quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Extraordinário - R. J. Palacio


É tão estranho como uma noite pode ser a pior da sua vida, mas, para o restante das pessoas, ser apenas uma noite normal. No meu calendário, em casa, eu marcaria esse dia como um dos piores. (...)  Mas, para o resto do mundo, apenas um dia normal. Talvez até feliz. Talvez alguém tenha ganhado na loteria.

Título Original: Wonder
Título Nacional: Extraordinário
Subtítulo:--
Saga:--
Autor(a): R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Lido até: Concluído
BookTrailer:

Sinopse 

O livro conta o dia a dia de August do ano no qual ele vai pela primeira vez a escola, na quinta série e daqueles que o cercam pois August não é para ninguém, exceto a si mesmo (e talvez o leitor), um menino comum. August tem diversas deformidades em seu rosto que o tornam "diferente". No livro em primeira pessoa acompanhamos não só como August vê o mundo, mas como o mundo o vê também.

Extraordinário é um livro que li em cerca de seis horas no mesmo dia com apenas uma pausa para janta/banho/AssistirEpisódioAtrasadodeMike&Molly. É aquele tipo de livro que você não nota que está gostando ou quanto tempo você o está lendo até que seus olhos gritam: "Ei, mais um segundo e eu vou explodir!" e você responde:"Bitch, please, pensasse nisso antes de ser os olhos de uma leitora"... Ou talvez seja só eu que faça, isso, enfim. É uma leitura que te prende sem que perceba.

O que eu mais gostei é que pega um tema que poderia ser carregado, cheio de lições de morais mas não é, ah, há lições, mas ele não joga na nossa cara. Ele tenta ser realista com a vida de August e daqueles que o cercam, sem ser forçado. Essa foi uma coisa bem feita demais, seja na forma em que eles falam, em referências, em tudo. São coisas muito fáceis de relacionarmos a nós mesmos.

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo. 

O truque de mestre do livro, em minha opinião, é ser dividido em partes em que cada personagem conta as coisas do seu ponto de vista, às vezes repetindo cenas - de uma forma NADA cansativa, diga-se de passagem. Pois algumas horas seria muito fácil ficar com raiva de certas personagens, ou duvidar das intenções de outros, mas ao vermos pelo ponto de vista deles, conseguimos compreender, ainda que não, necessariamente, concordar ou aceitar. Como o diretor da escola diz: Toda história tem mais de dois lados (parafraseando é claro, não lembro as palavras exatas).

Gostei muito de alguns personagens como o Justin que queria que tivesse mais (mas apenas se houvesse uma revisão direito, sério, pularam a parte dele? explico depois da resenha), Summer também gostei bastante porque ela é madura - ainda dentro de uma idade mental correspondente (que aliás foi algo que Palacio foi muito bem) - exatamente nos pontos em que outras crianças fingem ser e falham, ela sucede sem tentar. Sei lá, acho que eu me identifiquei com ela quando eu tinha essa idade (apesar de eu não ser tão corajosa na época).

E o August é um personagem que gostei em como foi criado. Ele aponta bem no início que ele é um garoto comum exceto pelo rosto e isso não poderia ser mais verdade. Ele é um garoto fofo, meio nerd e comum, apenas, talvez, solitário, porém nada extraordinário se me permitem o trocadilho. Na verdade ele me lembrou um outro personagem, Charlie de As Vantagens de Ser Invisível, August é o que eu imagino que Charlie foi. Até mesmo a sua forma de contar a história se assemelhou a forma com que Charlie contou em suas cartas. Claro que isso foi um fator superpositivo no livro para mim.

A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.

Seu final não teve nada de muito especial, nada desesperador ou emocionante, mas isso não é, necessariamente, negativo. Ele seguiu o padrão do livro, você nem sequer nota que termina, até virar a página e ver que está na contracapa do livro praticamente. E então querer mais. É uma história bonita que nos mostra que talvez as coisas não sejam tão extraordinárias quanto parecem, isso não é algo bom ou ruim, apenas o é.  Se eu tirei apenas uma lição desse livro então é que, ás vezes, um pato é apenas um pato.


Nota 4/5

  • Houve poucos erros ortográficos em si, mas muito coisa irritante que mais pareceu preguiça de revisar. Exemplos: Uma parte inteira (umas 15 páginas) toda escrita em minuscula e sem travessão (que tornou muito desagradável de ler) como isso passou despercebido não sei e se foi proposital, por quê? Em outros momentos a nomes escritos errados ou trocados, como quando uma personagem tá falando de um cara chamado Zack e depois está escrito Jack (que é o nome de outro personagem o que tornou o momento ainda mais estranho) entre outras coisinhas do estilo. O trabalho de revisão foi uma droga. 
  • Eu não gosto dessa capa. Ok, até fica legal na estante, mas em mãos esse azul desgastado, o nome nessa fonte horrível escrito em arco, e esse olho azul que parece que quer sugar minha alma para os quintos dos infernos! Não dá, não bateu. A primeira capa, a branca, não é exatamente muito boa, mas eu preferia uma milhão de vezes ter ela.

6 comentários:

  1. Esse livro ♥ Quando li fui sem expectativa nenhuma, me surpreendi tanto que virou favorito, em alguns "depoimentos" de Auggie me emocionei (lágrimas) queria ser o amiguinho dele etc HASUHASUASHU.

    Quanto a capa: não odeio, mas prefiro a anterior e isso tá meio que me impedindo de comprar a versão física mesmo amando a obra. Gostei do review tiveram coisas que eu não lembrava claramente.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está nos próximos que lerei, afinal, não tem como fugir de um livro que é tão bem falado, não é mesmo?
    Todo mundo diz que é emocionante e estou precisando de um livro assim.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Tenho um nojo sem tamanho de pegar um livro com a diagramação um lixo. Afinal, a capa e a diagramação é o charme do livro. A história é a estrutura. Tudo bem que sem história não há estrutura. Mas com uma diagramação mal feita, também não há.
    Esses dias eu li um livro que os nomes dos personagens estavam trocados. Realmente, acho um desleixo.
    Adorei a história do livro, mas eu não leria. Não sem antes passar por uma revisão. Não tenho paciência para isso. Paga-se muito, gasta-se demais, para uma obra sair deixando a desejar.
    Ninguém merece.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  4. No dia em que você postou a resenha eu vinha comentar só que eu me esqueci...
    Enfim, achei Extraóordinário muito bom e cocordo com tudo que você disse aí, mas não sei porquê acho que não tem "aquela" emoção, não sei explicar. Porém, Sim, eu dei cinco estrelas ao livro, pq a leitura é agradável, os personagens são cativantes e dá prazer ler esse livro.
    PS: Quando li achei aquela parte das "15 páginas" intencional, só que não tem bem um motivo né?

    Até mais!
    Otávio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
  5. Bruna, esse livro está na minha lista de compras e leitura. Depois de sua resenha fiquei ainda mais a fim de ler *.*
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  6. Um erro que encontrei foi quando a Via primeiro diz que seus 4 avós estavam na sua foto de 3 anos e depois diz que seu avô Agosto morreu antes de ela nascer...

    Ou alguém pode me explicar se eu entendi errado?!

    Valeu...

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka