porque eu amei a trilogia inicial e não quero que ela seja manchada como houve com House of Night, é claro nesse terei o conforto da história ter um final enquanto HoN sempre será uma dúvida de como realmente acabou. Ainda assim me assusta que uma saga tão boa, possa se perder tanto. Com sorte leio o quinto livro antes do sexto sair e vocês poderão ver aqui se realmente acho que essa saga merece estar nesse artigo, até lá, fico no medo.

Uau, ficou maior do que previ esse artigo. Então vou finalizando por aqui, falei  das minhas três experiências, três talvez das piores que já tive lendo. E, como sempre e o que acho talvez a melhor parte desses artigos, quero saber de vocês. Vocês já sofreram com alguma saga que se perdeu no caminho? Se sim, qual? Teve coragem de ir até o fim? Se sim, por quê? Amor aos personagens, ao mundo, curiosidade ou simples pirraça? Me digam aí nos comentários. suas experiências com esse risco que todos que amamos sagas enfrentamos.

9 comentários:

  1. Oie :)

    Eu só li Instrumentos Mortais da sua lista e estou começando a me cansar. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não li nenhuma saga a não ser Crepusculo e ainda fiz bullyng comigo mesma assistindo tudo no cinema antes e lendo no livro depois. Acredito na teoria do desgaste firmemente, por isso, evito livros do gênero ahuahuahau. Gosto desses livros que deixam a gente louca, querendo mais.
    Mas você falou tudo!
    Beijo!
    oitudobem.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna, tudo bom?

    Eu não sou um leitor assíduo de série, sabe, na verdade nunca concluí uma série ainda, tenho que ler A Esperança para poder dizer que li minha primeira série completa, no entanto, li o primeiro livro de As Crônicas do Gelo e Fogo e aquilo incrível, sensacional, muito bom...

    Depois de ler seu artigo fiquei com medo da série se desgastar de alguma forma para mim, pois, assim como você, eu nutro amor pelos livros e não quero sentir-me decepcionado. Óh, Deus.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que triste suas experiências :( Conheço pessoas que acompanham House of Night e que também reclamam desse desgaste, talvez seja pra enriquecer visto o sucesso, poucas são as vezes em que uma continuação "forçada" presta de fato.

    Tava pensando em começar Os Instrumentos mortais que venho namorando desde 2010, mas além do preço que nunca abaixa, mais essa de never-ending-series sinceramente, não tenho paciência por mais legal que seja.

    Não que eu esteja reclamando pois AMO a série, mas Como Treinar o Seu Dragão tá meio que ficando cansativo com seus 10 livros já publicados, pretendo continuar mas como você falou: não é a mesma sensação dos primeiros.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bru!

    É... quando eu ainda via novelas eu sempre pensava assim: pô... porque esticaram a trama? Tava indo tudo tão bem, poderia ter terminado! ô medo do fim que estes autores tem!

    E ver isso se repetir nos livros entristece mesmo... House of Night e Beijada por um Anjo estão em minha estante, (algusn volumes de cada, claro) e não comecei a ler... exatamente por medo de ficar enroscada com uma saga que começa bem e depois fica somente ocupando espaço... sei lá.

    Eu leio a saga 'As aventuras do caça-feitiços'. Li o sétimo esta semana, mas a série no exterior já tem 10 livros. Infelizmente neste eu achei que 'ah, tá ficando chato e repetitivo'... sniff...

    Beijos flor!

    escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu sinceramente já me desanimei com o primeiro Beijada por um Anjo - eu achei mal escrito, ou talvez tenha sido só mal revisado. Tenho os três primeiros também, mas não li o segundo ainda por não gostar. Então não tive essa decepção com continuação.
    Um que me desgastou foi Gossip Girl. Eu tenho a coleção inteira, e até tinha começado a comprar It Girl, mesmo sem terminar de ler o GG... No sétimo livro, eu desisti, porque já tava me enrolando, já não tava entendendo mais nada.
    O problema é que eu detesto começar uma saga e não terminar, então sei que assim que eu ficar sem ter o que de bom ler (porque me proibi de comprar livros até limpar minha estante), terei que lê-los. Coragem D:

    Beijos, Luu
    http://degradeinvisivel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não li nenhuma dessas sagas...
    Mas as três estão na minha lista de desejadas inclusive já comecei comprar os livros tenho os primeiros de todas as três... O pior que esse desgaste é meio que previsível diante de tantos livros contando uma mesma história, infelizmente.. Mas mesmo assim vou querer lê-las.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna õ/

    É triste ver sua saga se perder D:
    Vejo isso acontecer com frequência em algumas series de televisão e é algo assustador...
    Mas ai vai uma dica de saga super show pra você : Deltora Quest.
    E lembre-se, não julgue o livro pela capa. ^^

    http://www.meucoracaonacaneta.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna;

    Então, Beijada por um anjo eu nem tinha vontade de ler, mas uma amiga me incentivou e acabei comprando todos os livros uma mega promoção, li os dois primeiros numa sentada, mas parei, vou ler em doses homeopáticas.
    Quanto a Instrumentos mortais é a minha série xodó, amo, e estou ansiosa para ler o último livro da saga.

    Bruna, estou com meu pulso infeccionado, usando imobilizador, então desculpe o comentário ser mais curto, já que adoro falar muito...rsrsrs esculpe também o atraso na visita. Beijos

    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka